Nike e Somos CIEE oferecem Bolsas de Estudo para Jovens Estudantes de SP 2022


Parceria entre Nike e Somos CIEE oferece bolsas de estudo para jovens. Selecionados irão atuar em SP.

De acordo com informações divulgadas nesta quinta-feira (20), a Nike anunciou a publicação de um edital voltado para bolsas de estudo. A iniciativa foi feita em parceria com o Somos CIEE e vai contemplar 21 jovens negros e negras que vivem na região metropolitana da cidade de São Paulo. Segundo o que foi divulgado até o presente momento, o projeto em questão terá duração de quatro anos, se estendendo até 2025.


É possível destacar que a iniciativa em questão tem como objetivo central promover o acesso destes jovens ao ensino superior. Assim, isso reforça todo o compromisso que a Nike tem demonstrado com as suas iniciativas voltadas para a promoção da equidade social, assim como da inclusão e da diversidade.


Segundo as falas de Bruno Teixeira, que atua como Gerente de Propósito da FISA, marca responsável por fazer a distribuição oficial da Nike no Brasil, a empresa atua ao lado de várias organizações sociais, assim como de especialistas, funcionários e atletas com o objetivo de criar um futuro que seja ativo. Além disso, é o desejo da empresa criar condições mais igualitárias para todas as pessoas.


Desse modo, de acordo com Teixeira, o caminho que a Nike enxerga para fazer isso é dar prioridade para as marcas que estão conectadas com a comunidade ao redor das áreas nas quais suas lojas se localizam. Diante dos fatos destacados, a parceria firmada com o Somos CIEE é importante para, nas palavras de Bruno Teixeira, ajudar a potencializar outras iniciativas nestes territórios, o que pode fazer com que as oportunidades de desenvolvimento da juventude aumentem ainda mais.


Após a divulgação da iniciativa, a Nike também chegou a lançar quais são as condições para que os candidatos possam concorrer às bolsas de estudo referentes ao seu programa. Assim, o primeiro requisito seria a raça, visto que somente jovens que se autodeclarem pretos ou pardos têm o direito de participar do edital em questão.

Outro ponto que a empresa está priorizando nessa seleção é de jovens que cursaram o ensino médio de forma integral em uma escola da rede pública. Além disso, os candidatos precisam ter prestado o ENEM, visto que a nota obtida no exame será considerada para o edital de bolsas da Nike.

Como o objetivo é primeiramente promover a transformação local, todos os concorrentes precisam viver na região metropolitana de São Paulo. Vale frisar que a Nike também divulgou que todas as bolsas referentes à parceria são totalmente integrais e serão oferecidas em cursos selecionados das Universidades Anhembi Morumbi. Entre as áreas que serão contempladas estão Educação Física, Administração e Sistemas de Informação.

De acordo com as informações que se tem até o presente momento, a bolsa de estudos não será a única coisa recebida pelos jovens selecionados pelo edital da Nike. Nesse sentido, vale mencionar que eles também terão direito a receber um auxílio financeiro durante todo o período que estiverem cursando a universidade. Este auxílio servirá para cobrir custos com transporte e também com alimentação. Além disso, a empresa pretende garantir apoio psicossocial aos candidatos, bem como profissional. Essa parte será conduzida pelo seu parceiro na iniciativa, o Somos CIEE.

Segundo Rodrigo Miglio Nader, o gerente de Assistência Social do CIEE, o fato de que a empresa procurou fazer um recorte racial nessa iniciativa serve para reforçar que as ações afirmativas têm importância no que se refere à reparação de injustiças históricas, bem como no combate à desigualdade do Brasil, que já vem de outras épocas. Assim, como existem várias barreiras que afastam a juventude negra e parda do ensino superior, é preciso procurar formas de garantir a sua inserção nestes espaços para tentar reverter este quadro nocivo.


Amanda Guimarães Faria


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.