Pequenas empresas foram destaque nas contratações nos últimos anos



O desempenho da economia em 2014 foi aquém do esperado, sobretudo na oferta de empregos. A coisa seria ainda pior se não fossem as pequenas empresas, que impulsionaram as contratações, sendo muito importante para a redução de 4,5% do desemprego no país em 2014.

As micros e pequenas empresas (MPE’s) contribuíram expressivamente para o aumento na geração de empregos e da renda no Brasil, garantindo que o trabalhador tenha melhores condições de trabalho e na qualidade de vida.

Mesmo com a criação da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República (SMPE/PR), as condições ainda são adversas e há poucas condições de incentivo para crescer. Uma delas, a inclusão na categoria Simples Nacional, obteve números bem expressivos em janeiro deste ano. Mais de 500 mil empresas solicitaram a inclusão. Os dados são da Secretaria da Micro e Pequena Empresa e mostram um crescimento de 125% em relação a 2013.



Segundo dados da Secretaria, as MPE’s foram quem mais empregaram nos últimos dez anos. Elas são responsáveis por 84% dos empregos gerados. Já as médias e grandes empresas geram apenas 16% dos empregos do país. Além disso, as pequenas empresas geram, no mínimo, 25% de todos os postos de trabalho do Brasil, beneficiando mais de 32 milhões de famílias brasileiras de forma direta.

A pesquisa também mostrou que houve o aumento do rendimento médio real dos trabalhadores, que passou de R$ 1.581,31 no primeiro ano do governo do PT para R$ 2.104,16 em 2014. O que representa um aumento de 33,1% entre os anos de 2003 e 2014.  Os empregados domésticos foram ainda melhor remunerados, em um percentual médio de 69,9%, a maior entre as atividades estudadas.

Com a criação da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, o governo procurar oferecer benefícios diferenciados, que se baseia na simplificação e desburocratização das leis e na diminuição da tributação e dos custos para a formalização de qualquer negócio de pequeno porte. 

Por Ana Rosa Martins Rocha


Nossos Cursos - Loja Online



Cursos de aprimoramento profissional Trabalhou.com.br. Visite nossa loja.



Post Comment