Seleção oferta 500 vagas para Papiloscopista e Agente de Telecomunicações.

Você sempre sonhou em trabalhar em uma instituição policial? A sua chance de ingressar nessa carreira pode estar no Concurso Público Polícia Civil SP 2018, cujo edital foi lançado na última semana de abril. Ao todo, o órgão está oferecendo 500 vagas para dois cargos, que serão distribuídos na capital e interior paulista.

As oportunidades são voltadas para os profissionais com formação de nível médio. O certame será realizado pela Vunesp (Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) e os interessados podem se inscrever até o dia 1º de junho.

Confira abaixo tudo que você precisa saber sobre o concurso público promovido pela Polícia Civil de SP!

Vagas abertas

Das 500 vagas abertas no processo seletivo, 300 são para a profissão de agente de telecomunicações policial e 200 compreendem o cargo de papiloscopista policial, cujas atribuições são as seguintes:

Agente de telecomunicações policial

Esse profissional é responsável por executar as atividades relacionadas à transmissão ou recepção de dados de toda e qualquer natureza por rádio, fio, meios óticos, eletricidade e demais processos eletromagnéticos.

Papiloscopista

É quem estuda as impressões digitais para identificar possíveis crimes, além de coletar, pesquisar, analisar e arquivar documentos, de modo a auxiliar o delegado de polícia. A função também inclui o planejamento, coordenação, controle e efetuação de pesquisas em bancos de dados, bem como a comparação para reconhecer impressões papilares.

O papiloscopista ainda insere informações no banco de dados automatizados, organiza os sistemas e faz pesquisas para identificar desde dados civis até retrato falado de suspeitos relatados pelas vítimas.

Para ambas as profissões é preciso ter um diploma que comprove a conclusão do Ensino Médio, mais CNH (Carteira Nacional de Habilitação) na categoria ‘’B’’. É imprescindível que o candidato tenha uma vida privada e pública irrepreensível, ou seja, sem nenhum antecedente criminal, ter capacidade física e mental para exercer a função, estar com o CPF regularizado, ser brasileiro nato e ter idade a partir de 18 anos.

O salário inicial para as duas áreas é de R$ 4.281,51, sendo composto por uma remuneração básica de R$ 3.589,87, mais o adicional de insalubridade no valor de R$ 691,64.

Os candidatos aprovados serão distribuídos para atender das demandas dos municípios de São Paulo, Araçatuba, Ribeirão Preto, Bauru, Presidente Prudente, Campinas, São José do Rio Preto, Santos, Sorocaba, Piracicaba, São José dos Campos e região metropolitana da capital.

Como se inscrever

Tem interesse ingressar na Polícia Cível de São Paulo? É possível se inscrever do dia 03 de maio a 1º de junho diretamente no site da banca organizadora (www.vunesp.com.br), basta entrar na página, selecionar o concurso do seu interesse e preencher o cadastro, fornecendo os seus dados pessoais e profissionais.

Após o processo de inscrição, você deve arcar com a taxa de participação no valor de R$ 56,54, que tem ser paga até a data de vencimento para que o seu cadastro seja validado, do contrário ele será cancelado automaticamente.

Como será a prova

A aplicação da prova do concurso está prevista para 01 de julho de 2018, devendo ocorrer nas mesmas cidades em que as vagas estão abertas, os horários ainda serão divulgados. Segundo o edital, a avaliação terá uma duração de 04 horas para os dois cargos.

O certame vai ter uma prova preambular de caráter eliminatório e classificatório, que é elaborada a partir de perguntas de múltipla escolha. A prova tem questões objetivas, que são embasadas nos conhecimentos adquiridos no Ensino Médio.

Além da prova, os participantes também passarão por uma investigação que visa comprovar a idoneidade de caráter e conduta, o que será feito através de uma investigação social. Aqueles que não se enquadrarem no perfil desejado serão automaticamente eliminados.

Texto por Simone Leal


Certame contará com vagas para profissionais com nível médio e superior.

Mais um novo concurso público está sendo efetivado nesse início de 2018. Trata-se do certame divulgado por meio do Ministério do Planejamento, do Desenvolvimento e de Gestão, MPDG. A publicação emitida no Diário Oficial, na última quarta-feira, dia 28 de março de 2018, descreve a autorização em questão, a qual visa ao preenchimento de um número de, mais ou menos, 3.592 vagas de caráter temporário, atreladas ao Ministério da Saúde. Este processo de seleção será realizado de modo simplificado.

Deste montante de vagas ofertadas, 589 estão voltadas aos diversos postos de trabalho cujo pré-requisito está na posse de ensino médio completo. Além disso, 3.003 estão destinadas aos candidatos que possuem graduação superior. Conforme os dados colhidos desta mesma autorização, existe a necessidade de urgente preenchimento de diversos setores nos quais há cargos na área de Assistência, de Saúde e em apoio aos centros de assistência à saúde nas diversas sedes hospitalares na Capital do Estado do Rio de Janeiro.

Assim, o público e os organizadores solicitantes aguardam a publicação definitiva e oficial do edital que vai anunciar a abertura e o período das inscrições. A publicação do dito edital está prestes a sair. Para quem já está acostumado a prestar concursos, a dica é manter-se firme nos estudos, já que os conteúdos programáticos são essencialmente os mesmos para quase todos os processos seletivos.

Com relação aos candidatos que possuem Ensino Médio completo, há 230 vagas destinadas ao posto de técnico de enfermagem e mais 359 vagas voltadas aos postos de gestão e de manutenção hospitalar. Ainda não foram informados dados sobre as remunerações.

Para os candidatos com graduação em cursos superiores, serão 831 vagas destinadas ao posto de enfermagem; serão 1.340 vagas destinadas ao posto de médico especializado e mais 832 vagas reservadas aos setores de gestão e de manutenção hospitalar. Ainda não foram divulgadas informações sobre os vencimentos no que tange a essa classe de cargos, também.

Certamente haverá oportunidades nas seguintes profissões: função de cardiologista; de cirurgião e de clínico geral; função de dermatologista; função de ginecologista; de neurologista; de obstetra; de oftalmologista; de ortopedista e função de pediatra. O concurso público anterior proveu cargos em todas essas profissões.

Este certame visa estabelecer contratos de no máximo seis meses. Entretanto, os mesmos serão passíveis de prorrogação por até dois anos. Apesar ofertar apenas vagas de caráter temporário, essa é uma grande oportunidade para se buscar conquistar um cargo efetivo, conforme o desempenho do servidor.

Conforme algumas informações angariadas do concurso anterior, realizado no ano de 2014, as vagas foram distribuídas em postos de trabalho disponíveis nas seguintes unidades de atendimento: na sede intitulada Hospital Federal do Andaraí, o HFA; na sede do Hospital Federal de Bonsucesso, o HFB; na sede do Hospital Federal dos Servidores do Estado, o HFSE, localizado no Centro do Rio de Janeiro; na sede do Hospital Federal Cardoso Fontes, o HFCF, localizado nas imediações da Zona Oeste do município do Rio de Janeiro, no bairro Jacarepaguá; na sede do Hospital Federal de Ipanema, o HFI; na sede do Hospital Federal da Lagoa, o HFL; na sede do Instituto Nacional de Cardiologia, o INC, localizado em Laranjeiras, bairro da Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro e na sede do Instituto Nacional de Traumatologia e de Ortopedia, localizado na Zona Portuária da cidade do Rio de Janeiro.

Esta é uma oportunidade ímpar de se conquistar, por meio de um cargo temporário, não apenas experiência registrada em currículo, porém, de se inserir cada vez mais no setor público de carreiras bem remuneradas.

Paulo Henrique dos Santos


Inscrições podem ser feitas entre os dias 14 de março e 4 de abril de 2018.

Foi divulgado um dos editais mais aguardados, o do Tribunal Regional do Trabalho 15ª região (TRT-15), que abrange Campinas. O certame conta com 2 vagas imediatas e formação de cadastro reserva. Será organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC).

Inscrições do concurso TRT-15

As inscrições para o certame começam no dia 14 de março e vão até 4 de abril, elas podem ser feitas no site da FCC: http://www.concursosfcc.com.br/. O valor é de R$ 95,00 para o cargo de analista e R$ 80,00 para técnico. Já pensou em começar os estudos?

Remuneração do concurso TRT-15

A remuneração varia de R$ 6.708,53 a R$ 12.742,14. Os servidores também contam com vários benefícios como auxílio-alimentação, auxílio pré-escolar, auxílio saúde, auxílio natalidade, entre outros. Além disso, os aprovados serão contratados sob o regime estatutário, ou seja, que garante a estabilidade.

Cargos do concurso TRT-15

O concurso TRT 15 oferece oportunidade para técnico, nível médio ou técnico, nas áreas administrativa, enfermagem ou segurança.

Para nível superior, a oportunidade é para analista nas áreas de Oficial de Justiça Avaliador, Judiciária, Arquitetura, Administrativa, Medicina, História, Odontologia, Psiquiatria e também Psicologia.

Provas do concurso TRT 15

As provas objetivas e discursivas do concurso TRT 15 devem ser aplicadas no dia 27 de maio em Sorocaba, São José dos Campos, Piracicaba, Ribeirão Preto, Bauru, Campinas e Jundiaí.

As provas objetivas serão de múltipla escolha com cinco alternativas cada, sendo compostas por 60 questões – 20 de conhecimentos gerais e 40 específicos -. O tempo de duração é de 4h e 40 minutos.

A parte de conhecimentos gerais será formada por português, regimento interno, raciocínio lógico matemático, noções sobre direito da pessoa com deficiência, 8112. A parte específica varia com o cargo, pois cada um é exigido com conteúdo distinto.

Além disso, também terá prova discursiva, que pode ser redação ou estudo de caso. As provas de técnico, nível médio, estão previstas para serem aplicadas na parte da manhã e analista à tarde.

Concurso TRT-15: nomeação

O edital contemplou 2 vagas imediatas e formação de cadastro reserva, mas você achou pouco? Saiba que ao longo da validade do certame, muitos candidatos podem ser convocados.

Por exemplo, no último concurso mais de 500 candidatos foram nomeados e de acordo com o portal da transparência o TRT 15 tem 84 cargos vagos para o cargo de técnico judiciário e 54 para analista.

Como foi o último concurso TRT 15?

O último certame para o TRT 15 ocorreu no ano de 2013 e também ofereceu oportunidades para nível médio e superior. A banca responsável também foi a Fundação Carlos Chagas e os interessados fizeram provas objetivas e discursivas. Também teve prova de aptidão física para o cargo de Técnico em Segurança Judiciária.

Em relação aos conhecimentos gerais, foram cobradas as disciplinas de português, matemática, regimento interno do TRT 15 e noções de administração geral/pública. Participaram da seleção 50.266 inscritos. O edital completo do TRT 15 pode ser acessado por meio do link: http://www.concursosfcc.com.br/concursos/trt15117/edital_de_abertura_2018_versao_7_final_para_publicacao_07_03_2018__2_.pdf.

Como estudar para esse certame?

Uma das melhores oportunidades do Judiciário, por isso, mantenha o foco e a determinação para conseguir uma boa classificação.

Faça um planejamento de estudo e organize a sua rotina em função do seu objetivo. Treine não apenas a parte teórica, mas faça muitos exercícios da banca FCC, organizadora do TRT 15.

Uma das disciplinas mais difíceis é o português, logo desenvolva uma boa base para compreender o perfil da banca.

Compre apostilas específicas e que sejam atualizadas de acordo com o edital publicado do TRT 15. Não se esqueça de treinar redação, também.

Se você tiver disponibilidade para mudanças, aproveite para continuar os estudos para outros TRT’S que estão previstos como São Paulo e Goiás, por exemplo.

Com determinação e foco, você vai conseguir. Compartilhe a notícia nas suas redes sociais e muito sucesso nos estudos!

Por Babi


Inscrições podem ser feitas até o dia 9 de dezembro de 2016.

A Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo anunciou recentemente que estará promovendo mais um concurso público. De acordo com as informações divulgadas até o presente momento, o certame em questão tem como principal finalidade garantir que sejam preenchidas um total de 1.026 vagas. Todas as oportunidades apontadas são para estagiários.

Vagas e salários oferecidos

De acordo com as informações constantes no edital que dispõe sobre as regras de realização deste concurso, as oportunidades poderão ser aproveitadas por estudantes que tenham se formado no Ensino Médio Regular, Nível Técnico ou Superior. O estagiário poderá desempenhar suas funções no período da manhã ou da tarde. Os selecionados irão atuar em jornadas de trabalho compostas de 30 horas por semana.

Com relação ao valor da bolsa auxílio, a informação é de que poderão ser de R$ 812,03, R$ 897,50 e R$ 1.068,44, respeitando o cargo e a escolaridade do contratado.

O concurso para estagiários 2016 da Sabesp irá contemplar dezenas de cidades. Entre elas destacamos as seguintes com a respectiva quantidade de vaga: Vargem Grande Paulista (1); Valentim Gentil (1); São Paulo – Oeste (511); São Paulo – Norte (56); São Paulo – Centro (98); São Manuel (1); São José dos Campos (14); São João da Boa Vista (2); Santa Isabel (2); Riversul (1); Ribeirão Pires (1); Presidente Prudente (9); Pederneiras (1); Paulínia (1); Ouroeste (1) Osasco (6); Adamantina (2); Baixada Santista Norte (4); Baixada Santista Centro (17); Avaré (2); Baixada Santista Sul (7); Carapicuíba (7); Caraguatatuba (11) e Coronel Macedo (1).

A organização informa para os estudantes de nível técnico que as oportunidades estão sendo destinadas para os cursos de Tecnólogo de Segurança do Trabalho, Segurança do Trabalho, Secretariado, Química, Mecânica, Informática, Enfermagem do Trabalho, Eletrotécnica, Eletrônica, Edificações e Administração de Empresas.

No caso das oportunidades para os candidatos de nível superior, os cursos que estão sendo abrangidos são os seguintes: Tecnologia em Gestão Empresarial, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento, Tecnologia em Hidráulica e Saneamento Ambiental, Tecnologia em Construção Civil – Edificações, Sistemas de Informação, Serviço Social, Secretariado Executivo, Química, Programação Visual, Marketing, Informática, Comunicação Social – Relações Públicas, Ciências Econômicas, entre outros.

Os candidatos interessados em aproveitar essa oportunidade poderão se inscrever via internet, por meio do site da organizadora da seleção (www.concursosfcc.com.br). O período de recebimento das inscrições permanecerá em aberto entre os dias 28 de outubro de 2016 e 09 de dezembro de 2016. Para garantir a participação é necessário que o candidato pague uma taxa de inscrição que poderá ser de R$ 62,00 a R$ 84,00.

Para a seleção dos inscritos estão previstas quatro fases. Serão aplicadas provas objetivas, comprovação de requisitos, exame médio e de admissão. Todas as etapas serão de caráter eliminatório.

Para obter maiores informações clique aqui e confira o edital completo.

Por Denisson Soares


Certame disponibiliza 7.500 vagas para profissionais com nível médio. Inscrições podem ser feitas até o dia 19 de julho.

Na última terça-feira, dia 7, por meio de uma publicação no Diário Oficial da União, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou a abertura de mais um concurso para 2016. De acordo com as informações divulgadas pelo órgão e constantes no citado documento, o certame em questão tem a finalidade de promover a seleção de um total de 7.500 profissionais. As contratações realizadas serão de caráter temporário e deverão atender a demanda exigida em 550 municípios de todos os estados do Brasil, inclusive o Distrito Federal.

É interessante destacar que apenas para o estado de São Paulo há uma oferta de 850 vagas.

Saiba mais:

Do número total de vagas que estão sendo oferecidas pelo IBGE para 2016, 1.499 estão sendo reservadas para candidatos que se declararem negros e outras 387 são para pessoas portadoras de necessidades especiais.

De acordo com as informações constantes no documento que dispõe sobre a realização deste concurso, todas as vagas oferecidas estão sendo direcionadas para  a carreira de agente de pesquisa e mapeamento. A função exige do interessado formação de nível médio completo e coloca como salário base o valor de R$ 1.250. Vale ressaltar que além do vencimento básico o contratado ainda terá direito a diversos benefícios dentre os quais se encontram o auxílio para alimentação (de R$ 458) e o auxílio-transporte. Com os acréscimos os salários poderão chegar a cifra de R$ 1.708. O valor será pago em referência a uma jornada de trabalho composta de 40h por semana.

As contratações dos profissionais selecionados serão feitas por período determinado, sendo de um ano esse prazo. Caso seja necessário, esse período poderá ser prorrogado por até três anos.

Como se inscrever:

O período de inscrições para o concurso público 2016 do IBGE será iniciado no dia 21 de junho de 2016. De acordo com o edital, os interessados poderão se inscrever via internet, por meio do site da organizadora do certame, a Fundação Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br).

O período de recebimento das inscrições permanecerá em aberto até a data limite do dia 19 de julho de 2016. O valor estipulado para a taxa de participação é de R$ 30.

A seleção dos candidatos está prevista para ser feita por meio de aplicação de provas objetivas. A data de aplicação dos testes deverá ser no dia 04 de setembro. Os locais e horários serão informados em momento oportuno pela organização.

Para maiores informações e acesso ao edital completo clique aqui.

Por Denisson Soares


Seleção oferece vagas para diversos cargos. Interessados devem enviar o currículo até o dia 1º de junho de 2016.

Estão abertas as inscrições para preenchimento de vagas em processo seletivo na Unidade de Pronto Atendimento de Benedito Bentes, em Maceió, capital de Alagoas, no período do dia 30 de maio até 1º de junho.

As vagas são para candidatos da área da Saúde e Setor Administrativo. Os profissionais que se interessarem pelo processo devem enviar o currículo para o e-mail [email protected], no formato PDF. Se forem enviados em outro formato, não serão aceitos. No assunto do e-mail deve constar o cargo preterido e o nome completo do candidato. Após a análise do currículo, haverá ainda uma entrevista.

Confira abaixo a listagem das vagas disponíveis e mais informações podem ser conferidas no edital.

  • Agente de Portaria: 4 vagas disponíveis. Salário de R$ 891,84 mais 20% de insalubridade. A jornada de trabalho é de 44 horas semanais.
  • Assistente Administrativo: 3 vagas disponíveis. Salário de R$ 891,84 mais 20% de insalubridade. A jornada de trabalho é de 44 horas semanais.
  • Assistente Social: 3 vagas disponíveis. Salário de R$ 2.502,00 mais 20% de insalubridade. A jornada de trabalho é de 30 horas semanais.
  • Auxiliar de Farmácia: 4 vagas disponíveis. Salário de R$ 891,84 mais 20% de insalubridade. A jornada de trabalho é de 44 horas semanais.
  • Auxiliar de Higienização Hospitalar: 6 vagas disponíveis. Salário de R$ 880,00 mais 40% de insalubridade. A jornada de trabalho é de 44 horas semanais.
  • Copeira: 3 vagas disponíveis. Salário de R$ 880,00 mais 20% de insalubridade. A jornada de trabalho é de 44 horas semanais.
  • Enfermeiro: 12 vagas disponíveis. Salário de R$ 1.800,00 mais 20% de insalubridade. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais.
  • Farmacêutico: 2 vagas disponíveis. Salário de R$ 2.995,00 mais 20% de insalubridade. A jornada de trabalho é de 44 horas semanais.
  • Recepcionista: 9 vagas disponíveis. Salário de R$ 891,84 mais 20% de insalubridade. A jornada de trabalho é de 44 horas semanais.
  • Técnico em Enfermagem: 49 vagas disponíveis. Salário de R$ 935,00 mais 20% de insalubridade. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais.
  • Técnico em Gesso: 4 vagas disponíveis. Salário de R$ 935,00 mais 20% de insalubridade. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais.
  • Técnico em Radiologia: 4 vagas disponíveis. Salário de R$ 1.760,00 mais 40% de insalubridade. A jornada de trabalho é de 24 horas semanais.

Salário, benefícios e possibilidade de crescimento profissional estão entre os principais pontos positivos

Um dos concursos mais aguardados para esse ano sem dúvidas é o do Banco do Brasil. O edital pode sair a qualquer momento, abrangendo provavelmente os estados de Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo, Distrito Federal, Alagoas, Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Minas Gerais e Pará. Veja abaixo alguns bons motivos para estudar pare esse certame, que é um dos mais concorridos do Brasil, e lembre-se: é melhor começar a estudar antes de sair o edital, para fixar melhor as matérias e conseguir uma boa classificação.

Jornada de trabalho

Os escriturários do Banco do Brasil têm uma jornada de trabalho de seis horas diárias, somando 30 horas semanais, e trabalham de segunda a sexta-feira. Isso é excelente para quem precisa realizar outras tarefas, como fazer faculdade, cuidar da casa e estudar para outros concursos.

Salário

O salário base inicial dos escriturários é de R$ 2.449,98, e com os benefícios pode chegar a R$ 3.644,48. Uma boa remuneração se compararmos com a iniciativa privada, que geralmente paga um baixo salário para trabalhos muito cansativos.

Benefícios

O Banco do Brasil oferece benefícios muito atrativos para os seus funcionários, como Ajuda Alimentação de R$ 652,98, Vale-refeição de R$ 491,52, Participação nos Lucros, Vale-cultura de R$50,00, Convênio Médico CASSI (que é um dos melhores convênios atualmente), Plano Odontológico, Vale-transporte, Auxílio aos filhos com deficiência e Auxílio Creche/babá.

Lazer

Os funcionários do Banco têm acesso ao clube AABB (Associação Atlética Banco do Brasil), que conta com uma estrutura completa com recreação, piscinas, quadras esportivas, com instalações em praticamente todo o território nacional. Sem dúvidas é um lugar ideal para passar os domingos com a família.

Ajuda de custo para cursos

O Banco do Brasil investe em seus funcionários e incentiva o crescimento profissional, oferecendo ajuda de custo para cursos de idiomas, cursos superiores e pós-graduações.

Ascensão profissional

Os escriturários têm várias possibilidades de aprender coisas novas e crescer dentro do Banco, graças à diversidade de cargos e áreas que existem por lá. O Banco do Brasil é uma empresa muito grande com diversas áreas para o funcionário escolher.

Possibilidade de mudança para outros estados

Os funcionários também podem ser transferidos para outros estados, se houver vagas disponíveis para a região em que deseja trabalhar. Além de poder avançar na carreira, o profissional do Banco do Brasil pode tirar vantagem de transferências para outros estados. Por exemplo, se você mora em São Paulo e pensa em se mudar para Santa Catarina, pode verificar se há vagas disponíveis para a região.

O Banco do Brasil investe no funcionário com ajuda de custo para quem pretende fazer cursos superiores, pós-graduações e cursos de idiomas. Quer motivo melhor, você trabalhar em uma empresa que valoriza o funcionário, investindo em seu crescimento profissional? Muito bom né?

Por Nathalia Henderson


Seleção oferece 200 vagas com salários de até R$ 6 mil. Inscrições poderão ser realizadas entre os dias 2 e 16 de maio de 2016.

Por meio da divulgação do edital de nº 24/2016, tivemos o início oficial do concurso público da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) em 2016. Ao todo o concurso está oferecendo 220 vagas que serão distribuídas entre os seguintes cargos: Contador, Indigenista Especializado e Engenheiro nas áreas de Agronomia, Agrimensura e Civil. Mais detalhes referentes a este concurso podem ser encontrados na continuação desta matéria.

Um detalhe importante é que os cargos disponíveis neste concurso são todos destinados a candidatos de nível superior. Dessa forma, os futuros contratados terão direito a remuneração inicial de R$ 5.345,02 ou R$ 6.330,31, é preciso levar em consideração o cargo ocupado. Os candidatos aprovados neste certame serão lotados em unidades descentralizadas da FUNAI, sendo que tais unidades estão localizadas em capitais e cidades do interior. A FUNAI destaca que a lotação se dará de forma preferencial, entre os seguintes estados: Mato Grosso do Sul, Amazonas, Amapá, Rondônia, Acre, Pará, Roraima e Mato Grosso.

O período de inscrições será iniciado em 02 de maio e seu fim está programado para o dia 16 de maio de 2016. Os interessados devem efetuar a sua inscrição no período previsto por meio da internet. Portanto, os mesmos deverão acessar o site oficial da ESAF, instituição responsável pela organização do certame. A taxa de inscrição é de R$ 100,00 ou R$ 120,00, varia de acordo com o cargo desejado.

O concurso será composto de duas etapas em seu processo seletivo. A primeira delas corresponde às provas escritas objetivas, que devem ser aplicadas em 07 de agosto de 2016. Tais provas serão aplicadas nas seguintes cidades: Rio de Janeiro, Porto Velho, Campo Grande, Sinop, João Pessoa, Florianópolis, Fortaleza, Salvador, Teresina, Curitiba, Brasília, Vitória, Belo Horizonte, Macapá, Natal, Manaus, Imperatriz, Rio Branco, Cuiabá, Maceió, Altamira, São Gabriel da Cachoeira, Belém, Tabatinga, São Paulo, São Luís, Ji-Paraná, Recife, Porto Alegre, Aracaju, Dourados, Palmas, Boa Vista e Goiânia.

A prova discursiva, por sua vez, será aplicada para os candidatos classificados na primeira etapa. A data desta prova será divulgada após a publicação do resultado da primeira etapa. A prova discursiva constará de conteúdos que fazem parte do grupo de Conhecimentos Específicos de cada grupo.

Por Bruno Henrique


Certame oferece vagas de nível médio e superior. Inscrições devem ser feitas até o dia 25 de janeiro.

Se você mora no estado de Tocantins ou em estados vizinhos e está em busca de uma vaga de emprego no funcionalismo público e ainda não sabe onde procurar, saiba que a Prefeitura Municipal de Palmas está com um processo seletivo simplificado aberto recebendo inscrições de profissionais.

O processo seletivo simplificado é regido pelos edital nº 001 e edital nº 002/2016, que foram elaborados visando informar e normatizar a contratação de 10 profissionais de nível médio e superior, visando preencher lacunas de profissionais do quadro de servidores municipais.

Em sua totalidade, a distribuição de vagas será feita entre os seguintes profissionais: Assistente Administrativo (1 vaga) e Agente Social (4 vagas), Psicólogo (1 vaga), Pedagogo (1 vaga), Assistente Social (2 vagas), Coordenador (1 vaga).

Os interessados em confirmar a sua presença na seletiva de vagas deverá efetuar sua inscrição unicamente de forma presencial, comparecendo ao seguinte endereço: Avenida JK, Edifício Via Nobre Empresarial, lote 28 – A, Térreo, Protocolo Geral, 104 Norte, Palmas, Tocantins.

Será necessário que os interessados fiquem atentos ao prazo de recebimento de inscrições, que foi definido para se estender até a data limite que será o dia 25 de janeiro de 2016.

Em relação à seleção dos candidatos, ficou definida para ser feita por meio de entrevistas (visando avaliar os conhecimentos, habilidades dos profissionais e descrição de experiência profissional) e também análise documental (que deverá ser feita no prazo estipulado no edital).

As vagas que estão sendo disponibilizadas nesse processo seletivo simplificado são destinadas a prestadores de serviços que irão atuar no Projeto Inserção Social "Palmas que te acolhe", juntamente com a equipe de coordenação e apoio.

Os interessados em conferir o edital completo poderão fazer uma consulta no endereço eletrônico da própria Prefeitura Municipal de Palmas (www.palmas.to.gov.br).

Por Rodrigo da Silva Monteiro


Seleção oferece 950 vagas de nível médio e superior. Salários chegam a R$ 7 mil.

O INSS, Instituto Nacional do Seguro Social, anunciou o tão esperado edital de concurso público que proverá 950 vagas para os cargos de Técnico do Seguro Social e Analista do Seguro Social. A remuneração irá variar de R$ 4.886,87 para o cargo que exige nível médio a R$ 7.496,09 para cargo que exige nível superior, para cumprimento de carga horária de 40 horas por semana.

O certame irá disponibilizar 950 vagas, onde 800 são para Técnico do Seguro Social e as outras 150 para Analista do Seguro Social.

O edital de número 01/2015 foi publicado no DOU (Diário Oficial da União) e está sob responsabilidade do Cebraspe/Cespe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos).

As inscrições deverão ser realizadas pela internet, no site da organizadora no link: http://www.cespe.unb.br/concursos/inss_2015, das 10 horas do dia 4 de janeiro até o último minuto do dia 22 de fevereiro de 2016, levando em consideração o horário oficial de Brasília/DF. A taxa de inscrição está no valor de R$ 80,00 para cargos de nível superior e para nível médio será de R$ 65,00.

No momento da inscrição o concorrente deve escolher pelo cargo/gerência-executiva que pretende concorrer e definir uma cidade para a realização da avaliação, a qual não poderá ser alterada mais tarde.

O concurso contará somente com provas objetivas, que serão realizadas no dia 15 de maio de 2016, no turno da manhã, com duração de 3 horas e meia para todos os cargos de Analistas e no período da tarde para Técnico. O gabarito preliminar estará disponível depois das 19 horas do dia 17 de maio de 2015.

As avaliações serão aplicadas em diversas cidades importantes do país, como capitais e cidades pertencentes a regiões metropolitanas.

O prazo de validade deste certame será de 12 meses, ou seja, um ano, os quais serão contados a partir da data de publicação do edital de homologação do resultado final, passível de prorrogação.

FILIPE RIBEIRO DA SILVA


Seleção oferece 150 vagas em Brasília (DF). Inscrições podem ser feitas até o dia 4 de janeiro de 2016.

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), um dos concursos públicos mais esperados para quem tem apostado seu tempo em se dedicar aos concursos, acabou de tornar público o edital regulador do certame, oferecendo vagas para os cargos de Analista Administrativo, Técnico Administrativo, Especialista em Regulação de Aviação Civil e Técnico em Regulação de Aviação Civil. São 150 vagas que o certame oferece, distribuídas entre os cargos mencionados, salientando que em caso de aprovação os contratados irão trabalhar em Brasília, Distrito Federal. 

O número do edital regulador é nº 76/2015 e nele estão contidas todas as informações necessárias para quem deseja participar desse concurso. As oportunidades contemplam tanto a candidatos de nível superior, com graduações específicas, quanto candidatos de nível médio. O salário é o que há de mais atraente nesse concurso, pois para nível médio a remuneração será de R$ 5.689,52 e superior terá rendimento mensal de R$ 11.974,49. A jornada de trabalho para cada cargo será de 40 horas por semana.

Quem já estava estudando a um bom tempo pode se preparar para fazer as inscrições, as quais começam de 14 de dezembro até 04 de janeiro de 2016, no site oficial da ESAF, no site www.esaf.fazenda.gov.br. A taxa de inscrição será de R$ 150,00 ou R$ 90,00.

Para os cargos de Analista Administrativo e Especialista em Regulação de Aviação Civil é necessário ter nível superior, salientando também ser preciso ter a licença de piloto de linha aérea ou de piloto de linha de helicóptero, desde que seja comprovada a certificação.

Já para Especialista em Regulação de Aviação Civil só pode se inscrever quem for formado em Engenharia de Produção, Economia, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Arquitetura, Engenharia Mecânica e Engenharia Aeronáutica.

Para Técnico Administrativo ou Técnico em Regulação de Aviação Civil basta comprovar a conclusão do ensino médio. A primeira etapa da seleção será composta por provas escritas objetivas, sendo que também serão aplicadas prova discursiva e prova de títulos. A segunda etapa será por curso de formação, que será feita apenas pelos concorrentes ao cargo de Especialista em Regulação de Aviação Civil.

As provas objetivas serão realizadas em 20 de março de 2016, nas cidades de Maceió, Manaus, Natal, Palmas, Porto Alegre, Porto Velho, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, São Paulo, Teresina, Vitória, Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Boa Vista, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa e Macapá. 

Está com alguma dúvida? O edital completo com todas as informações detalhadas pode ser encontrado no site http://www.esaf.fazenda.gov.br.

Por Michelle de Oliveira


Seleção oferece 16 vagas para os cargos de Técnico e Analista Judiciário. Salários chegam a R$ 8 mil.

Foi iniciado recentemente o concurso público do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região (Mato Grosso). O certame tem como principal objetivo a seleção de 16 candidatos para integrar o Quadro Permanente de Pessoas. Além das vagas para ocupação imediata, o concurso também disponibiliza a formação de cadastro de reserva. Haverá reserva de vagas para candidatos com deficiência e candidatos negros. A oportunidade é destinada a candidatos de nível médio (cargo de Técnico Judiciário) e nível superior (cargo de Analista Judiciário).

Candidatos de nível médio/técnico podem concorrer ao cargo de Técnico Judiciário na Área Administrativa ou Técnico Judiciário na Área de Apoio Especializado em uma das seguintes especialidades: Tecnologia da Informação e Enfermagem do Trabalho. A remuneração inicial é de R$ 5.365,92 para os futuros contratados.

Os candidatos de nível superior, por sua vez, podem disputar vagas para o cargo de Analista Judiciário nas seguintes áreas: Judiciária (Oficial de Justiça Avaliador Federal), Administrativa (Contabilidade) e Apoio Especializado (Biblioteconomia, Medicina do Trabalho, Fisioterapia e Tecnologia da Informação). A remuneração inicial é de R$ 8.803,97 para este cargo, com exceção do Oficial de Justiça, que tem direito ao acréscimo da GAE de R$ 1.621,78, dessa forma, passando para uma remuneração inicial de R$ 10.425,75.

O período de inscrições terá seu início em 26 de novembro de 2015 e término em 22 de dezembro de 2015. O procedimento de inscrição deve ser feito por meio eletrônico. Dessa forma, é necessário acessar o site oficial da Fundação Carlos Chagas, instituição responsável pela organização, bem como execução do referido concurso. A taxa de inscrição é de R$ 75,00 (Técnico) ou R$ 95,00 (Analista).

O processo seletivo deste concurso será composto de: prova teórica (objetiva e discursiva) e redação. As provas são elaboradas através de conhecimentos gerais e específicos de cada cargo. Segundo o edital oficial, a aplicação das provas será realizada em 21 de fevereiro de 2016, em Cuiabá, Mato Grosso.

Por Bruno Henrique


Seleção oferece oportunidades para profissionais com nível médio completo. Salários podem chegar a R$ 4 mil.

Para quem sonha em seguir carreira militar, está previsto mais um processo seletivo para o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais (CBMMG). São ofertadas 500 vagas para o Curso de Formação de Soldados (CFSd) do Quadro de Praças da instituição.

As vagas são divididas no quadro de praças. Além das 500 vagas para o QPBM (combatentes), são 30 vagas para o QPE (Quadro de Praças Especialistas) nas seguintes áreas: informática, comunicações e motomecanização. Das 500 vagas, 10% é destinado ao público feminino (50 vagas) e 450 para o público masculino.

Para concorrer os candidatos precisam estar na faixa etária entre 18 e 30 anos de idade, ter o mínimo de 1,60 m de altura, além de outros requisitos regulamentados pelo edital do certame como: idoneidade comprovada através de certidões de diversos órgãos, ensino médio de escolaridade completo, dentre outros.

Os candidatos aprovados serão convocados para a realização do Curso de Formação de Soldados na graduação de Soldado de 2ª Classe, com remuneração equivalente a R$ 3.506,40. Ao concluir o curso, o candidato será promovido a graduação de Soldado de 1ª Classe, com remuneração equivalente a R$ 4.098,42.

Além da remuneração, o bombeiro militar terá direito a assistência odontológica, assistência psicológica, assistência médico – hospitalar e abono fardamento (benefício concedido uma vez ao ano).

O processo seletivo será composto pelas seguintes fases: prova objetiva e redação, duas baterias de exames médicos, teste físico, teste psicológico, habilidades natatórias e exame para detectar consumo de alguma substância proibida (exame toxicológico).

A primeira fase (prova objetiva e redação) está prevista para o dia 27 de março de 2016, nas cidades de Uberlândia, Uberaba, Governador Valadares, Varginha, Poços de Caldas, Montes Claros, Juiz de Fora, Divinópolis e Belo Horizonte.

O curso será realizado sob a responsabilidade do Corpo de Bombeiros Militar, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e será coordenado pela Academia de Bombeiros Militar (ABM). A duração mínima do curso será de oito meses em regime escolar diurno com atividades escolares extra-classe, incluindo feriados e fins de semana.

Por André César


Inscrições podem ser feitas entre os dias 19 e 23 de outubro.

Você que deseja iniciar uma brilhante carreira numa importante instituição pública e quer colocar em prática tudo o que você está aprendendo em sala de aula, nada melhor do que arranjar uma vaga de estágio, então se você está em busca desse objetivo, saiba que a PGE-MA (Procuradoria Geral do Estado do Maranhão) pode estar oferecendo a oportunidade que você necessita para dar o pontapé inicial na sua carreira, pois divulgou um edital informando sobre uma seleção pública de estágio.

As vagas de estágio serão voltadas somente a estudantes do curso de Direito, que estejam regularmente matriculados no 7º período de suas graduações em instituições de ensino superior regularmente reconhecidas pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura).

A jornada de estágio será de 20 horas semanais e os estagiários serão remunerados conforme valor fixado por instrumento próprio, de acordo com o disposto no art. 30, da IN nº 0001/2009 – PGE.

Os interessados em participar desse processo de seleção de estágio deverão ficar atentos ao prazo definido para inscrição, que será aberto somente entre os dias 19 e 23 de outubro, ou seja, os interessados terão somente cinco dias para efetuar sua inscrição, que poderá ser feita somente de forma presencial.

O endereço para inscrição é o seguinte: Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, Quadra 22, Lote 25, Quintas do Calhau, São Luis/MA, onde fica situada a sede da Procuradoria Geral do Estado do Maranhão.

Não haverá cobrança de taxa de inscrição, porém, os candidatos deverão doar um kit de alimentos que deverá ser composto por três quilos de alimentos não perecíveis, que futuramente serão doados à entidades beneficentes por servidores da PGE.

Após o término do prazo de inscrição, será realizada logo em seguida a prova de seleção, prevista para acontecer no dia 30 de outubro, em local já definido, devendo os candidatos comparecerem na Avenida Vitorino Freire, nº 1.969, onde fica situada a Escola do Governo do Maranhão.

Além desse processo, ainda haverá uma avaliação curricular visando classificar os candidatos e também desempatar, caso haja casos de empate no processo de seleção.

Por Rodrigo da Silva Monteiro


Seleção oferece 125 vagas para Auxiliar de Fiscalização Financeira. Salários chegam a R$ 4.606.

Estão abertas as inscrições para o Concurso do Tribunal de Contas de SP, que visa ao preenchimento de 125 vagas, a maioria das vagas é para a cidade de São Paulo.

O grau de escolaridade exigido para as 125 vagas de Auxiliar da Fiscalização Financeira II  é o Ensino Médio Completo, a remuneração oferecida é de R$ 4.606,80, já inclusas as gratificações. Vale lembrar que 5% do total das vagas são reservadas para candidatos portadores de deficiência.

A taxa de inscrição é de R$ 52,76, os candidatos que não tem condições de arcar com esse valor para se inscrever devem entrar com o pedido de isenção ou redução do valor do pagamento até o dia 25/09, através do site da Fundação Carlos Chagas.

Confira abaixo as cidades com oportunidades e o número de vagas de cada uma delas:

  • São Paulo: 106 vagas.
  • Bauru : 1 vaga.
  • Ribeirão Preto: 1 vaga.
  • São José do Rio Preto: 1 vaga.
  • Fernandópolis: 1 vaga.
  • Araraquara: 4 vagas.
  • Andradina: 2 vagas.
  • Itapeva: 3 vagas.
  • Ituverava: 3 vagas.
  • Mogi Guaçu: 1 vaga.
  • Santos: 2 vagas.

A prova será composta por 70 questões de múltipla escolha, sendo que 30 questões serão de Conhecimentos Gerais (Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico-Matemático, Informática e Atualidades) e as 40 restantes de conhecimentos específicos (Noções de Legislação, Noções de Administração Pública e Noções de Administração Financeira e Orçamentária).

As provas serão realizadas no dia 6 de Dezembro e terão duração de 4 horas.

O concurso do Tribunal de Contas de SP terá validade de dois anos, prorrogáveis uma única vez por igual período.

A organizadora do Concurso será a Fundação Carlos Chagas, as inscrições poderão ser realizadas até às 14:00 horas do dia 23 de Outubro, através do site www.concursosfcc.com.br. O pagamento da taxa de participação pode ser feito através de boleto bancário ou através de débito em conta, vale lembar que essa última opção só está disponível para correntistas do Banco do Brasil.

Por Beatriz 


Governador de São Paulo proibiu a contratação e o aproveitamento de candidatos remanescentes de concursos para o Governo Estadual e fundações e empresas ligadas a ele.

Como medida de cortar gastos no Governo, o governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, proibiu a contratação e o aproveitamento de candidatos remanescentes de concursos para o Governo Estadual e também para as fundações e empresas que estão ligadas a ele. A exceção é para as universidades estaduais. A ordem do governador foi publicada sob o decreto nº 64.466, que foi publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo, na última quinta-feira (dia 3).

Mas o decreto abre a exceção para que o governador autorize, excepcionalmente, o aproveitamento de remanescentes de concursos realizados desde que estejam dentro de sua validade. Mas a autorização só poderá ser feita após uma justificativa que deve ser aprovada pelos seus secretários da fazenda e do planejamento.

Em uma nota divulgada pela Secretaria de Planejamento e Gestão há a afirmativa de que o Governo do Estado vem trabalhando para garantir que as contas públicas estejam equilibradas, a fim de manter o ritmo dos investimentos e também os serviços prestados à população, mesmo em um momento de economia fragilizada. Ainda segundo a secretaria, o decreto não prejudica a população e nem compromete as atividades do estado.

O decreto prevê que os novos concursos só poderão ser autorizados caso haja necessidade real, com justificativa dos dirigentes correspondentes. Segundo a secretaria, o estado de São Paulo continuará mantendo a prioridade dos investimentos, a medida também ajudará o governo a não aumentar os impostos e manter a lei de responsabilidade fiscal.

E essa não é a primeira medida tomada por Alckmin para controlar a economia no estado de São Paulo. No mês de julho, o governador adiou o calendário de liberação de créditos da Nota Fiscal Paulista em seis meses. O Governo realizou esse adiamento para preservar os recursos estaduais para outros investimentos e para áreas de atendimento à população.

O governador também cortou a fatia do ICMS reservada para os créditos. Antes a fatia era de 30%, e agora é de 20%.  A redução de 10% parece pouca, mas foi feita para que fosse possível a ampliação da distribuição dos recursos arrecadados para áreas como saúde, prefeituras e educação.

O governador também mexeu na folha de pagamento de funcionários e comissionados, efetuando um corte de R$ 2 bilhões e cortou também as secretarias de governo.

Por Patrícia Generoso


Seleção oferece 150 vagas para Procurador. Inscrições podem ser feitas entre os dias 20 de julho e 10 de agosto.

Após a publicação do edital ESAF 34/2015 por parte da Escola de Administração Fazendária, tivemos o início oficial do concurso público de 2015 da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN). Esse é um dos concursos mais esperados de 2015. O mesmo tem como principal objetivo o preenchimento de 150 vagas para o cargo de Procurador. É importante destacar que 5% das vagas serão destinadas a candidatos com deficiência e 20% a candidatos que se declararem negros. A remuneração inicial desse profissional é de R$ 17.330,33, para uma carga horária semanal de 40 horas.

Para participar deste certame é necessário que o candidato atenda a alguns pré-requisitos. Com isso, é preciso que o candidato possua formação superior no curso de Direito por uma instituição reconhecida pelo MEC. O candidato também deverá estar inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, bem como deve possuir dois anos de prática forense.

Os interessados devem realizar a inscrição preliminar através de meio eletrônico. Dessa forma, os mesmos devem acessar o site oficial da ESAF (www.esaf.fazenda.gov.br). O período de inscrições terá início em 20 de julho de 2015 e término em 10 de agosto de 2015. A taxa de inscrição para este certame será de R$ 195,00.

O processo seletivo deste certame é bastante extenso e composto de muitas etapas. Dentre elas podemos destacar: prova objetiva, três provas discursivas, prova oral, avaliação de títulos e sindicância de vida pregressa.

A prova objetiva deste certame conta com nada menos que 100 questões e aborda diversas áreas do Direito, dentre elas: Direito Constitucional, Direito Tributário, Direito Financeiro e Econômico, Direito Administrativo, Direito Internacional Público, Direito Empresarial, Direito Civil e etc.

A prova objetiva e a prova discursiva serão realizadas na data provável de 20 de setembro de 2015. As mesmas serão aplicadas nas seguintes cidades: Aracaju-SE, Belém-PA, Belo Horizonte-MG, Boa Vista-RR, Brasília-DF, Campo Grande-MS, Cuiabá-MT, Curitiba-PR, Florianópolis-SC, Fortaleza-CE, Goiânia-GO, João Pessoa-PB, Macapá-AP, Maceió-AL, Manaus-AM, Natal-RN, Palmas-TO, Porto Alegre-RS, Porto Velho-RO, Recife-PE, Rio Branco-AC, Rio de Janeiro-RJ, Salvador-BA, São Luís-MA, São Paulo-SP, Teresina-PI e Vitória-ES.

Por Bruno Henrique


Inscrições para o concurso poderão ser realizadas entre os dias 13 e 27 de julho. Taxa de participação é de R$ 165.

A edição desta terça-feira, dia 30 de junho de 2015, do Diário Oficial da União, trouxe a publicação de mais um edital de concursos público que já era aguardado por muitos concurseiros. Dessa vez o edital publicado foi o do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). Neste edital o órgão está disponibilizando o total de 80 vagas. Este concurso terá a finalidade de realizar o preenchimento de seu quadro de pessoal. Para se candidatar neste concurso os interessados devem possuir obrigatoriamente nível superior de escolaridade.

Essa montante de vagas que está sendo oferecida será distribuída no órgão na carreira de Analista de Planejamento nas seguintes áreas: Serão 62 vagas para a área de Planejamento e Orçamento, 10 vagas para a área de Tecnologia da Informação/Gestão e Desenvolvimento de Sistemas, 04 vagas na área de Tecnologia da Informação/Gestão de Infraestrutura de TI e outras 04 para a área de Gerência de Projetos e Governança de TI.

Podem se candidatar para concorrer a estas oportunidades os profissionais que possuem qualquer curso de nível superior, contudo, em instituições que sejam regularmente registradas no Ministério da Educação (MEC).

A remuneração inicial que está sendo ofertada para os candidatos que forem aprovados no concurso público e tomarem posse no cargo mencionado acima será de R$ 15.003,70.

As inscrições neste certame poderão ser feitas a partir das 10h00 do dia 13 de julho do ano de 2015 e se encerarão no dia 27 de julho do ano de 2015. As inscrições serão feitas através do portal eletrônico da empresa que regulará todo o certame, que no caso será a Esaf, cujo site é o www.esaf.fazenda.gov.br. A taxa de inscrição cobrada para a realização deste concurso é de R$ 165,00, a qual deverá ser paga até a data limite do dia 10 de agosto do ano de 2015.

No momento a realização da inscrição os candidatos obrigatoriamente terão que selecionar a localidade onde irão querer fazer as provas objetivas, uma vez que estas serão aplicadas somente nas seguintes cidades: Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Belém e Salvador. As provas serão aplicadas a todos os candidatos no dia 04 de outubro do ano de 2015. Os candidatos ainda terão que optar também pelo idioma de sua preferência, inglês o espanhol, bem como a área de atuação.

Por Adriano Oliveira


Seleção oferece vagas para profissionais de nível médio, técnico e superior. Inscrições vão até o dia 6 de julho.

A Itaipu Binacional, situada no Paraná, está realizando um processo seletivo onde disponibiliza 21 oportunidades e também a opção para formar um cadastro reserva (CR). As vagas deste concurso são destinadas para todos os níveis de escolaridade.

As pessoas que apresentarem nível médio de escolaridade, com certificado de uma instituição que tenha o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), terão a chance de se inscrever no cargo de Profissional de Nível Suporte I. Os salários irão corresponder ao valor de R$ 2.505,43.

Os candidatos que tiverem concluído o nível técnico de escolaridade poderão concorrer à função de Nível Técnico I, nos departamentos de Hidrologia, Florestal ou Ambiental, Construção Civil, Eletromecânica, Segurança do Trabalho, Mecânica ou Eletromecânica, Agrícola, Agropecuária e Edificações. A remuneração mensal dos funcionários será de R$ 3.171,90.

Já os profissionais que possuem certificado de graduação poderão concorrer às oportunidades dos setores de: Engenharia Hídrica, Engenharia Mecânica, Computação em Suporte, Engenharia Ambiental, Pedagogia, Engenharia Mecatrônica, Informática de Sistemas, Secretariado Executivo, Engenharia Elétrica, Comunicação Social, Engenharia Civil, Ciências da Computação, Ciências Contábeis, Letras e Jornalismo. Os colaboradores irão receber um rendimento mensal entre os valores de R$ 4.799,82 até R$ 5.568,11.

Para se inscrever no concurso, acesse o portal do organizador, que é o Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC/UFPR): www.nc.ufpr.br. Para ter a validação do cadastro é necessário que os candidatos efetuem o pagamento de uma taxa entre os valores de R$ 60 a R$ 90. O período das inscrições será encerrado no dia 6 de julho de 2015.

No certame, os inscritos passarão pelas seguintes avaliações, com um caráter eliminatório e classificatório: Teste Objetivo, Prova Discursiva, Verificação do Currículo, Prova de Língua Inglesa, Exame Médico, Verificação da Capacidade Física e Prova Oral.

Os aprovados no concurso irão ocupar os cargos nas cidades de Foz do Iguaçu, Guaíra, Curitiba e Santa Helena, todas no estado do Paraná.

Felipe Couto de Oliveira


Concurso do TJ-SC oferece 14 Vagas para Juiz Substituto. Inscrições podem ser realizadas até o dia 2 de junho.

Estão abertas as inscrições para o Concurso do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina (TJ-SC). O certame oferece ao todo 14 vagas para o cargo de Juiz Substituto, cargo que exige o ensino superior completo em Direito e pelo menos três anos de atividade jurídica após ter concluído o curso. Vale lembrar que o salário dos aprovados chegará a R$ 22.521.

O concurso está sendo organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC), sendo que as inscrições podem ser realizadas através do site www.concursosfcc.com.br, até às 14:00 do dia 2 de junho de 2015. Vale lembrar que a taxa de participação neste certame custará R$ 196.

Todos os inscritos neste concurso passarão por diversas etapas de avaliação, entre elas estão: prova objetiva, prova discursiva, prova de sentenças cível e criminal, inscrição definitiva, sindicância da vida pregressa, investigação social, exame de sanidade física e mental, exame psicotécnico, prova oral, avaliação de títulos e curso de formação.

A prova objetiva será aplicada no dia 12 de julho e terá duração de 5 horas. Quanto ao horário e locais de realização do exame, eles serão informados oportunamente no site da Fundação Carlos Chagas. Vale lembrar que a prova objetiva será composta por 100 questões de múltipla escolha sobre assuntos como Direito Processual Civil, Direito Civil, Direito Tributário, Direito do Consumidor, Direito Penal, Direito da Criança e do Adolescente, Direito Processual Penal, Direito Eleitoral, Direito Constitucional, Direito Empresarial, Direito Administrativo e Direito Ambiental.

O gabarito da prova deverá ser divulgado no dia 15 de julho, no próprio site do Tribunal de Justiça de Santa Catarina e também no site da Fundação Carlos Chagas.

Com relação ao resultado final do concurso, ele deverá ser divulgado no dia 19 de setembro de 2016.

Último Concurso do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC):

O último concurso do TJ-SC foi realizado no início deste ano. Na ocasião foram ofertadas 32 vagas para Técnico Judiciário Auxiliar, Médico e Odontólogo. Os salários dos aprovados variaram de R$ 2.258 a R$ 4.920, dependendo do cargo. Além da remuneração, os aprovados poderão receber ainda auxilio alimentação de R$ 1 mil e auxílio saúde de R$ 100 a R$ 300 (dependendo da faixa de idade do aprovado).

Já as inscrições foram realizadas no mês de janeiro. Esta seleção teve como banca organizadora a Fundação Getúlio Vargas, que aplicou as provas no mês de março. As avaliações foram aplicadas em 9 cidades: Criciúma, Florianópolis, Chapecó, Lages, Blumenau, Joinville, Itajaí, Canoinhas e Joaçaba.

Confira abaixo algumas dicas para o Concurso do TJ-SC:


Em meio à crise no Brasil, muitas pessoas estão buscando na carreira pública estabilidade profissional e financeira.

Você acaba de concluir uma graduação e até mesmo já pensa em se pós-graduar (seja em nível de especialização, mestrado ou doutorado), mas, segue na dúvida sobre em que área aplicar todo o conhecimento que obteve e pretende continuar obtendo. Então se pergunta: vou atuar no setor privado ou na área pública, na maioria das vezes conquistada por meio de concurso público?

Você mesmo se responder a esse questionamento é um grande desafio, pois, as pessoas podem até opinar, lhe apresentar as vantagens e desvantagens de cada decisão, no entanto, é você quem terá de lidar com o serviço escolhido em sua dia a dia. Sem dúvidas, com a onda de demissões que tem acometido todas as regiões do Brasil, muita gente tem começado a estudar – e muito – para os grandes concursos públicos, aqueles que oferecem salários acima dos R$ 5 mil, além da certeza de que nunca ouvirá a temida frase: está demitido!

No entanto, antes de mergulhar de cabeça nessa decisão, siga algumas importantes dicas, como: escolher trabalhar na função na carreira público dentro daquilo que gosta de fazer e que possui habilidades intelectuais para desenvolver. Quando surgir em algum concurso público cargos que tenham a ver com sua formação acadêmica, sem dúvidas, chegou a hora de decidir pela carreira pública.

Se surgir um certame que ofereça vagas para atender a todas as suas expectativas profissionais e ainda lhe dê chances de crescimento dentro do órgão público, é bom não perder mais nenhum minuto e começar a estudar o conteúdo programático das provas, além de se preparar também para as provas de títulos – as que vão mostrar as suas experiências profissionais e toda a documentação comprobatória da sua formação acadêmica.

Se tiver respostas positivas para esses questionamentos, a questão salarial será apenas um detalhe – desde quando a carreira pública lhe levou a fazer o que gosta – e a estabilidade será apenas a garantia de que não passará pela péssima sensação do desemprego.

Mas, para ser um funcionário público requer investimento de tempo, dedicação, dinheiro para gastos com apostilas e cursinhos preparatórios e, acima de tudo, ter a certeza de que fez o seu melhor para ser aprovado, passando então a fazer parte de um seleto grupo de pessoas que possuem estabilidade profissional e prazer em trabalhar naquilo que gosta.  

Por Michelle de Oliveira


Prefeitura de Santana do Paraíso realiza Novo Concurso com 79 vagas de nível fundamental, médio e superior. Inscrições vão até o dia 16 de abril.

A prefeitura do município de Santana do Paraíso, no Estado de Minas Gerais, anunciou recentemente a abertura de um novo concurso público. Este novo certame irá oferecer 79 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Além disso, vale lembrar que o concurso também formará um cadastro de reserva para diversos cargos.

Para nível fundamental, o certame oferece oportunidades para Agente Comunitário de Saúde (33 vagas), Agente Administrativo (1 vaga), Auxiliar de Serviços Gerais (1 vaga), Digitador (2 vagas) e Orientador Social (2 vagas).

Já para nível médio são ofertadas vagas para Artesão (1 vaga), Auxiliar de Consultório Dentário (4 vagas), Auxiliar de Enfermagem (5 vagas), Auxiliar Técnico de Enfermagem (1 vaga) e Técnico em Higiene Bucal (Cadastro de Reserva).

Por fim, para nível superior são disponibilizadas vagas para Advogado (1 vaga), Assistente Social (5 vagas), Dentista (1 vaga), Cirurgião Dentista (Cadastro de Reserva), Educador Físico (2 vagas), Enfermeiro (4 vagas), Fonoaudiólogo (1 vaga), Médico (3 vagas), Psiquiatra (1 vaga), Nutricionista (1 vaga), Odontólogo (3 vagas), Pedagogo (1 vaga), Psicólogo (4 vagas) e Terapeuta Ocupacional (2 vagas).

Os salários ofertados aos aprovados irá variar entre R$ 764 e R$ 10 mil, dependendo do cargo. Já a jornada de trabalho irá variar de 20 a 40 horas por semana.

Os interessados em participar do concurso devem realizar as inscrições através do site www.imam.org.br. É importante lembrar que o prazo de inscrição irá até o dia 16 de abril. Quem não possui acesso à Internet pode se inscrever no Departamento de Administração e Desenvolvimento de Recursos Humanos, que fica localizado na Rua São José, nº 263, Centro. O horário de funcionamento do local vai das 12:00 às 18:00.

Com relação à taxa de participação, ela custa de R$ 38 a R$ 100, dependendo do cargo desejado.

Todos os participantes do concurso irão realizar uma prova objetiva no dia 23 ou 24 de maio. Os locais de prova deverão ser informados a todos os candidatos com uma antecedência mínima de 10 dias.

Sobre a cidade de Santana do Paraíso:

O município de Santana do Paraíso está localizado na região do Vale do Aço. A cidade possui cerca de 27 mil habitantes e seu clima é tropical. O atual prefeito do município é Antonio Afonso Duarte (PT), seu mandato foi até o ano de 2016. Entre as cidades vizinhas ao município estão: Mesquita, Belo Oriente, Ipaba, Caratinga e Ipatinga.


Continuam abertas as inscrições para o processo seletivo da Defensoria Pública da União em Minas Gerais (DPU-MG). A seleção é destinada à contratação de 25 estagiários de Direito e formação de um cadastro de reserva.

Para poder participar do processo seletivo é preciso estar matriculado entre o 4º e o 9º semestre do curso de Direito, em instituição de ensino superior oficial ou reconhecida pelo MEC.

Os interessados em concorrer a uma das vagas devem solicitar o requerimento de inscrição na Defensoria Pública da União, localizada em Belo Horizonte (Rua Pouso Alto, 15, no 12º andar), das 8:00 às 12:30 e das 13:30 às 16:00, de segunda a sexta-feira. No local, será preciso entregar a seguinte documentação: Currículo de no máximo duas laudas e Certidão de Matrícula expedida pela instituição.

As inscrições permanecem abertas até o dia 12 de março de 2014 e não será cobrada taxa de participação, sendo exigido que os candidatos levem apenas 1 kg de alimento não perecível (exceto fubá e sal) para serem doados a uma instituição de caridade.

Os contratados receberão uma bolsa-auxílio no valor de R$ 520,00 (para uma carga horária de 30 horas semanais) ou de R$ 364,00 (para jornadas de 20 horas semanais), acrescida de auxílio transporte no valor de R$ 6,00 por dia efetivamente estagiado.

Os estagiários vão atuar na sede da regional, que fica situada em Belo Horizonte (MG).

A forma de avaliação dos candidatos será por meio de prova objetiva e prova dissertativa. As avaliações serão realizadas na data provável de 16 de março de 2014, na cidade de Belo Horizonte (MG), em locais a serem definidos e divulgados com antecedência, através do site www.dpu.gov.br.

O certame será válido por um ano, prorrogável por igual período.

Para maiores detalhes, consulte aqui o edital completo.

Por Andrea Gomes 


A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), em conjunto com a Fundação Carlos Chagas, disponibilizou informações sobre o seu novo concurso. O certame visa à seleção de jovens para participar do Programa Aprendiz da Sabesp. Os candidatos serão nomeados para integrar o Curso de Aprendizagem Industrial para Formação de Agente Administrativo.

Vagas:

Estão disponíveis 565 vagas para estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Médio, que tenham idade de 14 a 21 anos até o dia do início das atividades. Do total de vagas, 5% estão reservadas para portadores de necessidades especiais, aos quais não se aplica o limite de idade.

Os estudantes selecionados receberão remuneração de R$ 724, somados a bonificações como vale transporte, vale refeição e assistência médica. A carga horária será de 40 horas semanais.

Os selecionados terão 8 horas semanais de instrução teórica na escola e nas 32 horas restantes desenvolverão atividades na empresa, em cargos técnicos ou administrativos, no período das 8:00 às 17:00.

Inscrições:

As inscrições já estão abertas e os jovens que ainda não fizeram devem visitar o endereço eletrônico da Fundação Carlos Chagas (www.concursosfcc.com.br) até a data limite de 24 de fevereiro de 2014. A taxa de inscrição custa R$ 48.

Prova:

Os estudantes serão avaliados e selecionados por meio de 4 etapas:

  • Etapa 1: Prova Objetiva (Matemática, Língua Portuguesa, Geografia e História), que será aplicada no dia 30 de março de 2014 e terá duração de 3h30min.
  • Etapa 2: Comprovação de Pré-Requisitos.
  • Etapa 3: Exame Médico Pré-Admissional.
  • Etapa 4: Admissão.

O contrato possui prazo definido de 2 anos (24 meses) e os selecionados não serão contratados pela empresa por tempo prolongado. 

Informações como requisitos exigidos, documentação necessária, horários e locais da prova, estão disponíveis para os candidatos no site da Fundação Carlos Chagas (www.concursosfcc.com.br). Outros dados podem ser obtidos através do telefone (11) 3723-4388 ou pela página da Sabesp (www.sabesp.com.br).

Por Fábio G. Santos


Os interessados em participar do processo seletivo de estágios da Prefeitura de Xavantina, no Estado de Santa Catarina, têm até o dia 27 de fevereiro do ano em vigor para efetuarem suas inscrições no presente certame. Vale dizer que esse processo seletivo está ofertando bolsas de até R$ 618,00, para uma carga horária de atividades de estágio de 30 horas durante toda a semana.

As pessoas com interesse em ingressar nesse programa devem se inscrever na Secretaria Municipal de Educação, localizada na Rua Praça Rio Branco, s/nº, no Centro de Xavantina (SC). É preciso levar os seguintes documentos: CPF e Comprovante de Matrícula em Curso Superior (referente ao ano letivo de 2014).

Em relação ao método de avaliação, o fato é que haverá uma prova de natureza objetiva a ser realizada na data provável de 09 de março do presente ano. Essa prova irá ocorrer na Escola de Educação Básica Professor Luiz Trindade, localizada na Rua Irineu Bornhausen, s/nº, Xavantina (SC).

O gabarito deverá ser divulgado no dia 10 de março, através do endereço eletrônico www.xavantina.sc.gov.br.

Para as pessoas que tem o perfil buscado e que ficaram com interesse nessas oportunidades, vale dizer que as vagas são para trabalhar na Secretaria Municipal de Administração.

Por fim, em termos de prazo de validade, o fato é que esse processo seletivo terá duração estipulada de um ano, a ser contado a partir da homologação de seu resultado. O mesmo pode passar por prorrogação de igual período, a depender das vontades, critérios e objetivos da organizadora do programa de estágio. Mais detalhes e pontos relevantes no site da empresa responsável.

Por Juan Wihelm


A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), em parceria com a Diretoria Regional de São Paulo Interior, está fazendo a divulgação da abertura de novas oportunidades de estágio, sendo essas oportunidades direcionadas para alunos que estão cursando o ensino superior no Estado de São Paulo.

Estão abertas no total 74 vagas imediatas. Também será feito também a formação de um cadastro de reserva para as demais vagas que ainda serão criadas no decorrer desse ano de 2014.

Das vagas que estão abertas, 36 são para atuar no turno matutino e 38 vagas são para o turno vespertino. Os interessados deverão ter a disponibilidade para trabalhar em Ribeirão Preto, Rio Claro, São José dos Campos, São José Rio Preto, Araçatuba, Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Sorocaba e Valinhos.

O trabalho vai ser realizado sempre de segunda a sexta-feira, em 4 horas por dia, sendo o total de 20 horas na semana.

Mas o que é preciso para se candidatar a essa vagas de estágios que estão sendo oferecidas pelos Correios de São Paulo?

Saiba que é preciso ter idade igual ou superior a 18 anos e estar cursando o ensino superior em qualquer área, porém, é preciso estar estudando em uma das Instituições de Ensino Superior conveniadas com a ECT.

É necessário estar cursando a partir do 3º semestre e no caso dos estudantes do curso de Direito, é preciso ter concluído pelo menos 50% de todas as disciplinas.

Vai ser pago bolsa-auxílio em um valor compatível com o mercado, além de todos os benefícios.

Caso você tenha interesse nessa oportunidade, saiba que vai ser possível se inscrever até o dia 27 de fevereiro de 2014, através do endereço eletrônico www.correios.com.br. Não vai ser feita a cobrança de taxa de inscrição. Em caso de dúvidas leia o edital completo.

O processo seletivo vai ser feito pela análise curricular. Já a divulgação do resultado vai acontecer em poucos dias após o término da data de inscrição.

Por Josiane Fernandes de Jesus


Através do Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB), a Caixa Econômica Federal lançou dois editais relativos à criação de um cadastro de reserva para os cargos de Técnico Bancário Novo, Médico do Trabalho e Engenheiro (na seguinte área Agronômica, Elétrica, Mecânica e Civil).

Para efetuar a inscrição para o cargo de Técnico Bancário Novo é preciso acessar o site www.cespe.unb.br até o dia 11 de fevereiro de 2014. O valor da inscrição é de R$ 43,00.

Já para efetuar a inscrição para os cargos de nível superior, é preciso acessar o site www.cespe.unb.br, também até o dia 11 de fevereiro. Neste caso as taxas de inscrição custam R$ 74,00.

Quando iniciar o procedimento de inscrição, o candidato deverá preencher um formulário específico, escolher uma cidade onde ele fará a prova e imprimir o documento com a taxa de inscrição.

Os aprovados no cargo de Técnico Bancário Novo começarão a carreira com um recebimento mensal de R$ 2.025, além de benefícios como participação nos lucros, plano de saúde, plano de previdência, auxílio alimentação e auxílio cesta/alimentação. A jornada de trabalho será de seis horas, de segunda a sexta-feira. Os contratados realizarão funções diversas relacionadas ao serviço bancário.

Já para os aprovados para o cargo de Engenheiro receberão um salário de R$ 8.041, com os mesmos benefícios dos Técnicos Bancários, porém com jornada de trabalho de oito horas, de segunda a sexta-feira.

Por fim, o cargo de Médico do Trabalho oferece os benefícios dos cargos anteriores, porém, a remuneração mensal é de R$ 4.021, por 20 horas semanais trabalhadas. 

Para maiores informações sobre o concurso, acesse o site www.cespe.unb.br.

Por Sávio Oliveira.


Encontram-se abertas as inscrições para o Programa de Formação de Profissionais Trainees 2014 do Grupo CCR, que atua com negócios nas áreas de rodovias, mobilidade urbana e serviços.

Ao todo, serão selecionados 27 candidatos para atuar nos Estados de São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro.

Os interessados devem ter concluído a graduação (entre dezembro de 2011 e dezembro de 2013) em um dos seguintes cursos: Administração, Engenharia (Computação, Civil, Controle e Automação, Elétrica, Mecânica, Eletrônica, Naval e Produção), Ciências Econômicas, Ciências Contábeis ou Cursos na área de TI. Além do requisito de formação, também é preciso ter inglês intermediário e possuir disponibilidade para residir em outra Cidade/ Estado.

A duração do programa é de 8 meses e durante esse período os profissionais participarão das fases de Imersão, Job Rotation e Trabalho Complementar de Formação Empresarial. É importante lembrar que os selecionados irão contar com o acompanhamento periódico da equipe de Gestão de Pessoas.

Quem quiser concorrer a uma das vagas, deve se inscrever através do endereço eletrônico www.ccr.com.br, até o dia 09 de setembro.

Por Andrea Gomes


A Prefeitura Municipal de Curvelândia (MT), cidade situada a aproximadamente 300 km de Cuiabá, está com um processo seletivo aberto para a contratação de 23 novos profissionais de nível superior de escolaridade.

As vagas são para os seguintes cargos de atuação: Psicólogo, Bioquímico, Assistente Social e Professor (de Geografia, História, Língua Portuguesa, Matemática e Pedagogia).

Do total de vagas, 10% serão destinadas a candidatos portadores de necessidades especiais.

Para se inscrever, basta que os candidatos acessem o site da ACP Informática, do dia 21 de março ao dia 1º de junho de 2012. O valor da taxa de inscrição não foi divulgado no edital do concurso.

Os salários iniciam em R$ 980,66 e vão até R$ 2.136,00, para uma jornada de trabalho semanal de 20 a 40 horas.

A prova objetiva será aplicada no dia 17 de junho de 2012, na Escola Estadual João Paulo I, das 9h às 12h, no município de Curvelândia (MT).

Este processo seletivo tem validade de um ano, podendo ser prorrogado por mais um ano.





CONTINUE NAVEGANDO: