Confira aqui algumas dicas do que é necessário para se destacar no trabalho e ser um bom profissional.

A crise econômica do país já tirou o emprego de muitas pessoas e aquelas que procuram um trabalho devem estar cientes de que o mercado está mais exigente com tudo isso. Os candidatos a uma vaga de emprego precisam ter noção das qualidades necessárias que devem ter para impressionar os empregadores. Além de tudo isso, muita dedicação e esforço também devem ser expostos. Confira abaixo algumas características primordiais para ser um bom profissional:

Esteja capacitado para a vaga que almeja:

Uma capacitação técnica em uma vaga específica ainda é um dos pontos primordiais que são exigidos nas empresas. Caso o trabalhador não se mostre pronto para exercer o seu posto, as chances são praticamente nulas de entrar na vaga. Apresentar uma formação boa, experiência e cursos que possam adicionar bons pontos no currículo, serão fatores diferenciais na competição por uma vaga.

Informação é tudo:

Hoje estamos em uma sociedade que a informação corre por diversos cantos e meios de comunicação. Se você sabe o que acontece ao seu redor, provavelmente vai estar na frente de outras pessoas. Em termos da sua função pleiteada, o empregador vai gostar de conversar com uma pessoa que saiba tudo o que está ocorrendo dentro do nicho de trabalho.

Se informe também sobre a economia do país, questões atuais, esportes, artes, negócios, entre outros assuntos que podem mostrar que você é uma pessoa que procura à informação. Você poderá interagir com seus chefes e também com outras pessoas na companhia. Obviamente, é bom que você tenha noção, primeiramente, daquilo que está relacionado com a sua área de trabalho.

A tecnologia deve estar perto de você:

Hoje praticamente ninguém vai trabalhar sem a internet ou um computador ao lado. O trabalho e a comunicação sempre vão andar lado a lado com a tecnologia. Sempre interaja bem com esses meios e novas tecnologias e terá uma boa vantagem em termos de competição.

As redes sociais e o trabalho:

Em termos de redes sociais, elas não são utilizadas somente para o entretenimento. Esses sites hoje são utilizados em larga escala para resolução de problemas, encontrar respostas e informar o público-alvo de sua empresa ou produto. Você sabendo utilizar as redes sociais de maneira correta, estará muito à frente dos concorrentes.

Os idiomas devem estar na ponta da língua:

Um segundo ou terceiro idioma é essencial em um mundo globalizado. Cada vez mais, é menor o número de pessoas que possuem um amplo domínio em línguas estrangeiras. Porém, usar de modo correto o português também é necessário. Pode ser até óbvio falar, mas quem domina a nossa língua portuguesa é um forte candidato a várias vagas.

Nunca pare de estudar:

Faça mais cursos além da sua graduação, participe de workshops, palestras, faça uma pós-graduação, entre outros tipos de estudo que só podem agregar ao seu currículo e aumentar as chances de entrar em uma vaga. Todo conhecimento que é agregado é valioso para a sua vida profissional. Você crescerá também como pessoa.

Saiba como ser cordial:

Ser elegante e ter uma cordialidade são boas qualidades também. Tanto no modo com que você se veste, como você fala com colegas e chefes e também em suas atitudes no dia a dia. Você demonstrará uma maturidade e também simpatia para com os outros.

Faça trabalhos de voluntariado:

A pessoa que conta em seu currículo com trabalho voluntário demonstra que, além de tudo em termos profissionais, se preocupa também com outros valores em sua rotina. Tanto em termos profissionais como pessoais, a pessoa demonstra qualidade e caráter. Os bons valores mostrados são sempre um ponto a mais para empresas que se preocupam com caráter, além das qualidades profissionais, que obviamente são importantes.

Confira aqui algumas dicas e cuidados que você deve tomar ao escrever um e-mail no trabalho.

A cada dia que passa é cada vez mais comum que os funcionários tenham um e-mail na empresa em que trabalham. Apesar disso, pouca gente sabe que cuidados tomar e como usar corretamente o e-mail da empresa. Se você é uma destas pessoas, confira agora algumas dicas e cuidados que você deve tomar ao utilizar o seu e-mail do trabalho:

Primeiramente, tenha plena consciência de que o e-mail do trabalho serve apenas para fins profissionais. Nada de ficar compartilhando vídeos, fotos ou piadinhas com os amigos através dele. Vale lembrar que atualmente é cada vez mais comum haver vazamento de informações, através de e-mail ou mídias digitais, que podem prejudicar a empresa.

Outra grande dica para se dar é com relação ao tamanho das mensagens. Quando for escrever um e-mail, procure redigir um texto bastante conciso, que vá direto ao ponto e que passe todas as informações necessárias. Vale lembrar que é essencial ser educado no e-mail.

Por falar em escrever o e-mail, o profissional deve ficar atento aos erros de português. Pega muito mal enviar um e-mail profissional com erros de digitação ou até mesmo ortográfico. Vale lembrar que a capacidade e credibilidade do profissional são analisadas através do e-mail, por isso, um único erro pode prejudicar a sua carreira.

Em tempos de internet, também é comum que utilizemos em nosso dia a dia abreviaturas ou até mesmo gírias com nossos amigos. Porém, no trabalho isso é totalmente proibido. Devemos lembrar também que os e-mails são atemporais, ou seja, não possuem um tempo definido. Você pode mandar um e-mail de dia, por exemplo, e a pessoa só ler a noite. Então, desejar um bom dia, boa tarde ou qualquer coisa do tipo pode ficar meio sem sentido, por isso, evite cometer este erro.

Outra dica bacana e que todos os profissionais deviam seguir é de checar o e-mail antes de enviar. Não custa nada dar uma última olhada no e-mail e verificar se está tudo correto. Se não existem erros no texto, se todas as informações necessárias foram inclusas, se os arquivos necessários foram anexados corretamente e até mesmo se o próprio endereço de envio está correto. Lembre-se que ninguém quer receber um e-mail pela metade ou então faltando algum arquivo.

Por fim, um erro bastante comum cometido por muitos profissionais é com relação à despedida. Muitas pessoas se despedem no final do e-mail com "beijos" ou "abraços". Isso deve ser evitado ao máximo, pois pode ser mal visto pelos seus superiores. Toda vez que escrever um e-mail em seu trabalho, procure colocar "Atenciosamente" ou simplesmente "Att."

Confira no vídeo abaixo mais algumas dicas de como escrever um e-mail no trabalho:

Algumas atitudes facilitam a convivência diária e a valorização do ambiente de trabalho.

Há muitas pessoas que passam mais tempo no trabalho do que em sua própria casa. Muitos podem até dizer que valorizam o ambiente de trabalho, mas pelas atitudes que são tomadas no dia a dia fica claro se realmente há esta valorização. 

Se passamos a maior parte do nosso tempo no ambiente de trabalho é de grande importância que este espaço seja agradável para todos, por isso devemos ter algumas atitudes que facilitam essa convivência diária e valorize o ambiente no qual estamos. As mudanças que você pode tomar com relação às suas atitudes contribuirão para melhorar o seu ambiente de trabalho. Aqui vão algumas dicas:

  • Priorizar as relações humanas sendo gentil, prestativo e educado;
  • Não fale das pessoas, fale para as pessoas aquilo o que tem te incomodado, fofocas desvalorizam muito o ambiente de trabalho;
  • Tenha a capacidade de diluir conflitos e não aumentá-los;
  • Deixe o ambiente limpo, organizado, com os materiais nos seus devidos lugares;
  • Contribua com ideias para melhor organização do ambiente;
  • Ofereça ajuda quando perceber que há algum colega com dificuldade;
  • Por mais que não tenha afinidade com algum colega, priorize o respeito para que as relações permaneçam harmoniosas;
  • Tenha compromissos com horários e datas de entrega de algum serviço;
  • Faça sempre o seu melhor, quem se dedica é porque valoriza.

Após todas estas situações, certamente, você já se avaliou se essas atitudes realmente estavam sendo tomadas no seu dia a dia.

Assim como em todas as relações que temos, onde muitas vezes devemos ser tolerantes e compreensivos, da mesma forma devemos ter este equilíbrio no nosso local de trabalho e com as pessoas que convivemos. Pois um lugar onde passamos a maior parte do nosso tempo, muitas vezes um tempo até maior do que com a nossa própria família, tem que ser agradável para todos

Com estas atitudes sendo tomadas diariamente conseguiremos uma maior valorização do ambiente do qual fazemos parte.

Por Regiane Daniele de Jesus




CONTINUE NAVEGANDO: