A Construção Civil, atualmente, é um excelente campo de absorção de mão de obra, desde a menos especializada até a altamente especializa. Um profissional altamente especializado é o Gerente de Obras, responsável pelo Planejamento, Organização e Controle da Obra e pela organização das equipes de trabalho, análise de recursos necessários à execução da Obra, cumprimento de contratos e prazos, pela segurança e qualidade dos serviços.

Como é de se esperar, esse profissional assume responsabilidade por uma ou mais Obras e desempenha as suas atividades em consonância com o engenheiro responsável e o administrativo da Obra. Respondem diretamente à diretoria e, em grandes construtoras, há a possibilidade de existir uma alta-gerência. É possível ser funcionário contratado ou trabalhar em regime autônomo de prestação de serviços. Os ganhos desse profissional são muito bons e compensadores.

Para se tornar um Gerente de Obras é necessário possuir formação superior em Engenharia Civil e uma larga vivência na Obra Civil, pelo menos cinco anos, pois as condições de trabalho, às vezes, o levam a situações de risco que exigem–lhe muito conhecimento, não apenas teórica, mas, prático.

Por Lindomar Vieira





CONTINUE NAVEGANDO: