Dicas para aprender a dizer ?não? no trabalho



  

Já ouviu falar de “terceirização de administração pessoal”? Pois bem, é exatamente isso que o profissional faz quando diz um “sim” como resposta para algo que merecidamente deveria receber um não. Isso é um grande problema e com o passar do tempo pode até complicar a vida profissional da pessoa de diversas maneiras. Praticamente em todas as empresas vai ter aquele profissional que se sente muitas vezes deslocado, sem oportunidades ou insatisfeito porque não sabe dizer “não”.

Não há uma razão específica que leva a pessoa a dizer um “sim” quando deveria ser um “não”. Às vezes somos levados mais pelo emocional e pela ideia de que devemos ser sempre solícitos e estar sempre à disposição.

Às vezes fazemos isso para manter nossas amizades, outras vezes por medo de tomar decisões que venham a decepcionar alguém. Já o ponto mais comum é quando dizemos “sim” estamos praticamente deixando o bastão com outro profissional e acabamos nos condenando a ficar calados em relação a nossas próprias decisões. Se você se encaixa neste perfil, abaixo listamos algumas dicas para ajudar a você a dizer um “não” para certas ocasiões.

Não se envergonhe em dizer não:

Nenhum profissional precisa ser sempre o cara bonzinho para outras pessoas e aparentar sempre estar disponível. Até porque isso é impossível. Muita gente, para não dizer a grande maioria, tem problemas em dizer não. Um ponto interessante é que a capacidade de dizer essa simples palavra muitas vezes é vista com respeito por quem a ouve. Tomando esse ponto de vista a pessoa que sabe dizer “não” quando convém apresenta mais disciplina do que os adeptos do sim.

Não deixe para outra hora:




Às vezes dizer não pode até doer. Mas é necessário e pode ajudar a melhorar. Quando o profissional “enrola” para dizer não, ainda mais quando já tomou a decisão ele apenas prolonga o sofrimento. Se o não for dito no início da situação com certeza, lá na frente, muitos problemas (e dores) poderão ser evitados.

Não minta e nem dê desculpas:

Se você tem uma explicação lógica e bem fundamentada não existe nada que lhe impeça de utilizá-la para demonstrar o motivo de sua decisão. Mas é bom lembrar que conforme o caso nem explicação você deve. Tente dar um não de forma simples, sorria para que se torne mais amigável a parte chata. O mais importante é evitar discussões e debates que levaram você a dizer um não.

Cada um tem uma maneira própria e pessoal de dizer não para algo. O que deve sempre ser lembrado é que o “não” faz parte de nossas vidas. Começamos a aprender isso desde cedo com infinitos “nãos” de nossos pais. Apesar de não parecer é algo natural; nós é que temos medo.

Por Denisson Soares

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