Empregos para Pessoas com Mais de 50 Anos – Programas de Contratação




Confira aqui mais detalhes sobre os programas de contratação de profissionais com mais de 50 anos ofertados pelas empresas.

Mesmo diante do cenário deixado pela pandemia do Covid-19, onde houve um aumento no número de desempregados devido a crise econômica enfrentada pelo Brasil neste momento em decorrência da crise sanitária causada pela doença, várias empresas tem buscado formas de incentivar a contratação de pessoas mais experientes e que estejam acima dos 50 anos de idade. A ideia é favorecer estas pessoas que buscam por oportunidades no mercado de trabalho, mas devido a idade, acabam por não conseguir facilmente cumprir está tarefa desafiadora.


Agora, com esta nova visão, a ideia das empresas é buscar cada vez mais por profissionais experientes, acima dos 50 anos, para favorecer estas pessoas diante de um mercado de trabalho competitivo e cada vez mais difícil de ser enfrentado em idades avançadas. As vagas que estão sendo ofertadas são para diversas áreas de atuação, com a finalidade de garantir que o máximo de profissionais qualificados e que tenham conhecimento sobre suas áreas, poderão atuar no mercado diante de tantas dificuldades que enfrentam para conseguir espaço.

Com o objetivo de incentivar e buscar formas de inserir estes profissionais no mercado de trabalho, estão surgindo várias ferramentas e empresas que servem como intermediárias para indicar estes profissionais. Buscar por pessoas que estejam na faixa desejada para as funções e assim intermediar a situação entre uma empresa que necessita de um profissional para determinada área e está em busca de uma pessoa com mais experiência e idade para reforçar seus ideais de inclusão.

Uma das empresas que tem se destacado no mercado atual por justamente prestar este tipo de serviço onde realizam este processo de intermediar a contratação do profissional com a empresa que o busca é a MaturiJobs. Responsável por realizar este tipo de processo, a empresa conta com mais de 150 mil pessoas cadastradas em sua plataforma para busca de oportunidades.

Desde o surgimento do serviço até o presente momento mais de 900 empresas já cadastraram suas oportunidades através da plataforma em busca de bons profissionais e que estejam de acordo com a ideia da empresa em valorizar profissionais que estão há mais tempo no mercado e que agora encontram dificuldade de permanecer no mercado de trabalho e buscar por um bom emprego, mesmo que contem com qualificações.

O fundador da empresa, Mórris Litvak, destaca que muitas empresas ainda estão com uma visão preconceituosa devido a falta de informação a respeito da contratação de pessoas mais velhas. Portanto, é preciso desmistificar esta ideia e investir na contratação de profissionais que possam garantir um desempenho excepcional devido a alta experiência desenvolvida ao longo da vida. Para o fundador da MaturiJobs é um mito que o profissional mais jovem na realidade é mais barato para as empresas. Por outro lado, também uma questão que precisa ser abordada diante destas oportunidades garantidas as pessoas mais velhas é que estas contam com uma grande experiência de vida e também em suas funções desempenhadas ao longo da vida e que por isso poderão garantir um trabalho muito melhor e bem desenvolvido devido ao conhecimento garantido ao longo dos anos.

Outro ponto ressaltado pelo criador da MaturiJobs é de que há a necessidade de tirar esta visão errada de que os profissionais ao atingirem uma certa idade devem ser caracterizados por isso e só deverão ser vistos pelas suas idades e não mais pelas capacidades e conhecimentos que possuem com seus estudos e aprimoramentos nas funções que exercem ao longo de anos. Mas, aos poucos as empresas tem percebido esta questão e que isso precisa ser deixado para trás e solucionado. Diante deste novo cenário, as empresas passaram a desenvolver programas específicos onde também visam de forma separada incentivar profissionais mais velhos a se inscreverem para seus processos seletivos com oportunidades de alto valor.

Nayara Silva Guimarães

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *