Como fazer uma Transição de Carreira com Sucesso?

Confira algumas dicas essenciais para fazer uma boa transição de carreira

As pessoas procuram mudar de carreira por muitas razões diferentes. Seus objetivos ou valores de carreira podem ter mudado; você pode ter descoberto novos interesses que gostaria de incorporar ao seu trabalho, pode desejar ganhar mais dinheiro, ou ter horários mais flexíveis, só para citar alguns.

Antes de decidir, é importante dedicar tempo para avaliar sua situação atual, para explorar opções de carreira, para decidir se sua carreira precisa ser retomada, e para escolher uma carreira que seja mais satisfatória para você. Como fazer essa transição?

1. Avalie sua satisfação profissional atual.

Quais aspectos de seu trabalho atual você gosta e não gosta? Suas insatisfações estão relacionadas ao conteúdo de seu trabalho, à cultura de sua empresa ou às pessoas com as quais você trabalha?

2. Avalie seus interesses, valores e habilidades.

Revise papéis bem-sucedidos, trabalho voluntário, projetos e empregos anteriores para identificar as atividades e habilidades preferidas.

3. Considere carreiras alternativas.

Faça um brainstorming de ideias para alternativas de carreira e discuta os seus valores e habilidades essenciais com amigos, família e contatos.

4. Seja pessoal.

Descubra o máximo que puder sobre essas áreas e procure contatos pessoais nesses setores para entrevistas informativas.

5. Experimente.

Identifique atividades voluntárias e freelance relacionadas ao seu campo de atuação para testar seu interesse. Por exemplo, se você estiver interessado em trabalhar com animais, seja voluntário em seu abrigo local.

6. Assista a uma aula.

Investigue as oportunidades educacionais que possam fazer a ponte para seu novo campo de atuação.

7. Atualize as suas habilidades.

Procure maneiras de desenvolver novas habilidades em seu trabalho atual que abririam o caminho para uma mudança. Se sua empresa oferece treinamento interno, inscreva-se para o maior número de cursos que puder.

8. Considere um novo emprego no mesmo setor.

Busque por funções alternativas dentro da sua área que usariam o conhecimento que você já possui.

Habilidades indispensáveis para desenvolver sua carreira no futuro

Não sabemos o que o futuro nos reserva, mas sabemos que vivemos em tempos de mudança e turbulência. Isto significa que sua descrição de trabalho pode ser muito diferente – ou até mesmo irrelevante – nos anos vindouros.

Se suas habilidades ou experiência estiverem “atrás dos tempos”, você pode ter dificuldades para encontrar trabalho ou ganhar promoção. Mas existem estratégias que você pode colocar em prática agora para garantir que não chegue a um “beco sem saída” na carreira.

1. Encontre uma empresa que te deixe “up to date”

Quer você esteja começando em sua carreira ou tenha a oportunidade de mudar de direção a meio caminho, candidate-se a cargos em empresas que investem no desenvolvimento de seu pessoal.

2. Permaneça atualizado

Empurre-se para manter suas habilidades técnicas atualizadas, mesmo que novos desenvolvimentos não pareçam diretamente relacionados ao seu trabalho atual.

3. Desenvolva habilidades

Continue seu desenvolvimento profissional, aprendendo as habilidades que todos os empregadores buscam. Habilidades como liderança, comunicação, inovação e gerenciamento de estresse, por exemplo, são competências essenciais nos empregos de hoje e de amanhã.

4. Pense globalmente

Olhe além de sua comunidade empresarial local, descubra sobre seu setor em outros territórios e abra sua mente para novas atitudes e técnicas.

5. Construa sua rede profissional

Desenvolva relacionamentos ou construir novas conexões com pessoas dentro e fora de sua organização.

6. Desenvolva a resiliência

Cultive sua capacidade de resistir ao desapontamento e à turbulência. O futuro é incerto e você provavelmente encontrará contratempos não importa o quanto você se prepare e planeje.

Posts Recentes

Ford busca mulheres talentosas para programa de estágio 2024

A Ford anuncia seu Programa de Estágio Afirmativo 2024, focado em acelerar o desenvolvimento de mulheres em diversas áreas da… Leia Mais

GTFoods contrata: 100 vagas disponíveis para início imediato em Maringá

Mega fábrica em Maringá oferece 100 oportunidades de emprego para quem quer começar a trabalhar agora. A GTFoods, uma das… Leia Mais

O que Elon Musk prevê para o mercado de trabalho com a IA

Elon Musk prevê um futuro sombrio onde os empregos serão opcionais, graças à inteligência artificial. O avanço das tecnologias de… Leia Mais

Mercantil Atacado e GBarbosa oferecem oportunidades de emprego na Bahia

GBarbosa e Mercantil Atacado oferecem novas vagas de emprego em diversas cidades da Bahia. Confira as oportunidades e benefícios. Conseguir… Leia Mais

Quer trabalhar na Klabin? Confira as vagas abertas nas fábricas do Paraná

Descubra as novas vagas de emprego na Klabin, uma das maiores produtoras de papéis para embalagens do Brasil. Procurar um… Leia Mais

Vagas de estágio e emprego na Sejuv: inscrições abertas

Jovens acima de 16 anos podem se inscrever para vagas de estágio e emprego na Sejuv; salários de até R$… Leia Mais