Setor de Tecnologia – Mercado de Trabalho e Falta de Candidatos

Categorias: 2021 - Emprego - Empregos - Tecnologia

Área conta com grande número de vagas, mas com poucos candidatos.



Apesar da crise de pandemia, crise empregatícia, lockdown, isolamento, em um dos setores profissionais mais importantes da atualidade, na área de tecnologia estão sobrando postos de trabalho e faltando gente qualificada.

Esta nova crise atingiu drasticamente o mercado de trabalho paralelamente à pandemia de Covid-19, porém, não afetou a todos os setores que, em realidade, mantém vagas disponíveis e carece de profissionais à altura dos cargos.

Durante o período em que foi registrado no Brasil um recorde terrível de 14 milhões de pessoas desempregadas, muitas grandes empresas no setor tecnológico seguem disputando os melhores profissionais, havendo muitas queixas devido à dificuldade de se recrutar pessoas com esse nível de capacitação.

Entretanto, este mercado tecnológico segue bastante aquecido, sobretudo no setor de tecnologia, embora outros setores também sofram dessa carência, tais como: na área de comunicação; de recursos humanos; na área das engenharias renováveis e no setor de marketing digital, entre outros.



Entre as funções, a de desenvolvedor está entre as mais requisitadas, dado que consiste em um tipo de profissão que vai ser o futuro de muitas outras. Recente pesquisa, em ampla escala, foi realizada e divulgada no Brasil, por iniciativa de uma grande multinacional especializada no ramo de recrutamento, indicando que a busca por profissionais nessa área aumentou vertiginosamente atingindo a porcentagem de 169%, no final de 2020.

No setor de TI e de comunicação estão entre as profissões mais destacadas nessa mesma pesquisa. De acordo com a organização Brasscom (importante Associação das Empresas no ramo de Tecnologia da Informação e de Comunicação), foram abertas em torno de 54 mil novas vagas para a função de TI e de comunicação, entre os meses de janeiro e novembro de 2020, constituindo esse resultado em assombroso aumento na escala de 3,5% com relação ao ano anterior, no caso, 2019.

Os pesquisadores da Brasscom estimam que a atual mercado estará abrindo demanda para mais de 70 mil profissionais até o ano de 2024.

Dados oficiais emitidos pelo órgão do Ministério da Economia apresentam um panorama em que setores da informação, de comunicação e setores financeiros, na área de imobiliárias, e áreas administrativas conquistaram um positivo saldo positivo de até 208 mil empregos gerados e registrados em carteira de trabalho, no ano de 2020. Este pode ser considerado o mais eficiente resultado entre todas as atividades avaliadas pelo Caged, ou Cadastro Geral dos Empregados e dos Desempregados.

Sobre as remunerações dos cargos aqui enunciados, um levantamento sobre esse tema foi realizado e divulgado pela Robert Walters, para este ano de 2021, abrangendo 96 carreiras em áreas muito específicas, sobretudo na área de tecnologia, e suas variantes.

Em sua pesquisa foi detectado que a procura por profissionais desenvolvedores disparou nos números levantados pela Robert Walter, indicando que estão sobrando entre 11 mil e 19 mil cargos disponíveis no setor de desenvolvedores e de engenheiros no segmento de software em todo o território nacional. Por isso a urgência de pessoas formadas em cursos superiores nessas áreas.

Entretanto, este é o problema: a ausência de mais cursos especializados para a profissão de desenvolvedor, que abrange muitos ramos da tecnologia digital, que está dominando uma fatia muito importante do mercado de trabalho atual.

Outras pesquisas também apontam quase os mesmos resultados, abrando os mesmos tipos de profissões na área de TI, que são desenvolvedores atrelados aos seguintes tipos de sistemas: o Java, o Angular e o DevOps. A mesma pesquisa da Robert Walters confirma isso. É muito importante que sejam criados mais cursos superiores e técnicos especializados em nosso país, sobretudo na área de tecnologia e de desenvolvedores.

Paulo Henrique dos Santos



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Posting....