Ipea – Área de TI, Vagas de Emprego

  

Segundo um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), dos 300 mil empregos criados no período entre o ano de 2009 e 2012, 16% destes foram na área da tecnologia da informação. Nesse ambiente de tecnologia, os salários de contratação foram mais altos que os de demissão.

Isso se traduz na escassez de mão de obra profissional adequada para ocupar as vagas de TI. Outras categorias que também apresentaram esse mesmo comportamento relativo aos salários foram enfermagem e relações públicas.

As atividades de nível superior responsáveis por criar mais vagas durante o período foram enfermagem, relações públicas, publicidade, negócios e mercado, além de tecnologia da informação.

A pesquisa mostrou que os profissionais mais bem pagos foram os peritos criminais devido ao aumento de 523,7%. Este aumento pode estar relacionado com a expressiva valorização da carreira, além do déficit de profissionais dessa área no mercado.




Essa situação de aumento dos  rendimentos dessas categorias deverá permanecer por um tempo, visto a dificuldade de contratação de pessoas qualificadas nessas áreas. Numa situação completamente diferente a dos peritos, estão os delegados da policia. Eles tiveram uma redução salarial de aproximadamente 65% entre 2009 e 2012.

Quanto ao nível médio, os postos relacionados à área da saúde foram os que ofereceram mais oportunidades, 100 mil empregos ao todo. Seguindo à área citada, estão as vagas em eletrônica e fotônica (50 mil vagas) e as de operações comerciais (40 mil).

Por Melina Menezes

Nossos Cursos - Loja Online



Cursos de aprimoramento profissional Trabalhou.com.br. Visite nossa loja.



Post Comment