O esgotamento (“Burnout”) é um tipo especial de estresse relacionado ao trabalho – um estado de exaustão física ou emocional que também envolve uma sensação de realização reduzida e perda de identidade pessoal.
“Burnout” não é um diagnóstico médico. Alguns especialistas pensam que outras condições, tais como a depressão, estão por trás do esgotamento. Pesquisadores apontam que fatores individuais, tais como traços de personalidade e vida familiar, influenciam quem experimenta exaustão no trabalho.
Se ignorado, o “Burnout” pode ter consequências sérias, tais como:
– Estresse excessivo;
– Fadiga;
– Insônia;
– Tristeza, raiva ou irritabilidade;
– Consumo exagerado de álcool;
– Doença cardíaca;
– Pressão arterial alta;
– Diabetes tipo 2;
– Vulnerabilidade a doenças.
Embora não haja uma solução rápida para o “burnout“ (esgotamento), há muitas maneiras de aliviar os níveis de estresse e retornar a um estado mais saudável.
Se você gosta de gadgets, os rastreadores de estresse são uma ótima maneira de monitorar sua ansiedade. Os rastreadores também o ajudam a entender mais sobre seus padrões e comportamentos pessoais de estresse.
Saber quais são seus ativadores de estresse lhe permitirá evitar ou reduzir as interações com eles. Tente prestar atenção a incidentes, pessoas ou situações que consistentemente desencadeiam o estresse.
Não há vergonha em procurar ajuda de um psicólogo ou similar. A terapia reduz drasticamente os níveis de estresse e pode facilitar a cura a partir de uma perspectiva de aptidão mental e bem-estar emocional.
Tente implementar uma rotina regular de exercícios. O exercício regular não só é importante para mantê-lo fisicamente saudável, mas também promove o bem-estar mental. O exercício produz endorfinas, que são produtos químicos no cérebro que atuam como analgésicos naturais, levando à melhoria do sono e à redução dos níveis de estresse. Exercícios virtuais como a ioga on-line ajudam a aliviar o estresse sem que você sequer saia de casa.
Não tenha medo de falar por si mesmo para criar mudanças que possam atender melhor às suas necessidades mentais e emocionais.
Todos processam o estresse de forma diferente. Técnicas de gerenciamento do estresse, tais como mindfulness ou alimentação intuitiva, só tendem a ajudar.
O cultivo de um equilíbrio entre trabalho e vida pessoal o ajudará a levar uma vida muito mais funcional e sem estresse. Isso melhorará seu relacionamento com os entes queridos, o que é um aspecto fundamental de sua saúde e bem estar.
No trabalho, como na vida, há muitas coisas que não podemos controlar. Enquanto algum estresse é uma parte normal da vida profissional e quantidades moderadas de estresse podem ser estimulantes, o estresse excessivo pode interferir na produtividade e afetar sua saúde física e emocional.
Quanto melhor você estiver administrando seu próprio estresse, melhor você desempenhará seu trabalho e menores as chances de ter um burnout.
Veja algumas dicas para tentar superar o esgotamento causado pelo trabalho:
Discuta as preocupações específicas com seu supervisor. Talvez vocês possam trabalhar juntos para mudar as expectativas ou alcançar compromissos ou soluções. Seja claro sobre seus objetivos de trabalho e como você pode agregar valor ao seu departamento. Não fique atolado por suas várias tarefas, mas priorize e faça uma tarefa de cada vez.
Tenha uma conversa relaxante com seu colega ou amigo, faça um alongamento na fotocopiadora ou desça as escadas para comprar um lanche. Respirar um pouco de ar fresco o ajudará a esfriar seus sentimentos de estresse, raiva ou irritação.
Se você se comprometer demais ao assumir muitos projetos com prazos irrealistas, você não só perderá credibilidade no trabalho, mas também se estressará desnecessariamente.
Dê ao seu corpo o sono que ele precisa – pelo menos de sete a nove horas por noite. Dormir restaura o bem-estar e ajuda a proteger a sua saúde.
A maioria de nós estabelece metas em relação aos salários ou cargos desejados. Quando não atingimos nossas metas, ficamos estressados e deprimidos. Não se leve muito a sério.
Trata-se do ato de se concentrar no fluxo de sua respiração e estar intensamente consciente do que você sente a cada momento, sem interpretação ou julgamento.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?