Confira aqui algumas dicas que podem ajuda-lo a ir bem em uma Seleção de Trainee.

Quer saber como se dar bem em programas de trainee? Então verifique nesta matéria algumas dicas para esses processos seletivos que são muito concorridos.

– Procure Sempre Estar Ligado Online: Caso você esteja de olho de uma vaga em uma empresa grande, acesse as redes sociais da mesma, pois hoje em dia elas utilizam muito esse meio para apresentar informações para o seu público.

– Estude a Empresa: Saiba qual a cultura, a filosofia de trabalho e como os objetivos da companhia são alcançados. Todo esse tipo de conhecimento vai lhe ajudar e o recrutador observará que você se situa bem em como a empresa foi criada e como está atualmente.

– Estude o Mercado de Trabalho: Faça uma pesquisa frente à área e o mercado que a empresa em que você busca a vaga de trainee atua. Veja como são os concorrentes, as ações da empresa, produtos e serviços que ela disponibiliza.

– Faça um Curso de Idiomas: Boa parte dos programas de trainee vão exigir que você domine a língua inglesa. Depois, aparecem o espanhol e o francês. Se qualifique.

– Procure uma Recomendação: Professores ou algum conhecido que tenha contato com a organização pode lhe dar alguma carta de recomendação. O professor pode orientar que você é um bom aluno e isso lhe ajuda no processo de seleção.

– Escreva Bem: Você está saindo do nível superior e tem a obrigação de ter uma boa escrita. Não faça feio em processos seletivos que contem com redação. Pequenos erros já são o suficiente para uma desclassificação.

– Conte Bem a sua História: O profissional sempre terá uma história por trás e toda uma experiência, mesmo ela sendo mínima. Saiba contar tudo isso muito bem e ressalte as suas qualidades. Fale também de como lida com erros e com a pressão do mercado de trabalho.

– Tenha Vontade: Demonstrar que tem vontade de ingressar numa companhia é importante. Demonstre que você sempre está disposto a procurar novos desafios e aprender mais. A inovação também é essencial.

– Não Tenha Medo: Quando se tem medo de errar, ele vira o seu grande inimigo. Quando acontece um erro, volte, respire e tente fazer da melhor maneira possível novamente. Muito pior que você errar é a pessoa não tentar e lidar com o erro.

– Saiba o Que Quer: A pessoa deve se autoconhecer. Ela tem que saber aonde quer chegar, como e quais motivos o levarão para isso. O que você vai falar se um recrutador perguntar o que será o seu próximo passo depois do trainee?


Para contratar um novo funcionário é preciso muita cautela e estudo da vaga. Com isso, a empresa será assertiva em suas contratações.

Os candidatos a uma vaga de emprego encontram grande dificuldade na entrevista de emprego, para conseguirem se destacar e serem os escolhidos, mas do lado de lá, tem a empresa que também vem encontrando cada vez mais dificuldade para encontrar profissionais aptos às vagas que se encontram em aberto.

Para evitar futuros aborrecimentos e até o arrependimento por ter contratado um candidato que não conseguiu atender às necessidades da empresa na ocupação do novo cargo, é preciso muita cautela na hora da contratação. Mas com as dicas abaixo, ficará mais fácil ter sucesso em suas novas contratações.

A primeira dica é a empresa saber exatamente o porque de estar contratando um funcionário. Não é pelo fato de que alguém foi demitido que um novo funcionário deverá ser contratado. Pode ser que a empresa siga muito bem sem um novo funcionário naquela vaga, mas isso varia de caso para caso.
Importante também a empresa avaliar se não há um funcionário dentro da empresa melhor qualificado para a vaga que está em aberto e a contratação passa a ser para um outro cargo de menos relevância.

Definida esta primeira etapa, vem a segunda dica que é ter extremo cuidado na contratação do novo funcionário. Contratar às pressas é um dos principais erros, pois são nestas ocasiões que as empresas contratam de forma equivocada. Verifique o que a vaga exige e o que os candidatos oferecem de conhecimento profissional para saber qual é o mais indicado.

Outra dica importante é saber onde irá procurar o próximo funcionário. As empresas gastam tempo e dinheiro com empresas de recrutamento ou com anúncios em jornais de classificados, quando dentro da própria empresa tem um funcionário que poderia lhe dar uma boa indicação. Ou na própria região onde a empresa está situada, há profissionais que se enquadram perfeitamente na vaga em aberto, por isso é bom que a empresa esteja atenta na hora de divulgar suas vagas em aberto.

A empresa deve investir na entrevista do empregado, não pressionando-o com perguntas difíceis, mas querendo saber se ele realmente tem o perfil ideal para a vaga em aberto, explicando para ele que isso é importante para a empresa e para o próprio candidato. Sendo claro e objetivo com o candidato à vaga, o recrutador estará mais seguro de ter sucesso em sua contratação.

E, por fim, a empresa precisa ficar atenta às referências, sejam profissionais ou pessoais, pois como é um novo funcionário que estará entrando para as dependências da empresa, cautela nunca é demais.

Por Russel


Entrevistas por videoconferência estão em alta atualmente, por esse motivo os candidatos devem se preparar e saber se portar para ter sucesso na seleção.

A entrevista por videoconferência está se tornando muito comum para várias empresas no mercado. Nos últimos três anos, por exemplo, esse método aumentou 52% e apresenta vantagens como agilidade e diminuição de custo. Desta forma, as empresas que optam por entrevista através de videoconferência conseguem entrevistar candidatos de várias partes do mundo.

Você vai encarar alguma entrevista por videoconferência? Confira as dicas para ter sucesso na seleção.

– Não deixe nada para última hora:

Na véspera da entrevista, é comum muitos candidatos ficarem ansiosos e nervosos. Portanto, programe-se para não passar nenhum tipo de aperto. Adicione o entrevistador antes, confirme o horário da entrevista e esteja conectado no horário marcado.

Além disso, não se esqueça de testar os equipamentos como a câmera, microfone e a conexão da internet. Desta forma, o candidato evita que a entrevista seja interrompida por algum problema técnico.

– Escolha um ambiente tranquilo:

O local da entrevista deve ser um ambiente tranquilo, silencioso e que não tenha ruídos. Converse com outras pessoas para não entrarem no cômodo durante a entrevista. A concentração é fundamental para manter um bom desempenho durante a entrevista.

– Vista-se de forma adequada:

Não é porque a entrevista é através de videoconferência,, que você não deve cuidar da imagem. Lembre-se de que você está vendendo seu peixe, por isso, vista-se de forma elegante e formal, como se fosse uma entrevista presencial.

– Cuide da imagem: seja profissional

Seja profissional durante a entrevista e tenha a mesma postura que em uma entrevista presencial. Além disso, tome cuidado com o seu nome de usuário online, procure ter uma conta para o pessoal e outra para o profissional.

– Tenha segurança e confiança em si:

Durante a entrevista, mostre segurança e autoconfiança ao falar. Lembre-se de que você estará sendo avaliado e filmado, por isso, procure argumentar bem durante a entrevista, cuidado com a postura e articule bem o seu vocabulário.

Boa sorte e muito sucesso na seleção!

Por Babi





CONTINUE NAVEGANDO: