A cultura é uma referência que está presente em todo o mundo, e cada região cria suas próprias regras e crenças a partir dela de uma forma diversificada. Até mesmo uma empresa possui cultura. Sim, uma empresa possui cultura, pois também faz parte de uma sociedade onde existem hierarquias. Desta forma, constitui-se a chamada 'cultura empresarial'.

A cultura empresarial, assim como outra cultura qualquer, é um conceito que também tem regras, e todos devem cumpri-las e respeitá-las para poder ter uma boa vivência no ambiente de trabalho. Às vezes é difícil se adaptar, ainda mais quando o funcionário é novato e vem de uma empresa de um ramo diferente. Normalmente ele vem com outros costumes da empresa anterior, e para ele se acostumar terá que ser muito flexível.

Descubra agora algumas dicas que podem ajudar quem se encontra nesse caminho:

– Procure se vestir exatamente conforme a política da empresa, para isso, preste atenção como as pessoas da empresa se vestem. Se os funcionários não usarem roupas sociais, por exemplo, aposte em um figurino que seja básico e discreto.

– Seja natural e mantenha postura adequada. Fale com naturalidade e evite usar vícios de linguagem. Observe como as pessoas se tratam (senhor/você) ou se elas se dirigem às outras pessoas pelo sobrenome ou mesmo pelo primeiro nome. Jamais fale mal ou compare a empresa atual com a empresa anterior para seus novos colegas de trabalho.

– Seja receptivo às pessoas para criar um clima de confiança entre vocês dentro da empresa. Escute mais e fale menos. Cuidado com grupinhos e fuja de fofocas.

– Mostre que você tem proatividade e que é um funcionário dinâmico e esforçado. Faça tudo o que lhe for solicitado. Tenha calma e paciência, pois no começo você pode estranhar um pouco. Saiba que para você se acostumar pode levar algum tempo, dias, semanas ou até meses. Tudo vai depender de como você responde a essa sua nova fase.

Por Daniela Almeida da Silva





CONTINUE NAVEGANDO: