Falta de Qualificação faz Estrangeiros ocuparem Vagas de Trabalho no Brasil

  

O Governo Federal faz questão de afirmar que o mercado de trabalho está aquecido e a cada ano diminui o contingente de desempregados no País. Em Pernambuco a situação é semelhante. O Governo Estadual divulga com grande alarde a implantação de inúmeros empreendimentos, principalmente no Complexo Portuário e Industrial de Suape. Mas, na verdade, as principais vagas estão sendo ocupadas por estrangeiros.

As vagas para os empreendimentos que aportam em Suape (Estaleiro, siderúrgica, refinaria etc) e em outras partes do Brasil estão sobrando porque falta qualificação aos trabalhadores. Quem aproveita esse momento crescente na economia não são os profissionais brasileiros, mas os de outras nacionalidades. Para se ter uma idéia, somente nos últimos doze meses aumentou em 17%  o número de concessão de vistos autorizando trabalhadores estrangeiros a desempenharem as suas atividades laborais em empresas brasileiras.




De acordo com a Coordenação Geral de Imigração do Ministério do Trabalho e Emprego (CGI-MTE), o número de profissionais estrangeiros ocupando áreas estratégicas, técnica e de comando, nas brasileiras chega a 180 mil. A maioria chegou ao Brasil nos últimos cinco anos. Somente no primeiro trimestre de 2010, foram concedidos 11.530 vistos de trabalho para estrangeiros – a maioria para indústrias e os segmentos de energia, gás e petróleo.

Por: Alexandre de Souza Acioli

Nossos Cursos - Loja Online



Cursos de aprimoramento profissional Trabalhou.com.br. Visite nossa loja.



Post Comment