Segundo um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), dos 300 mil empregos criados no período entre o ano de 2009 e 2012, 16% destes foram na área da tecnologia da informação. Nesse ambiente de tecnologia, os salários de contratação foram mais altos que os de demissão.

Isso se traduz na escassez de mão de obra profissional adequada para ocupar as vagas de TI. Outras categorias que também apresentaram esse mesmo comportamento relativo aos salários foram enfermagem e relações públicas.

As atividades de nível superior responsáveis por criar mais vagas durante o período foram enfermagem, relações públicas, publicidade, negócios e mercado, além de tecnologia da informação.

A pesquisa mostrou que os profissionais mais bem pagos foram os peritos criminais devido ao aumento de 523,7%. Este aumento pode estar relacionado com a expressiva valorização da carreira, além do déficit de profissionais dessa área no mercado.

Essa situação de aumento dos  rendimentos dessas categorias deverá permanecer por um tempo, visto a dificuldade de contratação de pessoas qualificadas nessas áreas. Numa situação completamente diferente a dos peritos, estão os delegados da policia. Eles tiveram uma redução salarial de aproximadamente 65% entre 2009 e 2012.

Quanto ao nível médio, os postos relacionados à área da saúde foram os que ofereceram mais oportunidades, 100 mil empregos ao todo. Seguindo à área citada, estão as vagas em eletrônica e fotônica (50 mil vagas) e as de operações comerciais (40 mil).

Por Melina Menezes


A empresa Capgemini, atuante no ramo de serviços de consultoria, terceirização e tecnologia, acaba de abrir 200 vagas de emprego para profissionais de Tecnologia da Informação. As chances são exclusivas para a cidade de Brasília.

As vagas contemplam os cargos de: Programador, Consultor SAP, Consultor Banking, Consultor ERP, Analista, Gerente de Projetos e Operador de Infraestrutura. Os interessados nas vagas deverão se inscrever pela internet, no site www.br.capgemini.com/careers/vagas, especificamente na página “Sua Carreira”, onde mais informações sobre a seleção serão disponibilizadas.

O processo de seleção será composto por análise curricular,  pré-entrevista por telefone, entrevista presencial, dinâmica de grupo, avaliações escritas, teste de redação, avaliações práticas, exame de inglês, dentre outras etapas.  

Nota sobre a contratante: A empresa Capgemini está dentre as maiores do mundo em seu segmento. Atualmente está presente em cerca de 40 países e recentemente a companhia adquiriu a CPM Braxis. Em nosso país, a Capgemini emprega aproximadamente 7 mil colaboradores e atende mais de 200 clientes através de 4 linhas de serviços.

Vale destacar que as vagas podem mudar no decorrer do dia, sem qualquer tipo de aviso prévio.

Por Larissa Mendes de Oliveira Soares


A empresa catarinense que faz o desenvolvimento de softwares Softplan/Poligraph está contratando mais pessoas para o seu quadro de funcionários na unidade localizada no estado de São Paulo.

No total, são 184 vagas disponíveis, sendo que todas são para profissionais das áreas do Direito e Tecnologia da Informação.

Os novos funcionários terão a responsabilidade de atuar no atendimento ao Sistema de Automação da Justiça, que está sendo implantado pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo em 21 municípios.

Basicamente, a função, chamada de analista de suporte ao usuário, exige que os funcionários da Softplan/Poligraph façam o treinamento dos usuários, implantem e deem suporte ao sistema e façam migração e configuração dos dados.

Por isso, a empresa requer experiência com suporte a usuários de sistemas ERP e é desejável ter noções sobre sistemas utilizados na área judicial.

Além disso, é necessário ter iniciativa, perfil analítico, proatividade, domínio da língua portuguesa, boa comunicação escrita e verbal, entre outras características.

Os contratados terão salário em valor compatível com os praticados no mercado e outros benefícios, como: vale alimentação, vale transporte, convênio médico e odontológico e apoio ao ensino e às certificações de tecnologia.

Os interessados em alguma das vagas deverá enviar o currículo diretamente para o site www.softplan.com.br/talentos/oportunidades.

Fonte: Softplan

Por Matheus Camargo

 


Se você busca uma oportunidade de trabalho na área de Tecnologia da Informação, saiba que a Asyst International está recrutando profissionais para atuação em cidades do estado de São Paulo.

Foram anunciadas 65 chances para os seguintes locais: Campinas, São José dos Campos e São Paulo. Os cargos disponíveis são para Administrador de Redes, Analistas de Suporte Trainee / Junior e Pleno e Coordenador de Service Desk.

Se você tem interesse em participar do processo seletivo, atualize suas informações curriculares e cadastre-se aqui.

Confira os principais requisitos exigidos pela Asyst International: inglês e/ou espanhol com nível fluente, ser usuário Windows XP e 7, Linux e Lotus Notes, conhecimento no Pacote Microsoft Office 2003, 2007 e 2010 e experiência anterior no cargo pretendido.

Os aprovados receberão vale-transporte, auxílio creche, vale-refeição, assistência médica e odontológica. O valor dos salários não foram informados. A Asyst International é uma empresa global de tecnologia da informação especializada em service desk. Saiba de outras informações, clicando aqui. Boa Sorte!

Fonte: Asyst International

Por Melisse V.


Atuante no ramo de consultoria em tecnologia e informação, a Essence, está com processo de recrutamento aberto para o preenchimento de 84 oportunidades de emprego. As vagas são para profissionais de Microsoft e SAP. Dentre os cargos oferecidos estão os de especialista de módulo SAP, CO, FI, SD, PP, MM, PS; desenvolvedores de linguagens ABAP e gerentes de projetos. Para participar desta seleção é necessário ter nível superior na área que selecionar, além de experiência funcional no sistema e certificação de módulo SAP.

Dentre as características de perfil estão a facilidade de relacionamento, boa comunicação, sendo estes diferenciais. A base salarial para os cargos não foram informados, mas serão compatíveis com os praticados pelo mercado de trabalho.

As etapas deste processo de seleção contam com entrevistas psicológicas e também provas técnicas para cada função. Caso tenha interesse, envie o seu currículo para o e-mail [email protected]. Para outras informações ligue para os números (11) 2182 6554 ou 5181 6622.

Por Oscar Ariel


Quem está em busca de uma chance no mercado de trabalhado para atuar com consultoria ou desenvolvimento de soluções SAP, pode participar da seleção da empresa Isbiz Accera, que está oferecendo ao todo 60 vagas para Curitiba (PR), São Paulo (SP) e Caxias do Sul (RS). A Isbiz Accera trabalha com implementação de serviços, consultoria e help desk funcional.

Estão sendo recrutados desenvolvedores NetWeaver, além de consultores de ERP e BW, para uma das unidades da empresa. As vagas são para profissionais experientes de todos os níveis: júnior, pleno e sênior. Para concorrer a um dos cargos, a empresa exige experiência na área de processos de negócios industriais e de serviços, e é preciso também possuir conhecimentos em SAP.

Interessados, que atendam aos pré-requisitos solicitados, podem encaminhar o currículo para o endereço eletrônico [email protected].

Por Andrea Gomes

Fonte: Isbiz


A empresa de serviços de TI Resource pretende abrir em 2011 mais de 1500 vagas para profissionais em tecnologia da informação. Pelo menos 60% das vagas são para os cargos de analistas programadores DOT.Net e 25% destinadas a analistas JAVA/J2EE.

Os 15% das vagas restantes destinam-se a cargos de analista de suporte, de requisitos, consultor especialista, gerente de projetos, analista funcional, analista de telecomunicações e outros.

O aumento das contratações se deve ao crescimento da empresa e ao avanço do setor. Segundo a administração as vagas irão surgir ao longo do ano na medida em que forem feitos projetos em TI.

Para atuação em uma das vagas que serão abertas, os profissionais precisam ter domínio dos sistemas mais utilizados na área de TI, como o ambiente WEB, Mainframe e Cliente Server. Existe uma grande demanda para profissionais na área de telecomunicações com experiência em rede de dados, conexões e correio de voz, com domínio de programas específicos.

Os profissionais também precisam ter domínio da língua inglesa, ou outro idioma, formação na área e conhecer as principais técnicas no desenvolvimento de sistemas. Os interessados em enviar currículos ou obter mais informações sobre a empresa podem acessar o site: www.resource.com.br.

Por Selma Isis


Gostaria de fazer um curso para entrar no mercado de trabalho ou para aprimorar seus conhecimentos, mas está sem dinheiro para investir? Se a sua área é a de Informática, saiba que a Internet é um campo vasto de conhecimentos e cursos gratuitos, seja no Brasil ou no mundo.

Encontramos alguns sites que oferecem gratuitamente conhecimentos através de tutoriais, minicursos e até pós-graduações na área de TI, Programação, Linux e outros. Se procura também cursos de idiomas grátis, acesse os sites BBC Languages, MANGO e UOL.

Cursos na área de Tecnologia:

Em língua portuguesa:

Projeto Linux Brasil
UNICAMP – Minicursos
UNICAMP – Treinamentos Interativos

Em Inglês:

Data Center University
Energy University
News University
Open University

Por Monique Mota


A Smart Solutions, especializada no ramo de Tecnologia da Informação (TI) está com inscrições abertas para a contratação de 30 profissionais para a sede da empresa no Rio de Janeiro. Os outros 100 profissionais atuarão no segmento de desenvolvimento de projetos e implantação de sistemas e softwares para os clientes da empresa.

Para participar, é necessário que os candidatos tenham formação de nível superior em Tecnologia da Informação, domínio em inglês e conhecimentos em linguagens de programação.

Além da remuneração fixa, os candidatos aprovados irão garantir os benefícios de vale-refeição, vale-transporte, seguro saúde e odontológico, entre outros.

Cadastre agora mesmo o seu currículo no site da empresa ou envie-o para o seguinte e-mail. O processo seletivo é formado pelas etapas de análise de currículo, provas técnicas e entrevistas.


A Faculdade Integrada Barros Melo (Aeso) está com inscrições abertas para o curso de férias “Programação com Inteligência Artificial e Programação para Celulares”, voltado a estudantes e profissionais da área de tecnologia da informação.

As aulas acontecem de 18 a 24 de janeiro, com horário diferenciado: aulas de Programação com Inteligência Artificial (das 10 às 12h) e aulas de Programação para Celulares (das 14h às 17h)

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site da instituição: www.barrosmelo.edu.br. As aulas acontecem no laboratório da instituição, com material disponível para uso e visualização, também gratuitos.

Ao final do curso todos ganham certificado de participação.

Por Lidianne Andrade


A Cast, empresa especializada no setor de tecnologia da informação, está com inscrições abertas para a contratação de 200 colaboradores interessados em atuar nas unidades da empresa de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Brasília (DF).

Entre os cargos de oferta estão os de consultor de pré-vendas, testador, programador, arquiteto de software, analista de sistemas e gerente de projetos.

Podem se inscrever candidatos com ensino técnico ou superior de escolaridade, dependendo da exigência de cada cargo. Os valores dos salários e dos benefícios não foram divulgados. Envie agora mesmo o seu currículo para o e-mail [email protected] e inicie as suas atividades no começo de 2011.

O processo seletivo é formado pelas etapas de provas técnicas, dinâmicas de grupo e entrevistas.

Por Juliana Vlastuin


Com novos negócios previstos, o Grupo TCI, empresa que atua na terceirização de processos, está contratando 250 profissionais da área de Tecnologia da Informação para atuar em uma de suas unidades em três estados. Há vagas para a cidade de Curitiba, no Paraná, Recife, em Pernambuco e Belo Horizonte, em Minas Gerais.

Como a empresa atua em várias frentes, não há cargos específicos, porém a empresa anunciou para quais áreas busca novos profissionais. As oportunidades são para as áreas de operação e gestão de documentos, logística, administrativo e tecnologia da informação.

Caso você trabalhe em algum destes campos, pode enviar um currículo para [email protected] ou [email protected].  É importante inserir no campo assunto o local pretendido para trabalhar.

Por Camila Porto de Camargo

Fonte: JC Concursos


A empresa Desix está com 80 vagas de emprego abertas para o setor de Tecnologia da Informação (TI). As oportunidades são para uma empresa de grande porte localizada na cidade de São Paulo.

Os cargos oferecidos são de Analista de Sistemas (Júnior, Pleno e Sênior) e Líder de Projetos, que exigem formação superior completa em curso de Análise de Sistemas ou Tecnologia da Informação. A empresa ainda pede que os candidatos tenham pelo menos 2 anos de experiência no setor. Para alguns dos cargos a experiência exigida é de 10 anos.

Os salários estão abertos a negociação.

Interessados devem enviar seus currículos para o e-mail: [email protected], especificando, no campo 'assunto', o cargo desejado e a pretensão salarial. Mais informações podem ser obtidas aqui.

Por Thiago Martins


A Arcon, empresa especializada no setor de segurança e monitoramento, está com inscrições abertas para a contratação de 10 novos colaboradores com interesse em atuar no departamento de tecnologia da informação (TI) do centro de operações da empresa localizado nas regiões de São Paulo e Rio de Janeiro. Os cargos ofertados são para analista de monitoramento pleno e analista de aprovisionamento.

Os valores dos salários e dos benefícios não foram divulgados previamente. Se você tem ensino superior completo e experiência em soluções de segurança, participe da seleção através do preenchimento do formulário disponível no site www.arcon.com.br e coloque em prática seus conhecimentos!

Por: Juliana Vlastuin


Profissionais de tecnologia da informação têm todos os dias dezenas de vagas criadas e publicadas nos classificados dos diversos meios de comunicação.

Um site centrado em empregabilidade nesse nicho de mercado é o www.empregonaweb.com.br. O site chega a colocar links diretos para as empresas empregadoras da área.

No momento, o veículo intermedeia a seleção de profissionais especializados em desenvolvimento Java, programação, análise de atendimento, análise de sistemas, arquitetura de sistemas, dentre outras. Há oportunidades em empresas nacionais e multinacionais em todo o Brasil e no exterior. São necessários trabalhadores desde para cargos estagiários a profissionais freelancers, temporários até gerenciais.

Karina Gonçalves


A BRQ IT Services é uma empresa que fornece serviços de tecnologia da informação e está oferecendo vagas em cidades como Curitiba, São Paulo, Fortaleza, Rio de Janeiro e Nova Iorque.

As oportunidades são para os cargos de programador, arquiteto, administrador de dados, DBA’s, analista de teste, consultor e analista de sistemas júnior, pleno e sênior. A empresa também selecionará estagiários.

Para se candidatar é preciso ter nível superior completo na área de TI, fluência em outro idioma e disponibilidade de horário.

Os interessados devem se cadastrar através do site www.brq.com/recursoshumanos ou ligar para um dos telefones abaixo:

São Paulo: 11-2126-7000

Rio de Janeiro: 21-3211-9800

Fortaleza: 85-3273-7686

Curitiba: 41-3778-8000

Por Levi Rocha


A Elumini é uma empresa que vem crescendo ano a ano, e é uma referência na área de TI e Business Consulting ela reúne alguns dos melhores profissionais do mercado e coloca as ferramentas de tecnologia a serviço das soluções do cliente.

Na busca de novos talentos para acrescentar na empresa a Elumini abre as inscrições para o seu Programa de Trainee 2010 para os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, os candidatos devem ter concluído ou estar cursando as áreas de Ciências da Computação ou Tecnologia da Informação.

As inscrições vão até o dia 30 de setembro e podem ser feitas enviando currículo através do email [email protected], colocando como assunto a palavra Trainee.


Para você que é da área de Tecnologia, saiba que a Conquest One – empresa de outsourcing de serviços e produtos de informática, está com vagas abertas para profissionais que queiram trabalhar com BI (Business Inteligence).

Requisitos: criatividade, senso analítico e conhecimentos em ciência da computação.

Para se insrever, basta enviar seu currículo para o e-mail [email protected] (código BI/SP).

A Conquest One também possui Twitter (@conquestone). Acompanhe vagas desta empresa também por lá.

Veja um vídeo sobre o valor de estratégias de Business Inteligence para as empresas (em inglês):





CONTINUE NAVEGANDO: