Para alguns funcionários, “feedback” é uma palavra assustadora. Há muitos benefícios, no entanto, em aprender a abraçá-lo. Aprender a aceitar e implementar o feedback pode levar a uma maior confiança e autoconsciência.
Felizmente, é possível fazer com que o processo de receber críticas seja mais produtivo e menos pessoal.
Receber críticas construtivas pode fazer com que as pessoas se sintam defensivas ou emotivas. É por isso que é importante olhar o feedback como uma ferramenta de aprendizado. A maioria das pessoas quer ajudar você.
Se você não entender as recomendações de seu colega, ou se seu feedback não for suficientemente específico, volte atrás e faça perguntas. Se você discordar das críticas construtivas, também está tudo bem em falar sobre isso com seu supervisor.
É uma oportunidade rara de obter a perspectiva de outras pessoas sobre como você se comporta e seus deveres. Ter um mentor com quem você possa discutir o feedback que recebe também pode ser útil.
A palavra feedback pode fazer seu coração acelerar, mas as discussões sobre desempenho devem ser equilibradas. O feedback é realmente para ajudá-lo a crescer, mas os gerentes podem não dar feedback da maneira mais eloquente.
As discussões de desempenho podem ser especialmente intimidadoras para introvertidos, que normalmente precisam de mais tempo para processar informações internamente. Se isso se aplica a você, considere a possibilidade de pedir feedback por escrito.
Receber feedback com gratidão é uma habilidade, e que muitas vezes pode ser vista favoravelmente como um sinal de inteligência emocional no local de trabalho.
Dar feedback construtivo é fundamental para o desenvolvimento e o avanço de talentos.
Entretanto, a maioria dos líderes se sente desconfortável em fornecer feedback construtivo, especialmente quando se trata de um problema de pessoas. Como gestores, eles adotam uma abordagem passiva ou são culpados de feedback “apressado”, o que pode ser contraproducente.
1. Seja positivo. Concentre-se no que a pessoa está fazendo bem ao dar um feedback construtivo (e não apenas no que ela pode melhorar).
2. Concentre-se no comportamento, não na pessoa.
3. Seja específico. Forneça exemplos tangíveis do comportamento em questão, e não críticas vagas, como: “Você tem discutido muito com os clientes” ou “Tenho ouvido reclamações sobre sua atitude”.
4. Seja oportuno. Não espere até a avaliação anual de desempenho do funcionário para fornecer um feedback positivo ou construtivo.
5. Certifique-se de que esteja claro por que você está fornecendo o feedback.
6. Não use o feedback como uma cobertura para você compartilhar um julgamento real ou ser crítico em relação a outra pessoa.
7. Forneça feedback de um lugar neutro. Uma vez que uma pessoa recebe o feedback de um espaço neutro, a pessoa pode decidir mudar ou não.
8. Faça disso uma conversa de mão dupla. Concentre-se na “parceria”, não “isto é o que você está fazendo errado” ou “isto é o que você precisa mudar”.
9. Acompanhe. Se seu feedback construtivo diz respeito a um problema, procure oportunidades para “pegá-los fazendo o certo”. Reforce o comportamento positivo.
10. O feedback pode ser melhor recebido quando você tiver a autoridade, credibilidade e confiança já estabelecida no relacionamento.
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