Concurso PM PR 2021 – Inscrições, Vagas

Categorias: 2021 - Concursos Públicos - Paraná - Polícia Militar

A Polícia Militar do Paraná está com 70 novas vagas abertas em seu Concurso Público.



Novo concurso público está oficialmente aberto, com edital atualizado depois do período de isolamento provocado pela pandemia. Com a parcial normalização de todas as atividades, os concursos também começam a ser promovidos, novamente.

No início do mês de novembro foi publicado o edital e anunciada a abertura do certame que vai prover cargos no departamento de Polícia Militar do Estado do Paraná, a PM/PR edição de 2020. De acordo com o documento o processo seletivo disponibiliza 70 postos efetivos, dos quais 60 vagas destinadas ao cargo na função de cadete policial militar e os demais dez para a função de cadete bombeiro militar.

Sobre o período de inscrição, segue:

O período de inscrições encerra dia 18 deste mês de dezembro, 2020, e o preenchimento da ficha deverá ser efetuado somente via internet, por meio de acesso ao site oficial da banca organizadora deste processo seletivo, conforme segue o link: http://portal.nc.ufpr.br.

Assim que a inscrição estiver finalizada, cada candidato deverá quitar o valor da taxa de inscrição, estipulada em 155 reais, efetuando o pagamento dentro do prazo determinado pelo edital, e respeitando o horário de funcionamento das agências bancárias.



Sobre as ofertas deste concurso PM/PR, seguem as informações:

Os postos serão destinados a concorrentes do sexo masculino e feminino. Neste caso, está limitado o ingresso das pessoas do sexo feminino para a 50% dos cargos disponibilizados. Todas as pessoas interessadas deverão apresentar certificado de conclusão em ensino médio e estar em idade a partir dos 30 anos. Os cargos reservados aos candidatos masculinos aportam maior carga de risco.

Sobre o cargo de cadete no 1º ano de curso para formação de oficiais, seguem as informações:

Esta função tem por vencimento inicial o valor 3.277 reais. A partir do 2º ano este valor sobe para 3.671 reais e a partir do 3º ano o valor sobe para 4.221 reais. Assim que o curso estiver concluído, cada cadete será oficialmente declarado um aspirante ao cargo de oficial e, a partir de então, o vencimento sobre para o valor de 7.211 reais. Após a conclusão do período estágio probatório, o cadete estará apto e será promovido à função de 2º tenente, com salário atingindo o teto de 9.735 reais.

Sobre as fases das provas do certame PM/PR, segue o itinerário:

A primeira fase: aplicação dos cadernos de provas versando sobre o conteúdo programático, contendo 90 questões de tipo objetivas. Esta é a prova abrangendo as matérias básicas presentes em todos os certames. Junto a essa prova será realizada outra prova, que consistirá na compreensão e na produção de textos, suplementada de mais três questões discursivas;

A segunda fase: a sequência de testes que compreendem aferição de habilidades específicas, incluído a investigação social; a avaliação psicológica; os testes de aferição da capacidade física e finaliza com o exame que afere a sanidade física.

Sumarizando as informações essenciais:

Novo concurso público para preenchimento de cargos no departamento de Polícia Militar do Estado do Paraná, a PM/PR edição de 2020. Estão sendo disponibilizados 70 postos, distribuídos para candidatos dos dois sexos, conforme as exigências.

O valor da taxa de inscrição está em 155 reais. O cargo a ser preenchido é para a função de Cadete. Atuação do setor de Segurança Pública. Portar o comprovando de conclusão de Ensino Médio. Remuneração inicial em 3.277, subindo para 9.735 quando atingido o posto de Tenente. A banca organizadora está por conta da NC/UFPR. Todos os postos serão lotados no Estado do Paraná. Vale a pena conferir.

Por Paulo Henrique dos Santos



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *