Como Fazer o Alistamento Militar pela Internet


Saiba aqui como fazer para realizar o seu alistamento militar online.

De acordo com informações divulgadas na última terça-feira (15), os homens que completam 18 anos ainda em 2022 já podem fazer o alistamento militar. As inscrições acontecem através do site do Exército e também podem ser realizadas por meio do aplicativo até o dia 30 de junho.


É possível afirmar que existem duas formas distintas de ingressar nas Forças Armadas Brasileiras. A primeira delas é através de concursos públicos, que são abertos anualmente para a Marinha, o Exército e a Aeronáutica. A segunda forma, por sua vez, é o alistamento militar, que é obrigatório para todos os homens com mais de 18 anos de idade, segundo o que consta na Constituição Federal de 1988.


Porém, vale ressaltar que não é preciso mais se apresentar de forma presencial à junta do Serviço Militar. Devido às restrições impostas pela pandemia, atualmente as Forças Armadas abriram espaço para a modalidade online de alistamento.


Diante dos fatos destacados, todos os homens brasileiros que completam 18 anos ao longo de 2022 têm até o último dia de junho para realizar o alistamento através do site. Além disso, a inscrição pode ser feita pelo celular com um aplicativo desenvolvido especialmente para esta finalidade, que está disponível tanto para aparelhos Android quanto iOS.


Independente da maneira de alistamento escolhida, é importante ressaltar que será preciso apresentar alguns documentos na hora da inscrição. Nesse sentido, é possível afirmar que eles são: o comprovante de residência, a carteira de identidade e o CPF. Além disso, o cadastro também pede algumas outras informações do candidato, como um número de telefone e um endereço de e-mail.

Uma vez que o formulário do site esteja devidamente preenchido, é preciso que o candidato imprima o seu Certificado de Alistamento Militar. Este documento será usado para comprovar que ele está inscrito nas Forças Armadas e, portanto, cumpriu com a sua obrigação constitucional. Para fazer o acesso a este documento basta inserir o CPF e a senha criada no ato do alistamento.

O alistamento teve início ainda no dia 15 de fevereiro e foi divulgado primeiramente através das redes sociais do Ministério da Defesa, que publicou um vídeo ressaltando a sua importância.

Em linhas gerais, o serviço militar serve para o desempenho de atividades específicas, seja na Aeronáutica, na Marinha ou no Exército. Entretanto, vale pontuar que nem todas as pessoas que se alistam são convocadas para fazer parte. Nesse sentido, alguns são dispensados e outros, considerados mais aptos, são encaminhados para o quartel, onde servirão às Forças Armadas.

Vale informar que durante o processo de seleção, os candidatos podem informar a sua predileção por um ramo de atuação. Porém, não necessariamente serão alocados na área da sua escolha, visto que isso depende do seu perfil e também da disponibilidade de vagas. Também é possível pleitar vagas específicas e em funções administrativas das Forças Armadas como forma de substituir as atividades de caráter militar.

Este tipo de pedido pode ser feito por qualquer cidadão que tenha sido selecionado para servir após o alistamento online. Ele somente precisa alegar imperativo de consciência por motivos religiosos ou mesmo por questões de cunho político e filosófico.

Apesar de o Serviço Militar estar aceitando o alistamento online devido à pandemia, é importante ressaltar que alguns grupos somente podem fazê-lo de forma presencial e em uma junta do Serviço Militar. Nesse caso, enquadram-se as pessoas que pretendem pedir dispensa. Além disso, jovens que são responsáveis pelo sustento dos seus respectivos lares devem seguir o mesmo procedimento, assim como pessoas com deficiências físicas. Em todos os casos citados, entretanto, será preciso comprovar a existência da condição alegada para conseguir efetivamente ser dispensado do Serviço Militar obrigatório. Veja maiores informações no site das inscrições.


Amanda Guimarães Faria


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.