Como dar e receber feedback no trabalho?

Para alguns funcionários, “feedback” é uma palavra assustadora. Há muitos benefícios, no entanto, em aprender a abraçá-lo. Aprender a aceitar e implementar o feedback pode levar a uma maior confiança e autoconsciência.

Felizmente, é possível fazer com que o processo de receber críticas seja mais produtivo e menos pessoal.

Como receber feedback no trabalho?

1. Tenha um plano.

Receber críticas construtivas pode fazer com que as pessoas se sintam defensivas ou emotivas. É por isso que é importante olhar o feedback como uma ferramenta de aprendizado. A maioria das pessoas quer ajudar você.

2. Faça perguntas

Se você não entender as recomendações de seu colega, ou se seu feedback não for suficientemente específico, volte atrás e faça perguntas. Se você discordar das críticas construtivas, também está tudo bem em falar sobre isso com seu supervisor.

3. Procure por feedback com frequência.

É uma oportunidade rara de obter a perspectiva de outras pessoas sobre como você se comporta e seus deveres. Ter um mentor com quem você possa discutir o feedback que recebe também pode ser útil.

4. Não se esqueça de seus pontos fortes.

A palavra feedback pode fazer seu coração acelerar, mas as discussões sobre desempenho devem ser equilibradas. O feedback é realmente para ajudá-lo a crescer, mas os gerentes podem não dar feedback da maneira mais eloquente.

5. Escrito pode funcionar melhor.

As discussões de desempenho podem ser especialmente intimidadoras para introvertidos, que normalmente precisam de mais tempo para processar informações internamente. Se isso se aplica a você, considere a possibilidade de pedir feedback por escrito.

Receber feedback com gratidão é uma habilidade, e que muitas vezes pode ser vista favoravelmente como um sinal de inteligência emocional no local de trabalho.

Quais as melhores formas de dar feedback?

Dar feedback construtivo é fundamental para o desenvolvimento e o avanço de talentos.

Entretanto, a maioria dos líderes se sente desconfortável em fornecer feedback construtivo, especialmente quando se trata de um problema de pessoas. Como gestores, eles adotam uma abordagem passiva ou são culpados de feedback “apressado”, o que pode ser contraproducente.

Veja algumas dicas que lhe permitirão ser o líder que dá feedback.

1. Seja positivo. Concentre-se no que a pessoa está fazendo bem ao dar um feedback construtivo (e não apenas no que ela pode melhorar).

2. Concentre-se no comportamento, não na pessoa.

3. Seja específico. Forneça exemplos tangíveis do comportamento em questão, e não críticas vagas, como: “Você tem discutido muito com os clientes” ou “Tenho ouvido reclamações sobre sua atitude”.

4. Seja oportuno. Não espere até a avaliação anual de desempenho do funcionário para fornecer um feedback positivo ou construtivo.

5. Certifique-se de que esteja claro por que você está fornecendo o feedback.

6. Não use o feedback como uma cobertura para você compartilhar um julgamento real ou ser crítico em relação a outra pessoa.

7. Forneça feedback de um lugar neutro. Uma vez que uma pessoa recebe o feedback de um espaço neutro, a pessoa pode decidir mudar ou não.

8. Faça disso uma conversa de mão dupla. Concentre-se na “parceria”, não “isto é o que você está fazendo errado” ou “isto é o que você precisa mudar”.

9. Acompanhe. Se seu feedback construtivo diz respeito a um problema, procure oportunidades para “pegá-los fazendo o certo”. Reforce o comportamento positivo.

10. O feedback pode ser melhor recebido quando você tiver a autoridade, credibilidade e confiança já estabelecida no relacionamento.

Posts Recentes

Serasa Experian oferece 80 vagas de estágio com bolsa de R$ 2.150

Estudantes de Administração, Matemática, Engenharias e outras áreas têm até setembro para se inscrever no programa de estágio da Serasa… Leia Mais

Inscrições abertas até junho para o trainee Kepler Weber 2024

A Kepler Weber, líder em soluções para armazenagem e processamento de grãos, está com inscrições abertas para seu programa trainee… Leia Mais

Arco Educação abre portas para futuros líderes em seu programa trainee

A Arco Educação, primeira startup brasileira de educação a abrir capital na Nasdaq, oferece um programa trainee focado em identificar… Leia Mais

Alavanque sua carreira com o programa trainee de finanças da Kenvue

Com um portfólio de marcas icônicas, a Kenvue oferece um programa de trainee de finanças que combina tradição, ciência e… Leia Mais

Como o Bolsa Trabalho Transforma Vidas no Estado de São Paulo

O Bolsa Trabalho SP oferece auxílio financeiro e capacitação para desempregados, promovendo inclusão e reintegração no mercado de trabalho. O… Leia Mais

Vagas de emprego para PCDs: descubra as melhores oportunidades em Jundiaí

Jundiaí oferece 150 vagas de emprego para pessoas com deficiência. Candidatos podem se inscrever pelo site da prefeitura. O mercado… Leia Mais