Você sabe o que é Nomofobia?

Você consegue viver sem o seu celular? Saiba que o medo irracional de ficar sem ele pode ser um transtorno psicológico.

O uso de telefones celulares tem aumentado exponencialmente nos últimos anos, especialmente após o surgimento dos smartphones. Os celulares agora são os nossos companheiros de trabalho, social, lazer e até mesmo de vida familiar. Entretanto, seu uso excessivo pode levar a problemas de dependência, vício e medo.

O que é Nomofobia?

Nomofobia é uma forma abreviada de “no-mobile-phone phobia”. O termo foi cunhado pela primeira vez em um estudo de 2008. Em uma amostra de mais de 2100 adultos, o estudo indicou que 53% dos participantes experimentaram nomofobia. A condição é caracterizada por sentimentos de ansiedade quando as pessoas perdem seus telefones, ficam sem bateria, ou não têm cobertura celular.

O estudo revelou que este medo pode ser tão poderoso que muitas pessoas nunca desligam seus telefones, mesmo à noite ou durante as horas em que não usam seus aparelhos.

O medo de perder algo é talvez o que leva tantas pessoas a relatar que responderiam a uma chamada ou mensagem de texto, mesmo que estivessem no meio de outra coisa. O estudo revelou que muitas vezes as pessoas estavam dispostas a interromper as atividades da vida para responder a uma chamada. A maioria das pessoas (80%) estava disposta a responder a uma chamada enquanto assistia televisão, 40% responderia a uma chamada enquanto comia uma refeição, e 18% estaria disposta a atender o telefone quando estivesse na cama com outra pessoa.

Embora a OMS ainda não tenha classificado a nomofobia como uma patologia mental, especialistas alertam para a crescente dependência desse pequeno dispositivo eletrônico desde o surgimento dos smartphones.

Sintomas de Nomofobia

Os sintomas de nomofobia são semelhantes a outras fobias e distúrbios de ansiedade. Eles podem incluir:

  • Ansiedade
  • Alterações na respiração
  • Tremedeira
  • Transpiração excessiva
  • Agitação
  • Desorientação
  • Taquicardia, que é um batimento cardíaco rápido que pode ser irregular ou regular

Se você tiver sintomas de nomofobia ou se sentir que seu uso do celular está causando problemas em sua vida, conversar com um profissional de saúde pode ajudar.

Tratamento da Nomofobia

Embora não haja tratamento específico para a nomofobia, seu terapeuta pode recomendar terapia de exposição, terapia cognitivo-comportamental, ou ambas para tratar de seus sintomas. Em alguns casos, seu médico também pode prescrever algum tipo de medicação para tratar sintomas de ansiedade ou depressão que você possa estar experimentando.

Medidas de Prevenção da Nomofobia

Como acontece com todos os vícios, a prevenção é a chave. Existem algumas medidas simples para evitar que o uso excessivo do telefone celular resulte numa dependência extrema ou num distúrbio grave. Entre as mais eficazes estão as seguintes:

  • Desinstale alguns aplicativos considerados desperdiçadores de tempo, tais como jogos.
  • Não use celulares durante as refeições.
  • Deixe as notificações silenciosas.
  • Defina horários específicos para acessá-lo e diminua o tempo de uso.
  • Nunca olhe para ele enquanto estiver conversando, comendo ou compartilhando momentos de lazer com outras pessoas.
  • Evite o seu uso antes de dormir, pois pode interferir no ciclo de sono.
  • Retire o celular do quarto.
  • Tente sair para caminhar na rua sem o telefone, assim terá um momento seu, sem interferências do celular.

Acima de tudo, não permita que a nomofobia cause problemas em sua vida profissional ou pessoal.

Posts Recentes

Ford busca mulheres talentosas para programa de estágio 2024

A Ford anuncia seu Programa de Estágio Afirmativo 2024, focado em acelerar o desenvolvimento de mulheres em diversas áreas da… Leia Mais

GTFoods contrata: 100 vagas disponíveis para início imediato em Maringá

Mega fábrica em Maringá oferece 100 oportunidades de emprego para quem quer começar a trabalhar agora. A GTFoods, uma das… Leia Mais

O que Elon Musk prevê para o mercado de trabalho com a IA

Elon Musk prevê um futuro sombrio onde os empregos serão opcionais, graças à inteligência artificial. O avanço das tecnologias de… Leia Mais

Mercantil Atacado e GBarbosa oferecem oportunidades de emprego na Bahia

GBarbosa e Mercantil Atacado oferecem novas vagas de emprego em diversas cidades da Bahia. Confira as oportunidades e benefícios. Conseguir… Leia Mais

Quer trabalhar na Klabin? Confira as vagas abertas nas fábricas do Paraná

Descubra as novas vagas de emprego na Klabin, uma das maiores produtoras de papéis para embalagens do Brasil. Procurar um… Leia Mais

Vagas de estágio e emprego na Sejuv: inscrições abertas

Jovens acima de 16 anos podem se inscrever para vagas de estágio e emprego na Sejuv; salários de até R$… Leia Mais