Programa de Aprendiz Metrô SP 2020





Seleção oferece 220 vagas. Inscrições podem ser feitas até novembro de 2019.

A manchete é a seguinte: departamento de Metrô/SP abriu inscrições para provimento de 220 vagas em programa de aprendiz.

Deste modo, os gestores da Companhia de Metrô do Estado de São Paulo, atuando em grande parceria junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, ou SENAI, iniciou o período que constitui o processo de seleção que visa o preenchimento de 220 postos de aprendiz, consistindo esse programa em curso de aprendizagem industrial, na cidade São Paulo. O período de inscrições inicia no dia 30 deste mês de outubro.




Qual o esquema de distribuição de vagas?

Os postos serão distribuídos conforme o seguinte critério: serão 70 postos para a formação de profissionais na função de assistente administrativo; serão 96 postos para formação de profissionais na função de eletricista em manutenção eletroeletrônica; serão 29 postos para a formação de profissionais na função de mecânico em manutenção e mais 25 postos para a formação de profissionais na função de mecânico de usinagem.

Nesse mesmo programa será reservada uma parcela de vagas para a categoria de pessoas com deficiência. Neste caso, serão destinados quatro postos de aprendiz exclusivos para o curso de formação de profissionais para o setor de assistentes administrativos; serão seis postos destinados à formação de profissionais no setor de eletricistas em manutenção eletroeletrônica, e mais dois postos de aprendiz para a formação de profissionais no setor de mecânico em usinagem, sendo os dois últimos postos destinados à formação de profissionais mecânicos em manutenção.


Todas as pessoas interessadas em participar, conquistando uma vaga, cada candidato, no curso de formação profissional para a função de eletricista em manutenção eletroeletrônica, deverão ser candidatos em idade mínima de 16 anos, até o dia 21 do mês de janeiro de 2020, e em idade abaixo de 24 anos, até o período em que o curso será finalizado.

Com relação aos demais postos de aprendiz, o critério de seleção de candidatos será o seguinte:

Cada candidato deverá estar em idade mínima de 14 anos e idade máxima de 24 anos, deverão apresentar certificado de conclusão do ensino fundamental, sendo essa a idade correta para a participação do programa profissionalizante, até a sua conclusão.

Conforme os dados contidos no documento de edital, esse novo curso profissionalizante para cargos no Metrô de São Paulo terá duração oficial, e máxima, de dois anos, sendo que todos os aprendizes que passarem nesse processo de formação incipiente serão encaminhados, em seguida, para a fase de formação teórica, depois para a fase prática e finalizam com a fase de graduação profissional por meio do SENAI.

A partir desse ponto, o processo de formação constituirá, propriamente, o programa de aprendizes, estruturado em jornada de quatro horas por dia, com direito legal ao benefício da bolsa-auxílio no valor de 598 reais por mês, que funciona como salário.

Qual o procedimento para cadastrar-se no processo de seleção para conquistar uma vaga de aprendiz no programa Metrô Aprendiz 2020?

Cada cadastro de inscrição para o cargo de assistente administrativo deverá ser efetuado por meio do site: www.sp.senai.br/eletronica. O cadastro de inscrição para cargos na função de eletricista e na função de mecânico em manutenção e de usinagem deverá ser efetuado por meio do seguinte site: www.sp.senai.br/bras.

Como foi descrito acima, o período oficial de cadastro de inscrição inicia no próximo dia 30 deste mês de outubro. Estendendo-se até o dia primeiro do mês de novembro de 2019.

Vale a pena com ferir essas oportunidades. Se você, leitor, se enquadra em algum dos requisitos, reside em São Paulo, cadastre-se para iniciar sua vida profissional.

Paulo Henrique dos Santos



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *