Ruídos de comunicação em empresas – Como evitar?

  

Um dos grandes problemas diagnosticados no meio corporativo é a existência de ruído de comunicação, não somente entre chefes e seus funcionários (comunicação vertical) como também entre colegas (comunicação horizontal).

Os ruídos são obstáculos à comunicação e podem ser causados por inúmeras causas como excesso de informação; escolha de momento adverso para esse processo acontecer; uso de diferente linguagem (código) entre o emissor e o receptor da mensagem; omissão de informações; falta de interesse dos participantes ou até mesmo medo dos funcionários de se comunicar com os seus superiores (comunicação vertical ascendente).

Visto esses ruídos comuns a qualquer empresa, todos devem colaborar para melhorar este processo. Tanto gestores quanto funcionários devem buscar aperfeiçoar a comunicação mediante adaptação da linguagem de forma que todos os envolvidos entendam e possam dar o feedback sobre o assunto em questão, as informações cedidas pelo emissor precisam ser bem entendidas pelo receptor para evitar o surgimento dos ruídos.




Uma empresa que diminui o risco de aparecimento de ruídos torna-se muito mais forte, porque mantém uma cultura organizacional coesa e os colaboradores organizacionais ficam muito mais satisfeitos e motivados.

Por Melina Menezes

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