Como conseguir uma vaga de emprego na pandemia

Categorias: Dicas - Empregos - Vagas

Confira dicas de como conquistar uma vaga de emprego mesmo na crise causada pela pandemia do coronavírus.

A pandemia do coronavírus tem provocado uma grande crise econômica no mundo todo. Aqui, no Brasil, milhares de empresas estão fechando as portas diariamente e tantas outras estão reduzindo o seu quadro de funcionários para conseguir sobreviver durante este período difícil. Mas, também existem companhias que estão criando oportunidades e gerando vagas de emprego.



Se você está desempregado, é fundamental ficar atento às mudanças do mercado para conquistar um novo emprego o quanto antes. Com algumas dicas simples, você poderá se preparar melhor e se destacar em relação aos seus concorrentes.

Quer saber mais? Confira, neste post, dicas essenciais para conseguir um emprego em plena a pandemia!

Faça cursos de especialização

O seu grau de qualificação pode ser um grande diferencial para a contratação das empresas. Assim sendo, é altamente indicado investir em cursos de especialização, que te direcionam para áreas especificas. Quanto mais conhecimento você tiver, mais atrativo será o seu currículo para os contratantes.



Caso você tenha perdido o seu emprego recentemente e não saiba muito bem qual área seguir a partir de agora, saiba que fazer curso de especialização abre a sua mente para que se identifique com novos ramos e procure emprego nos setores com os quais se identificam e tem mais chances de ser bem-sucedido.

Pesquise sobre as empresas que tem interesse em trabalhar

Com o distanciamento social, as empresas tiveram que se reinventar e realizar entrevistas de emprego pela internet. Apesar de esse processo ser realizado a distância, é importante que você se prepare para esse momento da mesma maneira que faria se ele acontecesse presencialmente.

Portanto, uma das principais dicas para quem vai participar de uma entrevista de emprego online é pesquisar a fundo sobre a empresa para a qual está se candidatando, o que lhe ajuda a responder com propriedade as perguntas realizadas pelo recrutador.

Analise quais são os valores da organização, quais são as oportunidades de crescimento para os funcionários e em quais áreas os seus conhecimentos serão úteis. A sua pesquisa pode ser feita nas redes sociais ou diretamente com profissionais que já atuam na companhia.

Mantenha o foco, disciplina e comprometimento

O foco, disciplina e comprometimento são considerados os pilares que sustentam as relações de trabalho. As competências profissionais podem ser desenvolvidas por meio de treinamentos e experiência, mas se você não demonstrar o que realmente quer na sua profissão, manter-se focado em situações adversas e se comprometer com os processos e resultados da companhia, dificilmente vai chamar a atenção dos contratantes.

No momento atual, em que muitas empresas estão trabalhando sobre pressão e em um cenário incerto, essas habilidades ganharam ainda mais importância, principalmente para quem está trabalhando em home office. Deixe claro para a empresa que você tem capacidade de gerenciar o seu tempo e produtividade, mesmo que trabalhe de casa.

Identifique as suas qualidades e melhore os pontos fracos

Quando você está completamente seguro do que você sabe fazer e como pode ajudar no crescimento da empresa, a tendência é que tenha um comportamento profissional adequados e transmita confiança. Portanto, olhe para você e analise as suas conquistas, elencando quais foram as características que o ajudaram a chegar até elas.

Tanto no lado pessoal quanto profissional nós estamos sempre em transformação. Levando isso em consideração, também é indicado fazer uma avaliação interna para reconhecer quais são os seus pontos fracos, comportamentais e técnicas, e buscar melhorá-los.

Use o seu tempo livre para aperfeiçoar as suas habilidades de trabalhar em equipe, ajustar-se a prazos apertados e cumprir datas, por exemplo. Com isso, o entrevistador poderá perceber o seu potencial e lhe dar a oportunidade que tanto busca.

Por Simone de Paula Leal



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *