Trainee – O Que as Empresas Esperam do Profissional



  

Confira aqui mais informações sobre os Programas de Trainee e o que as empresas esperam destes profissionais.

O mercado de trabalho encontra-se muito competitivo e as empresas estão procurando contratar candidatos com diferenciais para atuar nas oportunidades abertas, candidatos que demonstram dedicação, empenho, responsabilidade, pró-atividade e atitude. Os candidatos que são recém-formados ou estão perto de concluir a graduação tem uma vantagem, pois empresas grandes abrem oportunidades de trainee frequentemente. Elas procuram contratar jovens profissionais que ainda não têm experiência profissional, mas acabaram de sair do ambiente acadêmico.

Devido ao trainee ser o profissional que passa por treinamentos para depois de um longo prazo ocupar cargos de gerentes, as seleções das empresas são muito rígidas. Elas são compostas por diversas fases e podem demorar até 4 meses para serem concluídas.

As empresas esperam que após contratados, os trainees busquem além do que é recomendado, todos os funcionários que fazem apenas as atividades envolvidas no seu cargo acabam não se destacando perante os demais e isso não é diferente com os trainees. O profissional contratado para atuar como trainee deve procurar interagir com o seu gestor e perguntar sobre novas funções.

É essencial ficar sempre ciente sobre os prazos das atividades que está realizando, isso demonstra eficiência e organização. O trainee deve atuar de acordo com as prioridades, realizar primeiro as atividades que o prazo está próximo e caso não consiga terminar na data combinada, é importante saber negociar uma nova data com o gestor.



O trainee também deve ser comunicativo, porque dentro da empresa que está trabalhando ele terá contato com a maioria dos setores, procurando entender conceitos, interagir com a cultura de diferentes profissionais, aprender linguagem profissional e melhorar o conhecimento sobre mercados, tecnologia, consumidores e clientes.

O gestor frequentemente passa trabalhos desafiadores para analisar como o profissional atuará perante essas situações e o desempenho profissional é avaliado e classificado de acordo com:

  1. A maturidade do candidato;
  2. Qualidade das atividades realizadas;
  3. Capacidade de interagir com as pessoas dentro do ambiente empresarial;
  4. Modo como expõe suas ideias;
  5. Facilidade para adaptar em diferentes situações;
  6. Modo como encontra soluções para os problemas;
  7. Habilidade para ser líder;
  8. Como trabalha sob pressão.

O jovem que consegue uma oportunidade como trainee, terá a oportunidade de crescer na vida profissional e deixar o currículo mais chamativo.

Aline Aparecida Feitosa Dias



Post Comment