Para quem não sabe, o Linkedin é a maior rede de relacionamentos online para profissionais. Se você é um profissional que possui uma carreira regada de experiências, então deve fazer um perfil agora mesmo. Caso você já seja usuário do site, acompanhe algumas dicas para você explorar algumas ferramentas e melhorar seu perfil:

1. Coloque uma foto que seja adequada para seu perfil. Uma de rosto cai muito bem, só não vale colocar uma foto 3×4 escaneada. Todos já sabem que não se deve colocar fotos em currículos, mas por se tratar de uma rede social, é mais provável que seu perfil seja bem visto se ele tiver uma boa foto. Cuidado para não exagerar na foto, afinal, é seu perfil profissional e não um perfil de Facebook.

2. Faça seu perfil com o idioma que você usará para fazer contatos. Por exemplo, se você quiser fazer contatos nos EUA, então seu perfil deve ser em inglês, se for no Brasil, em português, e assim por diante. Você também pode fazer um perfil principal na sua língua nativa e depois fazer um segundo perfil com outro idioma. Neste caso, arrisque o inglês, que é um idioma universal.

3. Personalize a URL do seu site. Este é um recurso que poucos conhecem, e se conhecem não utilizam. Ele faz toda a diferença, pois dá para você copiar e depois colar o link no seu próprio currículo. Clique neste link para ver um exemplo: br.linkedin.com/in/ttarga.

4. Crie um título profissional só seu, o qual retrate toda a trajetória de sua carreira. Algumas pessoas colocam seu último cargo exercido como título profissional, mas aí vai da criatividade de cada um.

5. Certifique-se de não deixar nenhum campo sem ser preenchido, pois quanto mais completo seu perfil estiver, mais ele será um dos primeiros a aparecer nas buscas. Neste caso, coloque muitas palavras chaves, cite todas as suas formações acadêmicas coerentemente, todas as suas especializações, resumos profissionais, idiomas, etc.

6. Importe contatos de outras redes, como os do Outlook, por exemplo, assim como também de outros e-mails. O sistema avisará quem já é usuário do Linkedin e você terá opção de convidar quem ainda não é usuário. Adicione seus amigos, colegas de faculdade, ex-colegas de negócios, conhecidos, parentes, entre outros.

7. Quem tem Linkedin não precisa ficar guardando cartões de visita. Neste caso, peça recomendações e faça contatos com outros profissionais pelo Linkedin. O sistema te oferece opções de mensagens prontas para você enviar às pessoas.

8. Mesmo a mensagem sendo pronta, edite-a antes de enviá-la. Assim você se mostrará organizado e atencioso com as pessoas. Personalize a mensagem e coloque sempre o nome da pessoa.

Por Daniela Almeida da Silva


Você já ouviu falar do Linkedin? Segundo a Wikipedia, o LinkedIn é uma rede social voltada mais para os negócios e que foi fundada no ano de 2002. O Site é comparável a uma redes de relacionamentos, porém com o foco principalmente na área profissional. Abrange mais de 150 indústrias e mais de 400 regiões econômicas.

Uma dica ao usar o Linkedin é a de manter o perfil sempre atualizado (com clareza e objetividade). Detalhe suas habilidades profissionais e suas competências, use de palavras chave para facilitar a busca, relacione os textos postados sempre com as vagas pretendidas, se for participar dos fóruns use linguagem profissional e seja bastante ético e respeitoso e coloque uma foto relacionada ao trabalho, não de balada, festas, churrascos ou praia.

Por José Alberi Fortes Junior




CONTINUE NAVEGANDO: