Confira aqui uma lista de vantagens e desvantagens de se seguir a carreira na área de Odontologia.

Ao escolher uma profissão, o jovem leva em conta muitas questões como aptidão pessoal, salário e oportunidades de crescimento. Como uma das graduações mais escolhidas no país, a odontologia é, para quem a escolhe, a certeza de um futuro promissor. Mas não é bem assim.

Com mais de 220 mil cirurgiões-dentistas, cerca de 19% do contingente mundial, o Brasil é o país com o maior número de profissionais no planeta. Desses, quase 90 mil estão concentrados em São Paulo, saturando o mercado. Mesmo esse número sendo considerado alto, mais de 170 instituições formam dentistas semestralmente no país, além do fato de que a inclusão da odontologia no SUS ainda é recente, não oferecendo vagas suficientes aos profissionais.

Apesar das promessas ao ingressar na faculdade serem de altos salários e de muitas ofertas de emprego, a realidade para o profissional recém formado costuma ser muito dura, o que tem ocasionado num grande número de abandonos na profissão.

Espalhadas pelas redes sociais, donos de clínicas de todo o país oferecem suas vagas em redes populares, com remunerações que variam de 20-45% da produção do dentista, com horários de trabalho que quase sempre ultrapassam as 10 horas diárias, inclusive aos sábados, sem direitos trabalhistas, sem salário fixo, sem férias e sem 13º salário. Em muitos casos, devido à informalidade dos vínculos de trabalho, os profissionais relatam “golpes” como falta de pagamento ou não cumprimento dos acordos combinados.

A alternativa encontrada pelos profissionais é a especialização. Ao se especializar em alguma área da odontologia, as perspectivas do profissional se renovam. Porém, devido à excessiva carga horária de trabalho e os ganhos inconstantes, ocorre um processo de elitização da especialização, pois além de não possuírem tempo para realizar o curso, são altos os valores das mensalidade (entre R$ 600 – R$ 2000) e o profissional precisa arcar com os custos do material do curso, que também são elevados.

O Conselho Federal de Odontologia possui uma espécie de “tabela” básica para procedimentos, mas essa praticamente não é seguida na maioria das clínicas brasileiras. A guerra pelo preço devida à grande concorrência favorece a quebra da ética da profissão, com anúncios de procedimentos de saúde como se fossem produtos, situação muito comum com próteses e canais.

A odontologia é uma profissão muito prestigiada e reconhecida, muito cogitada por vestibulandos, mas a realidade do profissional que escolhe a profissão para mudar de vida, ou mesmo se sustentar nos grandes centros, não é fácil. O mercado saturado, as condições abusivas de trabalho e a crise econômica precisam ser levadas em conta pelo estudante ao escolher uma profissão tão insegura.

Taya Cristo


Confira aqui as principais vantagens e desvantagens da carreira de Professor.

Ser professor não é fácil, mas é uma das profissões mais nobres do mundo. Aquela que forma todas as outras. Muitas pessoas sabem disso, mas poucas sabem reconhecer a real importância deste profissional para o futuro de toda uma nação.

Desde os tempos mais remotos se fazia importante ter professor. No príncipio somente as camadas mais altas da população que poderiam ser escolarizadas e isso foi mudando com o tempo. A Educação começou a ser oferecida para todos de todas as classes.

Aqui no Brasil, o que vemos é a desvalorização deste profissional. Além das péssimas condições de trabalho deste profissional, ainda tem a pior remuneração em relação a outros profissionais de nível superior.

Os cursos de licenciatura estão com números cada vez mais reduzidos de alunos, pois os estudantes buscam altos salários e reconhecimento profissional, o que ainda não acontece com professores.

Não é apenas em escolas públicas que isso acontece. Nos estabelecimentos particulares também tem essa desvalorização, essa falta de reconhecimento e respeito. Os professores são humilhados e agredidos por alunos, pais. etc. É uma classe que luta sozinha, sem o apoio de ninguém.

Apesar de todas as dificuldades, confesso que não trocaria por nenhuma outra profissão, Não há nada mais gratificante do que o sorriso meio tímido de um aluno quando escuta a leitura dramatizada de um texto, do que o despertar dele para o conhecimento, sua curiosidade, sua dedicação na realização das atividades. Tem aqueles que se apegam tanto que nos tornamos sua segunda mãe, dando broncas, conselhos e "pegando no pé".

É tão bom ensinar e aprender ao mesmo tempo, pois acreditem, também aprendemos quando ensinamos, como já dizia o saudoso Paulo Freire em seu livro "Pedagogia da autonomia".

Um professor, alguns anos atrás, comprou um celular com uma nova tecnologia, mas não era muito habilidoso. Como sempre fez, levou seu aparelho para a sala de aula, caso alguém ligasse. Num momento da aula, necessitava de algo no aparelho mas não sabia como, eis que é surpreendido por um aluno que não dominava muito sua disciplina mas sabia tudo sobre o celular e ensinou o professor a utilizar todos os aplicativos que tinham disponíveis em seu aparelho.

Algumas coisas só descobrimos com o passar dos anos, ou seja, com a maturidade. Um jovem que inicia na profissão de professor e não tem certeza do que realmente quer, corre risco de desistir no primeiro dia de aula ao se deparar com toda a indisciplina que permeia a sala de aula, com toda falta de infraestrutura de escolas públicas e algumas "particulares" também, com toda ausência da família no processo ensino-aprendizagem dos alunos, nas reuniões de pais, a falta de informação daquele aluno indisciplinado que muitas vezes pede socorro para o professor em relação a algo que está acontecendo e que não sabe como lidar pela falta de experiência.

Crianças e adolescentes são as melhores pessoas para nos relacionar. Não, eles não são inocentes, mas são verdadeiros e intensos em seus sentimentos.

Para ser professor é necessário cursar Licenciatura Plenas em alguma disciplina do currículo oficial: Letras para  ensinar Português e Inglês (ou Espanhol, confome uma lei assinada em 2011), Matemática para ensinar a mais temida matéria, a própria Matemática. Se você quer ser professor de ciências basta cursar Ciências Biológicas. Os cursos de Geografia, História, Educação Física e Artes tem o mesmo nome que a disciplina que te tornará apto para lecionar tais disciplinas. A maioria dos cursos de Licenciatura têm duração de 3 anos e hoje em dia pode até ser realizado na modalidade EAD, isto é, a distância, no conforto da sua casa, sendo necessários alguns encontros semanais ou mensais, dependendo da grade do curso e da Universidade escolhida.

Os preços também são mais acessíveis não só em relação a alguns cursos como também há alguns anos atrás. Além disso, o governo dispões de programas de incenivo ao Ensino Superior como Prouni e Fies. Algumas faculdades oferecem financiamento estudantil próprio e bolsas de estudos com diversas porcentagens de desconto.

É necessário acreditar na Educação para poder fazer parte dela e para poder fazer a diferença.

O país só poderá ser melhor com Educação, isso é sabido e se faz urgente. Se o Brasil tem como slogan federal "Pátria Educadora", é mais que urgente a valorização destes profissionais não só com salários dignos e condições decentes de trabalho, como dar a sua real importância, assumindo que através da Educação é que podemos mudar o futuro.

Parabéns aos guerreios, professores desse Brasil, país tão rico e tão carente de educação. Eu acredito que seremos surpeendidos com a valorização do magistéio e que isso não vai demorar muito.

Nilda Ribeiro do Nascimento


Quase todos os dias lemos, vemos e ouvimos nos noticiários reportagens relacionadas à espionagem online, golpes virtuais, fraudes bancárias e invasão de computadores e e-mails. A preocupação com a segurança na rede mundial de computadores fez surgir à necessidade da contratação de profissionais que saibam monitorar e prevenir os crimes cibernéticos.

E não é qualquer 'empresinha' que está buscando esse profissional, chamado de Perito Digital. É o Governo, o Exército, a Polícia e as grandes corporações responsáveis por garantir a segurança nacional.

Talvez você não tenha ouvido falar ainda nesse tal Perito Digital, mas é uma das profissões que mais deve crescer nos próximos anos. Mas afinal, o que faz esse profissional? Basicamente ele precisa ter o conhecimento necessário para rastrear um criminoso virtual. É um especialista forense computacional, por assim dizer, que vai auxiliar as investigações policiais. Por isso, é de extrema importância que ele saiba como é o tráfego de informações na internet para conseguir fazer o caminho inverso ao do criminoso: descobrir a raiz da mensagem a partir de seu local de recebimento.

Um Perito Digital precisa entender não só de computadores, mas de celulares também. O coordenador dos cursos de pós-graduação em Gestão e Tecnologia em Segurança da Informação (GTSI) da Faculdade Impacta Tecnologia de São Paulo (FIT), Jeferson D’Addario, afirma que essa área tem uma perspectiva muito grande de crescimento e em pouco tempo. “A criminalidade cibernética aumenta em números alarmantes! Com isso, a necessidade de proteção é uma realidade. Muitos alunos têm conseguido bons empregos antes de concluir a pós-graduação, e muitos outros profissionais já empregados procuram a faculdade para aperfeiçoar seu conhecimento. Não basta o conhecimento técnico. O profissional precisa aprender sobre questões jurídicas, sobre comportamento e processos de investigação”.

Para quem ainda estava em dúvida sobre qual faculdade escolher, vale dar uma procuradinha pelos cursos relacionados à Segurança da Informação e Investigação de Fraudes Computacionais já oferecidos em algumas universidades brasileiras.

Por Nathália Sartorato


As pessoas que ainda não escolheram em qual área profissional atuar, sempre pesquisam sobre as profissões que estão em alta no mercado de trabalho.

Primeiro vamos começar pelo óbvio, a Engenharia Civil. Assim como confirma os estudiosos do ramo, a Engenharia Civil permanecerá em alta por muitos anos. O Brasil está sofrendo um grande crescimento físico, com isso os profissionais da área são muito requisitados, tanto que em algumas regiões já acontece a carência desses profissionais.

Já os profissionais que estão se formando em qualquer área referente a tecnologia, também contarão com um bom espaço dentro do mercado de trabalho. Entre as profissões em destaque nesta área estão: engenheiro da computação, bacharel em ciências da computação, bacharel em informática e analista de sistemas.

Na parte da infraestrutura e logística, o Brasil também irá sofrer um grande upgrade por causa de alguns eventos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Devido a isso, os profissionais da área deverão ser contratados a peso de ouro.

A área de finanças e contabilidade também estará em alta durante os próximos anos. Grandes empresas estão sempre à procura desses profissionais para manterem um bom controle financeiro, consequentemente aumentando os rendimentos da empresa.

Profissionais como agentes de viagem e guias turísticos também estarão em alta durante os próximos anos.

Fonte: Cursos Gratuitos

Por Matheus Camargo


Com o atual crescimento da aviação comercial, torna-se cada vez maior o interesse das pessoas em seguir a carreira de Comissário de Voo.

Este profissional, além de possuir diversos atributos como simpatia, gentileza e etiqueta, é arduamente treinado em técnicas de segurança de voo, primeiros socorros, procedimentos de emergência e, havendo um pouso fora do esperado, está preparado para cuidar dos passageiros em ambientes hostis como selva, mar, gelo e deserto!

Para exercer suas funções, após ser aprovado no curso realizado em uma escola credenciada, o Comissário é testado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e fica à disposição das empresas aéreas. Estas fazem o chamado “Processo Seletivo” tão aguardado pelos alunos recém-formados.

Oferecer segurança, conforto e bem estar aos passageiros, tendo a oportunidade de conhecer diversos lugares do Brasil e do mundo, recebendo consideravelmente bem por isso, é um sonho que tem se tornado cada vez mais real.

Dentre outros fatores, são requisitos essenciais para tornar-se um Comissário de Voo: saúde física e mental (atestada por médicos da Aeronáutica), ter 18 anos ou mais, ensino médio completo (ou superior), além de disposição, força de vontade, gosto por servir, paciência e muito bom humor.

Confira no vídeo um pouco mais sobre esta profissão:

Por Vanessa Barbosa



Você é organizado, gosta de ler, é comunicativo e conhece informática? Se essas características e informações se encaixam em seu perfil, você pode seguir a carreira de bibliotecário. Isso mesmo. O mais curioso é que o avanço da internet não excluiu essa profissão, muito pelo contrário, abriu portas.

Independente do formato, em papel ou digital, a informação deve ser organizada e catalogada. É isso que o bibliotecário faz, grosso-modo.

O piso salarial em São Paulo é de R$ 1.750,00, já pessoas com experiência de dois anos podem alcançar salários que variam entre R$ 2000,00 e R$ 8000,00.

O bibliotecário pode atuar em bibliotecas de diversos gêneros e centros de documentação, arquivo e memória.

É uma área que muitos podem estranhar, entretanto, está em alta. Vale à pena pesquisar, não custa nada, afinal um bibliotecário precisará pesquisar muito.

Por Mauro Rodrigues


Para você que ainda não escolheu qual curso fazer para dar início à sua carreira profissional, aqui vai uma dica. Se você gosta de plantas e animais, assim como de atividades ao ar livre, o curso de Ciências Ambientais é uma ótima opção.

Hoje a maior preocupação do mundo é com a preservação ambiental e os limites impostos pelo homem na luta pela sobrevivência. Por isso, o mercado de trabalho nessa área é promissor nos próximos anos.

No Brasil há atualmente trinta e duas instituições de ensino que oferecem o curso e o mais importante é a procura por uma vaga de estágio o quanto antes pelo estudante, para que assim possa se integrar mais na profissão e garantir o seu emprego no futuro.

O profissional da área de ciências ambientais poderá atuar na gestão, planejamento, elaboração de projetos de sustentabilidade, na gestão ambiental, realizar consultorias, dentre outras atividades.

Por Elizabeth Preático


Você já ouviu falar de um Cool Hunter? Essa é uma das profissões consideradas mais emergentes no momento. Mas o que faz esse profissional?

Como o próprio nome já diz, essa é uma pessoa que busca o interessante. Ou seja, é um profissional que está sempre ligado em tendências, moda, eventos e movimentos culturais. Resumindo, o Cool Hunter seria um tipo de receptor de informações. Ele filtra o que é interessante para determinados segmentos de trabalho, como publicitários, advogados, artistas, jornalistas, etc, e envia o conteúdo para esse profissional utilizar como bem entender.

Para ser um Cool Hunter, você precisa ter mente aberta, disponibilidade para fazer viagens aos lugares mais exóticos do mundo e, acima de tudo, ter uma percepção boa para saber o que cada profissão precisa. Se interessou? Então procure se informar um pouco mais sobre agências de conteúdo. Descobrindo, conheça o trabalho deles e veja se essa é a sua praia. Daí, é só correr para o abraço.

Por Joel Kesher Martins



Boa notícia para os profissionais que atuam como analistas de valores imobiliários. A profissão agora está devidamente regulamentada.

Conforme publicado no Diário da União, desta segunda feira (12 de julho), define regras para os profissionais do meio, assim como os obriga e aos seus empregadores de tornarem-se credenciados e por conseqüência habilitados a trabalhar.

Com esse avanço os profissionais ganham além do reconhecimento merecido em toda a profissão, um código de conduta e o direito de elaborar relatórios que influenciaram diretamente o mercado financeiro.

A regulamentação torna a obtenção da habilitação mais fácil e diminui a burocracia comum no meio. Até dia 31 de dezembro, as empresas que empregam analistas de valores imobiliários terão que ter, no mínimo, 30% do seu quadro  devidamente credenciado.

Por Teresa Almeida


Números, prazos, conferências, noites sem dormir para finalizar impostos de rendas e manter as finanças dos clientes em ordem: Essa é a função dos contadores; garantir que as pessoas físicas e jurídicas andem em dia com o fisco. São estes profissionais que passam a vida quebrando a cabeça para garantir o saldo positivo e eliminar o saldo devedor da conta e da vida  dos que lhe procuram.

Caged, Dime, Dctf, Dipj, Cnpj, Cnae, Irrf, Fgts, Inss, Grrf, Icms, PIS, Cofins são palavras desconhecidas da maioria das pessoas, mas são ouvidas diariamente pelos que lidam com contabilidade e é nestas mãos que encontram-se os documentos de seus clientes, bem como a segurança que no final mês tudo estará em dia, tanto os negócios como a consciência.

Por Teresa Almeida


Dedicar-se a nutrição é levar as pessoas uma forma de aliar a alimentação à boa forma física e também fazer com que a saúde misture-se nos pratos e seja ingerida pelo corpo. Uma nutricionista dedica a sua vida a aprender sobre a composição dos alimentos e como combiná-los para extrair o melhor de benefícios e que se adeque a cada tipo de organismo

Alguns precisam de proteínas, outros tem deficiência de algum nutriente, atletas que precisam de suplementos e ou dietas que emagrecem sem falta com as vitaminas e aminoácidos fundamentais ao corpo. Muitos recorrem a estes profissionais apenas quando não há outra saída e corpo padece pela má alimentação. O que é  um desperdício.

Um nutricionista é fundamental, pois estuda as características de cada individuo e planeja um cardápio que irá acompanhá-lo em  sua rotina, agregando saúde e boa alimentação.

Por Teresa Almeida


A profissão de cineasta se refere basicamente a um profissional lutando contra tudo e contra todos em um mundo de sonhos, construído por sonhos, e visando entrar no universo dos sonhos de outrem. É um setor de pseudo glamour. Conviver com os melhores rostos e talentos que vemos na telinha, passando para o rolo de filme, os scripts que existem na cabeça e no papel apenas.

Na realidade é um árduo caminho de superação, onde é preciso, para sobreviver,  obstinação e insistência. É um setor do mercado que está repleto de profissionais, mas pouco incentivo e dinheiro a ser empregado. Isso não quer dizer que o sucesso é improvável.

Grandes nomes brasileiros como Murilo Salles e Fernando Meirelles começaram de baixo, como qualquer mortal, e provaram que apesar de competitivo e complicado (como qualquer outra profissão) é possível alcançar o sonho de ser um cineasta e ser recompensado por isso.

Por Teresa Almeida


Ser professor é uma das mais belas profissões que já inventaram. Um mestre que ensina ao seu aprendiz os ensinamentos que sabe,o que a vida misturada a teoria lhe ensinou durante os anos, por meio de estudos ou pela experiência.

Nos áureos tempos alguns lhes dirigiam a patente de filósofos com seus discípulos mas também podemos dizer professores e seus alunos. É uma pena que na maior parte das redes não vemos o reconhecimento financeiro merecido e em muitos casos nem a gratidão de seus alunos, mas quem gosta de seu ofício e tem a determinação de seguir em frente mesmo diante dos obstáculos do dia a dia, não desiste ou troca o que faz por nada neste mundo.

Desde os professores de jardim, aos do primário, fundamental, curso superior e os que nos especializam devemos respeito, a formação e todo nosso carinho. Dia 1º de maio é o dia do trabalhador e certamente nossos mestres merecem serem parabenizados, também, neste dia.

Por Teresa Almeida


O papel do historiador: sua função é reconstruir o passado, selecionando, classificando e interpretando os dados obtidos em suas pesquisas.

Contudo, a diversidade e a multiplicidade da economia expandiram o campo de atuação do historiador. Empresas e instituições de diversos setores, como televisão, cinema, revistas, jornais, internet, arquivo públicos e privados, ampliam consideravelmente o campo de trabalho dos historiadores.

Além das funções já tradicionais, a organização de acervos culturais e históricos, o profissional atuará ainda, supervisionado o tombamento de áreas e edificações, ou ainda, em atividades inovadoras como consultoria para elaboração de roteiros, escrevendo colunas e artigos para sites e revistas especializadas, assessorando autores de filmes, novelas e teatros, na reconstrução do cenário e do cotidiano histórico do passado.

A era do giz parece chegar ao fim. Novos recursos, como a educação continuada e à distância, propiciam ao historiador capacitação e gerenciamento das suas habilidades, liberando-o dos muros da escola.


Cresce cada vez mais um ramo de empregatício pouco explorado por alguns profissionais. São empregos para cuidador de idosos, que nasceu da demanda cada vez maior, já que existem hoje aproximadamente 3,8 milhões de idosos com algum grau de dependência no país.

Segundo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)  é de que em 2050 a população de idosos será de 63 milhões de pessoas. Por isso, o Ministério da Saúde, visando atender essa demanda, está planejando capacitar 21mil cuidadores de idosos até 2011, com o Programa Nacional de Formação de Cuidadores de Idosos. Os cursos de capacitação serão gratuitos, e tem uma carga horária que pode variar de 80 a 160 horas.

Em SP, quem deseja se candidatar, deve acessar o site www.sp.senac.br/bolsasdeestudo, pois há um processo seletivo. Para outros lugares, deve pegar informações pelo site http://www.senac.br/.

Por Fabrício Fuzimoto


O profissional formado em desenhista técnico em mecânica pode atuar em diversos segmentos que segmentos como a metalurgia, automobilística, materiais de transporte e outros.

Sob a supervisão de um designer ou de um engenheiro, o técnico faz os desenhos de máquinas e peças. Os profissionais desta área também fazem desenhos e ilustrações para manuais técnicos.

Para seguir nesta área é necessário ter criatividade e visão espacial, para fazer um melhor detalhamento de elementos mecânicos sem alterar suas informações dimensionais.

A remuneração média para estes profissionais fica em torno de R$ 1.800. É possível fazer o curso técnico junto ao ensino médio.

Por Rosana Radke


O técnico em mecânica veicular trabalha no acompanhamento da fabricação de veículos aeronáuticos, automotores e de embarcações. Através de avaliação e análises técnicas, realiza o reparo e a manutenção necessária nos sistemas mecânicos, elétricos e eletrônicos.

Os profissionais podem atuar em empresas que fabricam automóveis, embarcações navais e aéreas, e na manutenção de veículos.

Para fazer um curso técnico em mecânica veicular é necessário já ter concluído o ensino médio ou estar cursando e fazer o curso técnico no contra-turno.

O curso prioriza conhecimentos na área de eletrônica, mecânica e hidráulica. Os salários chegam a R$ 1.500 em início de carreira.

Por Rosana Radke


O bacharel em biblioteconomia classifica, organiza e conserva o acervo de centros de documentação, bibliotecas e escritórios.

Além disso, o bibliotecário é responsável por ordenar jornais, revistas, mapas, livros e documentos, usufruindo de ferramentas informáticas se necessário.

A faculdade possui matérias básicas para auxiliar o bacharel em sua formação, como sociologia, língua portuguesa, língua inglesa e literatura. Também possui matérias específicas do curso, como planejamento e organização, informática aplicada à biblioteconomia e paleografia.

A profissão de bibliotecário é regulamentada por lei desde 1965. Os salários iniciais são de em média R$ 1250. A faculdade dura em torno de quatro anos.

Por Rosana Radke


Supervisionados por engenheiros eletrônicos, o profissional técnico em eletrônica tem habilidade para fazer a instalação de equipamentos eletrônicos, como computadores, aparelhos de som e outros.

Além disso, o técnico em eletrônica testa aparelhos, faz o diagnóstico de problemas nas peças, realiza manutenção preventiva, inspeciona componentes para testar sua conexão e conserta peças eletrônicas.

Com remuneração que gira em torno de R$ 1500, o mercado para técnico em eletrônica está em ascensão. As disciplinas mais vistas durante o curso são as de eletrônica, eletricidade e informática. Ainda é necessário realizar estágios em empresas que contam como carga horária para o curso.

Por Rosana Radke


O Profissional formado em auxiliar em enfermagem pode atuar em tanto na área de diagnóstico, como na área preventiva e curativa. Como o próprio nome diz, o auxiliar, junto ao enfermeiro, ajuda nas tarefas de cuidado ao paciente.

O profissional tem habilidade para atuar em clínicas médicas, postos de saúde, indústrias, clínicas psiquiátricas, centros de diagnóstico por imagem, serviços domiciliares na área de enfermagem, clínicas geriátricas, ambulatórios e vários outros.

Os salários variam em torno de R$ 900 a R$ 1500, dependendo da região. O mercado carece de auxiliares em enfermagem, por isso, dificilmente o profissional encontra dificuldade em arrumar emprego nesta área.

Por Rosana Radke


Com a indústria de cosméticos em alta, a procura por profissionais qualificados para atuar na área de estética cresceu muito nos últimos anos. Junto a este crescimento a profissão de técnico em estética é muito promissora.

O mercado de trabalho também é variado, o profissional encontra emprego em clínicas de estética, SPAs, hospitais, empresas fabricantes de cosméticos, farmácias, atendimentos em domicílios e clínicas de cirurgias plásticas.

As grandes redes de cosméticos têm investido em profissionais desta área para alavancarem suas vendas e buscarem melhores resultados no atendimento aos clientes.

Os salários iniciais para técnicos em estética chegam a R$ 1500.

Por Rosana Radke


Com tempo de estudo curto e mercado de trabalho amplo, os cursos técnicos andam muito em alta. Um dos cursos mais procurados é o técnico em meio-ambiente. O curso tem duração média de dois anos e os salários iniciais chegam a R$ 1500.

O profissional técnico em meio-ambiente está apto a lidar com os problemas ambientais e encontrar formas para solucioná-los.

O técnico em meio-ambiente presta consultoria em empresas, Organizações Não Governamentais (ONGs) e em reservas ambientais.

A grade curricular envolve desde biologia ambiental até ecoturismo e saneamento ambiental. Ao final da maioria dos cursos de técnico em meio-ambiente é obrigatório realizar estágio supervisionado.

Por Rosana Radke


É preciso ter senso de organização, ser detalhista, responsável e manter-se em constante aprendizado cultural sobre os mais diversos temas. A profissão de arquivista é mais complexa do que se imagina e as empresas preferem contratar profissionais com diploma de nível superior para esta função.

Os formados em Arquivologia são essenciais nas empresas, pois deles depende a garantia de provas para o caso de fiscalizações, a transparência no histórico das transações da companhia e a garantia de difusão ou restauração de documentos importantes para as gerações futuras compreenderem o passado. Um site rico para quem se interessa pelo assunto é o do Arquivo Nacional: www.arquivonacional.gov.br.

Karina Gonçalves



A carreira de diplomata é de importância fundamental para sociedade, é o diplomata quem conduz as relações entre os negócios entre as nações, representando seu país junto a outros países.

O trabalho de um diplomata envolve não só questões políticas, como também econômicas e culturais, sempre buscando evitar confrontos e assessorar da melhor forma o governo na tomada de decisões.

O curso de diplomata tem duração de dois anos, com estágio supervisionado ao final do curso, em Embaixadas e Consulados-Gerais. Para cursar diplomacia é necessário já ter diploma de graduação de qualquer curso ter fluência em inglês e francês. O salário inicial é de R$ 12000 ou mais.

Por Rosana Radke


O artista plástico se utiliza de cores e volumes para representar toda sua criatividade e o ambiente sociocultural em que vive. Para isso, ele se expressa por meio de esculturas, desenhos, gravuras, pinturas e o que sua imaginação permitir.

Na área pedagógica, o artista plástico atua em escolas, centros culturais, museus e bibliotecas. Além disso, há campo para o profissional na área de multimídia, como em produção de vinhetas e ilustrações de desenhos animados, na área de restauração, pintura e outras.

A faculdade dura em média 4 anos e tem em sua grade matérias de estética, história da arte, desenho geométrico, fotografia e outras.

Por Rosana Radke


Uma das especialidades do biomédico é pesquisar formas de combater doenças e o que as causa. Através de análises em laboratórios, o biomédico desenvolve um importante trabalho, sua área de atuação está entre a medicina científica e a medicina clínica.

O currículo de uma faculdade de biomedicina inclui matérias como bioquímica, biofísica, anatomia, patologia, fisiologia, matemática e estatística.

O campo de trabalho de um biomédico é vasto. Ele pode atuar em áreas bem distintas, desde atuar em laboratórios, com manipulação de substâncias a fim de criar produtos benéficos à saúde, até em pesquisas em áreas como genética e patologia.

O curso de biomedicina dura em média 4 anos e os salários inicias são em média de R$ 1000.

Por Rosana Radke


O técnico em enfermagem está apto a fazer todas as funções que cabem ao auxiliar de enfermagem e também se dedicar a tarefas em centros cirúrgicos, setor de urgências e emergências e Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

A área de atuação é bastante ampla, o técnico em enfermagem pode trabalhar em clínicas, hospitais, ambulatórios, centros de diagnósticos por imagem, laboratórios de análises clínicas, postos de saúde, escolas, creches, centros de reabilitação, clínicas psiquiátricas, e até serviços de enfermagem domiciliar.

Os salários para o profissional em início de carreira estão em torno de R$ 1500, e o mercado carece de profissionais habilitados nesta área.

Por Rosana Radke


Com mercado em expansão e bons salários, o curso de ciência da computação é atualmente um dos mais rentáveis e promissores. Mas para seguir esta profissão é preciso ter aptidão com as matérias de ciências exatas, como matemática e física.

O bacharel em ciência da computação está habilitado a solucionar determinados problemas da sociedade através da criação de softwares que possibilitam a evolução da computação.

Os salários inicias para profissionais desta área chegam a R$ 3.000, e o campo de trabalho é vasto. O cientista da computação pode atuar com análise de sistemas em empresas, computação gráfica e outras. O curso dura em média 5 anos.

Por Rosana Radke



O pedagogo não atua somente em escolas, como muitos pensam, o profissional também está habilitado a trabalhar em creches, centros de estudo, órgãos públicos e até em editoras, que contratam estes profissionais para verificar as edições e a publicação de livros didáticos.

O profissional formado em pedagogia pode lecionar no ensino infantil e nas quatro primeiras séries do ensino fundamental. Também pode auxiliar crianças com deficiência ou problemas de aprendizagem.

Entre as disciplinas mais estudadas ao longo da faculdade, está sociologia, filosofia, língua portuguesa, língua inglesa, supervisão escolar e administração escolar. O curso dura em média de 3 anos e meio a 4 anos.

Por Rosana Radke


O papel do historiador: sua função é reconstruir o passado, selecionando, classificando e interpretando os dados obtidos em suas pesquisas.

A globalização responsável pela diversidade e a multiplicidade da economia têm expandido o campo de atuação do historiador. Este poderá atuar supervisionado o tombamento de áreas e edificações, ou ainda em atividades inovadoras como consultoria para elaboração de roteiros (para várias mídias), escrevendo colunas e artigos para sites e revistas especializadas, assessorando autores de filmes, novelas e teatros, na reconstrução do cenário e do cotidiano histórico do passado.

A ditadura do giz parece estar se aproximando do fim, sinal de que há trabalho pra o profissional da área de humanas para além dos muros da escola.

Por Andrea Cardoso


Quem entende de música e busca expandir seu nicho de mercado para além da indústria fonográfica pode investir na área de musicoterapia.

Para trabalhar no ramo, além de ser hábil com instrumentos musicais, é preciso gostar de cuidar de gente, já que a musicoterapia é uma ciência que visa à reabilitação ou prevenção de problemas de saúde.

Desde traumas psicológicos, estresse por causa do trabalho ou pessoas que sofreram acidentes e precisam revolver funções motoras, muita gente encontra nessa ciência, um tanto quanto incipiente no Brasil, a cura para seus males.

Para saber mais sobre a profissão e cursos, pode-se consultar o site da União Brasileira das Associações de Musicoterapia: www.ubam.mus.br.

Por Karina Gonçalves


A indústria da moda atravessa crises diversas no mundo todo, sem perder o glamour. Os desfiles das grandes marcas estão na agenda cultural das principais cidades, e os estilistas que ganham os encantos de famosos fazem fortunas com suas criações.

Até mesmo para quem está no início de carreira, os salários são recompensadores. Há uma garimpagem de profissionais com diferenciais criativos para alcançarem grandes espetáculos artísticos ou assinarem uma coleção. Para conquistar os primeiros trabalhos, curso de graduação em moda é um requisito básico nos processos seletivos, além de um portfólio que tem de ser desenhado desde cedo.

Para ficar por dentro de eventos, badalações e conhecer profissionais da área, uma dica é o site: www.portaisdamoda.com.br.

Por Karina Gonçalves


O estresse do cotidiano contemporâneo leva muitas pessoas a procurar em terapias alternativas as formas para aliviar as tensões e, às vezes, até doenças, que a medicina tradicional tem dificuldades para conseguir curar.

Tratamentos de saúde baseados nos recursos naturais e na compreensão do ser humano de forma mais holística são um nicho em expansão nas pequenas, médias e grandes cidades. Cromoterapia, aromaterapia, fitoterapia, hidroterapia, florais, massoterapia e acupuntura são serviços oferecidos por clínicas médicas e centros de beleza de todo país.

No entanto, é preciso séria formação para saber manipular essas técnicas alternativas. Na Unisul (Universidade do Sul de Santa Catarina) está um dos mais conceituados cursos de Naturologia do continente.

Por Karina Gonçalves


A paixão por cinema faz com que vários estudantes optem por seguir a carreira de cineasta, para isto, cursam em média 4 anos de faculdade de cinema e algumas vezes ainda fazem especialização.

O Cineasta compõe e realiza filmes. Neste processo, realiza diversas funções, como elaboração de roteiros, montagem, iluminação, cenário, mixagem de som, direção de fotografia, direção de câmera e montagem.

Para seguir na profissão uma coisa é indispensável: mente criativa. No curso estuda-se principalmente as matérias de direção artística, montagem, cenografia, iluminação, produção executiva e roteiro.

É possível atuar em empresas de comunicação, emissoras de televisão, produtoras de cinema e instituições de pesquisa.

Por Rosana Radke


Nos dias de hoje, onde ter rede de esgoto e tratamento de água é cada vez mais primordial, a profissão de engenheiro sanitarista ganha ainda mais espaço e notoriedade.  O Engenheiro sanitarista atua em função das necessidades sociais da cidade ou de alguma comunidade.

Durante o curso, disciplinas como ecologia, tratamento de águas de abastecimento, saneamento ambiental, biologia, química, topografia e recursos hídricos são fundamentais.

O campo de atuação é principalmente em ONGs, órgãos governamentais e indústrias. O curso, que tem duração de 4 anos na maioria das Universidades, também possibilita especializações em áreas como: higiene e saúde pública, sistemas de abastecimento de água e sistemas de esgoto.

Por Rosana Radke


O número de cursos e escolas de artes cênicas é grande, principalmente nas capitais da região sudeste, onde o eixo Rio – São Paulo movimenta a maior quantia do mercado cultural brasileiro.

Quem deseja estudar para se manter na área conta tanto com cursos de graduação nas instituições de ensino superior (onde é possível inclusive adquirir diploma de licenciatura, que habilita a dar aulas) quanto com escolas que oferecem cursos de curta duração.

É possível se especializar em diversas atividades da área: cenografia, iluminação, sonoplastia, trilha sonora, figurino, produção, dublagem, dramaturgia, direção, coreografia e produção.

Quem trabalha na área precisa estar constantemente em busca de aperfeiçoamento técnico e teórico. Para saber mais sobre as artes cênicas uma opção é o site: www.teatrochik.terra.com.br.

Por Karina Gonçalves


A metereologia é a ciência que estuda os fenômenos atmosféricos. Através de recursos tecnológicos, o meteorologista analisa os dados coletados e faz previsões de clima, com o estudo, é possível criar mapas que auxiliam no plantio e preparo do solo na agricultura.

No currículo de um curso de metereologia há matérias como estatística, física, matemática e astronomia e geodésia. Os campos de pesquisa de um meteorologista se concentram principalmente em órgãos de pesquisa, emissoras de rádio e TV e empresas públicas e privadas.

O curso de metereologia tem duração de em média 4 anos, e as especializações possíveis para esta área vão desde sensoriamento remoto até climatologia.

Por Rosana Radke


É só observar o nome do curso para saber que este ramo da engenharia faz uma junção entre estudos mecânicos e eletrônicos. Este profissional é o responsável pela automação industrial, projeta e faz manutenção aos equipamentos industriais. Também programa máquinas e até coordena engenheiros eletrônicos e mecânicos.

Um dos requisitos básicos para quem deseja optar por esta profissão é ter aptidão com cálculos, já que ao longo do curso a maioria das matérias são voltadas à matemática, física e química.

O campo de trabalho está crescendo bastante, devido a maior automação de empresas. O curso tem duração média de 5 anos.

Por Rosana Radke


Com a indústria petroquímica em ascensão, as chances de emprego para os engenheiros químicos nesta área estão cada vez melhores.

Com o alerta para o fim do petróleo, a busca pela utilização de outras formas de combustíveis tem sido cada vez mais procurada, e neste ramo, os engenheiros químicos podem atuar tanto em pesquisas quanto a fim de produzir energias sustentáveis.

O salário de um engenheiro químico também é um dos atrativos da profissão: o piso é de R$ 2.280 para seis horas trabalhadas, para oito horas diárias o valor chega a R$ 3.230. Para atuar como engenheiro químico também é preciso ter registro no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea).

Por Rosana Radke


Quem nunca pensou viajar em uma nave espacial, explorar o Universo e estudar tudo o que o acontece fora da Terra? Para que isso aconteça, o primeiro passo é fazer uma faculdade de astronomia.

No currículo de um curso de astronomia estão matérias como física, matemática, cálculo, computação, informática e várias outras. O curso tem uma duração média de 4 anos.

Depois de formado, o profissional trabalha com pesquisas, mapeamentos de corpos celestes, e até análise das fases da lua e dos fluxos da maré. No Brasil existem dez observatórios astronômicos e algumas instituições de ensino que investem em pesquisas nesta área.

Por Rosana Radke



A profissão de engenheiro agrônomo se encontra em uma fase muito promissora, mas para optar por este curso não basta apenas gostar das atividades rurais; é ter aptidão com cálculos, ter bom raciocínio mecânico e espacial, e principalmente ter interesse pela natureza.

Entre as matérias mais estudadas durante o curso estão: Biologia Geral, Botânica, Matemática, Zoologia, Estatística, Matemática, Química, Física e Processamento de Dados.

O profissional pode atuar em cooperativas, sindicatos, órgãos de pesquisa governamentais, indústrias, fazenda entre outros. A duração média do curso é de 4 a 5 anos, com cursos geralmente integrais. Ao profissional formado é atribuído o título de engenheiro agrônomo.

Por Rosana Radke


A carreira de professor universitário exige mais que o interesse nos salários vantajosos que muitas instituições de ensino superior oferecem. A docência necessita de talento e muito empenho daquele que se propõe a se responsabilizar pela formação dos profissionais do futuro. É preciso gostar de ler bastante, pesquisar e ser desinibido o suficiente para falar em público e liderar uma sala de aula.

Os requisitos que a maioria das IES exige para contratar um novo professor são anos de experiência na área da disciplina, mas fora da academia, já que os alunos se atraem pelos profissionais que estão em destaque no mercado. O título de mestre também costuma ser outra exigência. A seleção geralmente se baseia em prova de títulos e escrita.

Karina Gonçalves


Vou dar algumas dicas sobre um profissional da área da saúde que está tendo bastante destaque nessa nova Viver a Vida da Rede Globo, o Fisioterapeuta.

A profissão que se dedica ao tratamento, reabilitação e promoção da saúde dos pacientes, e para isso conta com uma gama de técnicas, exercícios, aparelhagem e métodos educativos, que somados geram resultados favoráveis.

Para quem gosta da ideia de ser fisioterapeuta, a profissão regulamentado por lei e os profissionais contam com um conselho – CREFFITO – existente em varias regiões do país.

O profissional graduado em fisioterapia pode atuar em áreas de saúde (hospitais, clinicas de reabilitação, de repouso e outros), esportes, empresarial, estética e em pesquisas de cunho cientifico. E ainda se especializar em Geriatria e Gerontologia, Cardiorrespiratório, Neurologia Adulto, Neuropediatria, Ortopedia, Dermato-funcional, Uroginecologica, e esportes.

Por Paula Ferreira


Atualmente o principal foco da imprensa é valorizar e dar muita importância para o mundo do showbizz e para a vida das celebridades.

As fofocas são de grande procura por todos os níveis da sociedade, seja a vida de ator de novela (Contigo, por exemplo), seja da casa de um grande empresário (Caras, por exemplo). As grandes tiragens de revistas revelam a necessidade de notícias e um ramo direto de emprego que se alastra é o dos fotógrafos.

Vários deles simplesmente perseguem as celebridades em mercados, festas, praias e seja lá onde a pessoa estiver e as situações normais são consideradas notícias para o público em geral.

Valores que giram em média de R$ 2.000,00 por uma foto exclusiva fazem desta invasão de privacidade um mercado lucrativo e muito atrativo.

Por José Alberi Fortes Junior.


Um mercado que está em expansão é o de investidor financeiro. Várias empresas estão se especializando nisso e a facilidade em investir (devido a facilidade de acesso a informações pela internet) faz com que apenas um monitor e uma televisão já se transformem em um início de escritório.

Sensibilidade ao mercado e suas particularidades são pontos fundamentais para uma carreira de sucesso, afinal ser um investidor é mais do que diminuir o custo de compra pelo valor da venda, deve-se levar em consideração o ramo da empresa e seu posicionamento atual e a médio prazo.

A melhor escola para esses profissionais ainda é a soma de inúmeras fontes de informação e de uma insaciável vontade de aprender.

Por José Alberi Fortes Junior.


Uma aérea que quase ninguém conhece é a área de implantes dentários. Somente dentistas, consultórios e institutos odontológicos conhecem em sua totalidade a quantidade de materiais e sua utilização.

É uma indústria que cresce a cada ano e emprega milhares de pessoas, direta ou indiretamente. São produtos que somente pessoal especializado conhece e podem comprar.

SIN – Sistemas de Implantes, Neodent são as maiores empresas no setor, e as duas possuem desde distribuidores até a linha de produção, envolvendo e empregando desde dentistas, administradores, engenheiros, nutricionistas e vendedores.

Para quem tem espírito aventureiro e muita agressividade na área de vendas, este ramo ainda é pouco explorado e muito rentável para os poucos que estão capacitados a vender este produto.

Por José Alberi Fortes Junior.


A área da engenharia aeronáutica, que projeto, constrói, testa e identifica problemas e faz manutenção de aeronaves tem mercado de trabalho bastante amplo e promissor. Os salários iniciais para o engenheiro aeronáutico chegam a R$ 5 mil.

No Brasil há poucos profissionais neste ramo da engenharia, pois somente duas universidades públicas oferecem o curso de bacharel em engenharia aeronáutica. Há alguns destes cursos oferecidos por faculdades privadas, mas ainda assim a disputa por profissionais formados é grande.

Disciplinas como aerodinâmica, propulsão, desempenho e qualidade do vôo, projeto, sistema eletrônico e sistema hidráulico, são algumas das matérias oferecidas durante o curso.

Por Rosana Radke


Formação em matemática as abre portas para obter um bom emprego. Tanto para lecionar como para atuar em empresas, o mercado é promissor, para isso é necessário ter uma boa formação.

Ao contrário do que se imagina, mercado é mais competitivo para quem lecionar, e os salários, que variam de região para região, deixam a desejar. Mas para quem quer cursar o bacharel em matemática, os salários costumam ser melhores.

As faculdades têm em média três a quatro anos de duração. Segundo o Ministério da Educação (MEC) em 2006 havia 592 cursos de licenciatura em matemática e 79 em bacharelado.

Por Rosana Radke


Como o mercado de trabalho para jornalistas anda muito saturado, o jeito vem sendo migrar para as assessorias de imprensa, que ganharam maior notabilidade nas últimas décadas.

Os jornalistas atuam principalmente em redações, rádios, televisão e, nas últimas décadas, assessorias de imprensa. Além dos salários em assessoria serem mais alto, o profissional tem a vantagem de dificilmente trabalhar durante os finais de semana, como é comum em outras áreas do jornalismo.

Os cursos de jornalismo têm duração média de quatro anos, e o salário varia de acordo com o estado, girando em torno de R$ 1000 e R$ 1500 mensais.

Por Rosana Radke


A profissão de engenheiro ambiental é considerada uma das profissões do futuro, devido ao crescimento do mercado de atuação nesta área.

A engenharia ambiental é voltada ao desenvolvimento sustentável, ou seja, ela leva em conta os limites naturais e as necessidades do meio-ambiente.

O engenheiro ambiental desenvolve métodos para atenuar os danos e proteger o ambiente das ações do homem. Preservar a qualidade da água, do solo e do ar são as principais metas destes profissionais.

Os cursos de engenharia ambiental têm duração média de cinco anos e estágio obrigatório. Os salários iniciais são em média de R$2500 e o mercado está em ascensão.

Por Rosana Radke


A profissão de Diretor de Escola, no âmbito público ou privado, requer muito mais que formação, exige uma ampla vivência na área da Educação e muitos anos de experiência como Educador. É preciso possuir um espírito de organização e muita habilidade para traçar planos e estratégias, coordenar atividades, administrar e gerenciar recursos, inclusive financeiros. Acima de tudo, é necessário ser uma pessoa de bom temperamento e se relacionar bem com a comunidade e com o pessoal do setor, sua equipe.

As atividades são exercidas em ambiente de equipe e, às vezes, fechado. A carga de trabalho é grande, assim como a responsabilidade assumida. Os ganhos são bons em qualquer setor que atuar. Não há uma área de formação definida para que alguém se torne um Diretor de Escola, a experiência de muitos anos é um fator determinante para revelar este tipo de Líder, mas é muito comum que pessoas formadas em Pedagogia tendam a esta função, contudo, não é uma regra.

Para receber informações úteis sobre o Mundo da Educação, clique aqui.

Por Lindomar Vieira


Nas empresas de médio porte, e acima, é comum a presença de um Diretor Comercial. É comum este profissional ser encontrado nas áreas de vendas e marketing da empresa, traçando planos estratégicos, definindo e executando os planos da área de marketing e de vendas, acompanhando os resultados de pós-venda, participando da definição de políticas de RH da empresa e comunicando informações importantes para a vida da empresa.

O Diretor Comercial é, normalmente, um funcionário contratado pela empresa e muito bem remunerado. Suas atividades podem ser estressantes e exigem responsabilidade e grande poder de decisão e bom-senso. Precisa possuir formação superior em Administração de Empresas ou outros correlatos voltados às Ciências Administrativas e de Gestão de Negócios e uma grande experiência na área administrativa, no mínimo cinco anos. Pode ser conhecido, em alguns casos, como Diretor de Marketing.

Por Lindomar Vieira


Atualmente a Informática é um fenômeno estabelecido e fator de suma importância e decisivo na vida de todas as corporações. Para que a Tecnologia da Informação traga sucesso à vida da empresa, não é suficiente apenas uma boa gestão do setor, pois com a Governança Corporativa, o departamento de TI passou a discutir, até mesmo, o Planejamento Estratégico das empresas. Assim sendo, a figura do Diretor de Tecnologia da Informação se mostra de suma importância.

Este profissional tem uma grande responsabilidade e envolvimento em todas as atividades relacionadas à Informática e TI da empresa com foco em atualização, projetos, metas, objetivos e riscos, relacionamento com clientes, direção e acompanhamento das equipes mensurando o desempenho e a satisfação dos clientes, funcionários, acionistas e sociedade e, ainda tendem a organizar recursos materiais, financeiros e humanos. Este profissional é muito bem remunerado.

Para ser profissional desta área é necessário desenvolver-se como gerente por mais de 05 anos. Hoje é preciso ter curso superior, de preferência na área de Tecnologia da Informação, Informática e seus correlatos e, especializar-se em Gestão de TI será sempre um diferencial.

Por Lindomar Vieira


No mundo das profissões da alta administração destaca-se o Diretor de Recursos Humanos. É comum a presença deste profissional em grandes corporações, nas quais é impossível que haja um único diretor para toda a área administrativa, por isso se faz necessária a presença de um profissional para dirigir todas as atividades inerentes ao Departamento Pessoal da empresa.

Tudo o que se relaciona às estratégias de seleção, treinamento e desenvolvimento de pessoas, formulação de políticas de cargos, salários e benefícios, integração e eventos e outros mais, passam pelo crivo deste profissional. As atividades são muitas, mas os ganhos são excelentes, normalmente salários, já que costumam ser contratados como funcionários efetivos nas empresas.

Para se tornar um Diretor de Recursos Humanos é necessário ter curso superior na área de Administração com especialização em Recursos Humanos/Gestão de Pessoas e cursos relacionados e pelo menos cinco anos de vivência na área.

Para saber um pouco mais sobre o assunto, clique aqui.

Por Lindomar Vieira


Os profissionais da alta administração, embora sejam conhecidos por um número muito reduzido de pessoas dentro da corporação, são aqueles que tomam as decisões que definem o presente e o futuro da empresa. Destaca-se, nesse nível o Diretor Administrativo e Financeiro.

Este Profissional é também conhecido como Superintente em certas empresas e possui atribuições e responsabilidades enormes. É, normalmente, responsável pelo planejamento e orçamento da empresa, administração dos recursos humanos, coordena a controladoria e a contabilidade e controla o patrimônio, suprimentos, logística e serviços. As atividades desenvolvidas exigem muito deste profissional, que está sempre sob pressão e precisa ser muito dinâmico e hábil na tomada de decisões.

Para se tornar um Diretor administrativo e Financeiro é necessário possuir curso superior em administração de empresas ou seus correlatos, se especializar e adquirir experiência e vivência na área por mais de cinco anos.

Visite o site do Conselho Federal de Administração e obtenha mais informações.

Por Lindomar Vieira


A Construção Civil, atualmente, é um excelente campo de absorção de mão de obra, desde a menos especializada até a altamente especializa. Um profissional altamente especializado é o Gerente de Obras, responsável pelo Planejamento, Organização e Controle da Obra e pela organização das equipes de trabalho, análise de recursos necessários à execução da Obra, cumprimento de contratos e prazos, pela segurança e qualidade dos serviços.

Como é de se esperar, esse profissional assume responsabilidade por uma ou mais Obras e desempenha as suas atividades em consonância com o engenheiro responsável e o administrativo da Obra. Respondem diretamente à diretoria e, em grandes construtoras, há a possibilidade de existir uma alta-gerência. É possível ser funcionário contratado ou trabalhar em regime autônomo de prestação de serviços. Os ganhos desse profissional são muito bons e compensadores.

Para se tornar um Gerente de Obras é necessário possuir formação superior em Engenharia Civil e uma larga vivência na Obra Civil, pelo menos cinco anos, pois as condições de trabalho, às vezes, o levam a situações de risco que exigem–lhe muito conhecimento, não apenas teórica, mas, prático.

Por Lindomar Vieira


Antes de tudo, o Oceanógrafo é alguém apaixonado pelo mar, sua biodiversidade e os fenômenos extraordinários que o mesmo manifesta. Para muitos essa paixão acaba ganhando proporções maiores, avançando para o nível de estudo sério e comprometido de tudo o que acontece no mar, as interações com o continente e com a atmosfera.

Assim como o mar, os conhecimentos do Oceanógrafo são amplos e abrangem o campo das ciências biológicas bem como das exatas. É preciso estudar muito e se dedicar intensamente às pesquisas para se alcançar um nível profissional adequado.

Assim como o mar, o campo de atuação do Oceanógrafo é vasto e envolve as áreas de engenharia costeira e oceânica, projeto de obras, plataformas para a extração de petróleo, estudo das correntes, das temperaturas, ondas e marés; aproveitamento de recursos do meio marinho, como pesca, extração de areia, água e sal; lidando com o meio ambiente, em órgãos públicos, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), ou em ONGs de preservação, como o projeto Tamar.

Para conhecer mais sobre essa importante e excelente profissão leia o artigo: Entenda a profissão: Oceanógrafo.

Por Lindomar Vieira


Quem de nós nunca leu um livro ou, pelo menos, um artigo que foi traduzido de outra Língua para a nossa? Muitas vezes sequer tomamos conhecimento do nome ou da pessoa que realizou a tarefa de traduzir o texto para o português, mas alguém teve que fazê-lo por nós.

Para ser profissional tradutor é necessário que se tenha um profundo conhecimento de Língua(s) Estrangeira(s) e Portuguesa (no caso de profissional brasileiro) domínio das suas estruturas fundamentais como as questões semânticas, gramaticais, linguísticas e de interpretação.

Existe o curso de tradutor, com duração de 04 anos, que habilita o concluinte a ser Tradutor e Intérprete. O mercado é bem amplo e o campo de atuação envolve Empresas de Comunicação, Legenda de filmes e programas de TV, Revisão de Textos, Tradução Juramentada, empresas públicas e privadas. Há sempre a possibilidade de o profissional se especializar e ampliar o seu espaço e, os ganhos são compensadores. É uma excelente e promissora profissão.

Para saber mais sobre esta profissão visite:

http://www.guiadasprofissoes.com.br/ver_profissoes.php?cod_prof=55

por Lindomar Vieira


A área do Direito é um das mais disputadas atualmente. Mas a profissão de advogado mudou muito nas últimas décadas, exigindo dos novos profissionais habilidades totalmente impensáveis àqueles formados no passado.

Hoje a empatia (essa pequena palavra e de grande significado) não pode ficar de fora da lista de competências básicas de todo profissional da área jurídica. Além de excelentes conhecimentos e preparo técnico, que se traduz em ações competentes e seguras, o profissional deve atentar para a auto-percepção, autocontrole, auto-motivação e prática social.

Iso quer dizer que um profissional completo deve saber aliar competências comportamentais às competências jurídicas, no sentido de trabalhar e gerir, entre outros aspectos, suas próprias emoções, sem esquecer em momento algum do importante aspecto interpessoal que permeia toda a área da advogacia.

Créditos: Cris Keller


O professor de Língua e Literatura é um profissional com formação superior em Letras com especialização, às vezes em vários idiomas. Não é a mesma coisa de professor de idiomas, pois muitas pessoas que dão aulas particulares de alguma Língua Estrangeira, dificilmente têm o nível de especialização desse profissional.

O campo de atuação desse profissional vai da ministração de aulas, cursos e seminários e realização de pesquisas nas áreas de linguística e literatura, orientação a alunos, realização de atividades pedagógico-administrativas, até avaliação e qualificação profissional. Realizam o trabalho de organização e participam na produção do conhecimento na área, divulgam conhecimentos científicos e prestam assessoria e consultoria quando necessário.

Encontram-se trabalhando no setor público, bem como funcionários do ensino particular e em equipes multidisciplinares de pesquisas e desenvolvimento cultural. Muitas vezes a carga de trabalho é estressante, mas dependendo do setor em que se estiver atuando, os ganhos são significativos e os resultados do trabalho realizado é sempre animador.

Por Lindomar Vieira


São mais conhecidos como professores de educação física nas escolas e dão aulas para crianças, adolescentes e jovens, às vezes, também para adultos. Mas o universo desse profissional não está restrito a isso, todas as atividades esportivas e que envolvem desempenho físico fazem parte do seu campo de atuação.

Há uma grande diversidade de possibilidades para o desempenho da profissão como atuar como empregado com registro em carteira ou autônomo em academias e escolas de esporte, clubes e hotéis, clínicas médicas e fisioterápicas, em atendimentos domiciliares (personal trainer), em órgãos da administração pública, entre outros. Para exercer a função de maneira adequada, esse profissional precisa manter uma boa forma física e ter a mente aberta e muita tranquilidade.

Para exercer a profissão é necessário possuir formação superior em educação física e estar registrado no Conselho Regional de Educação Física. Com a tendência de muitas mudanças rápidas e novidades que surgem quase que diariamente, esse profissional precisa participar de cursos de especialização e fazer pós-graduação para ficar atualizado. Saiba mais no site do Conselho Federal de Educação Física.

Por Lindomar Vieira


O profissional veterinário é encarregado da saúde e bem estar animal, podendo ser também um zootécnico. Possuem um campo de atuação bastante diversificado para atuar como: saúde pública e defesa do consumidor, atividades de pesquisa, produções industrial e tecnológica e no controle de qualidade de produtos e defesa sanitária animal. Há ainda muitas outras atividades que esse profissional pode exercer na esfera comercial, ambiental e legal.

Para atuar na área é necessário ter formação superior em medicina veterinária ou curso tecnológico e passar por um período de adaptação para o exercício pleno da atividade, no mínimo de um ano. Podem trabalhar como funcionários do setor privado, no serviço público ou em consultórios particulares e ainda prestar serviços de supervisão periódica a rebanhos de criadores, por exemplo.

É uma profissão gratificante tanto financeira quanto no âmbito da realização pessoal para quem tem vocação a ela. Há situações de risco, de desconforto e forte pressão, mas que podem ser superadas com entusiasmo e apego ao trabalho.

Saiba mais sobre a profissão de veterinário e tenha informações atualizadas no site do Conselho Federal de Medicina Veterinária.

Por Lindomar Vieira


Uma profissão reconhecidamente importante e indispensável é a do profissional de odontologia, pois é responsável por orientar, executar tratamentos nos dentes e em doenças. Apesar disso, antes de tratar, eles também atuam na prevenção de doenças bucais e planejam os tratamentos necessários.

O campo de atuação é vasto e envolve áreas como: odontologia legal e saúde coletiva, dentística, prótese e prótese maxilofacial, odontopediatria e ortodontia, radiologia, patologia, estomatologia, periodontia, traumatologia bucomaxilofacial e implantologia. Trabalham por conta própria ou como assalariados em clínicas particulares, cooperativas e empresas de atendimento odontológico e na administração pública. São conhecimentos detalhados e importantes que exigem formação superior em odontologia e especializações em seminários de atualização e palestras.

Somente será habilitado o profissional que, possuindo formação completa, esteja registrado no Conselho Regional de Odontologia do seu estado. Conheça mais sobre a profissão acessando o site do Conselho Federal de Odontologia.

Por Lindomar Vieira



Mesmo com a crise que abalou o mercado mundial e ameaçou a carreira de muitos profissionais, a área de turismo não sofreu um impacto significativo, pois se houve desaquecimento do turismo externo por certo período, o interno se manteve e até cresceu.

O profissional de turismo tem um campo fértil, pois todo o nosso patrimônio natural e histórico atrai as pessoas para atividades de negócios, cultura e lazer e abre espaço para que aqueles com formação específica atuem como orientadores e guias turísticos qualificados. Por outro lado, o bacharel em turismo pode atuar em agências, empresas do transporte, eventos, sites de turismo, hotéis e outros mais. O curso tecnológico tem duração de dois anos e o de bacharelado, quatro anos.

As tarefas que podem ser desempenhadas são muitas, mas podemos destacar: planejamento, organização, divulgação de viagens, exposições e eventos e gestão de negócios da área. O território é fértil e a carreira é muito promissora e rentável.

Existem muitas instituições no país oferecendo cursos de turismo, por isso, é interessante dar uma olhada no portal do INEP para saber quais são as melhores instituições e a avaliação dos cursos que oferecem.

Por Lindomar Vieira


O Brasil é um país muito grande, com muitas regiões turísticas e uma diversidade maravilhosa que favorece uma grande circulação de pessoas, quer seja no litoral ou nos grandes centros urbanos. Com esse tráfego humano, surge a necessidade de um tipo de profissional especializado em hotelaria.

Foi-se o tempo em que as pessoas se hospedavam em qualquer lugar e se contentavam com qualquer serviço que lhes fossem oferecidos. Hoje, a maioria exige qualidade no atendimento e no serviço que lhe são dispensados, afinal pagam por isso. Embora os avanços e a possibilidade de especialização que existe atualmente, ainda há deficiências profissionais e de pessoal na área hoteleira.

Para conferir mais qualidade à administração e organização de hotéis, pousadas e resorts, existe o curso de Bacharel em Hotelaria com duração média de 04 anos.  O profissional com essa formação se torna apto a planejar, implantar, decidir, gerenciar e administrar serviços relacionados às redes hoteleiras e seus correlatos.

Há uma infinidade de cursos em diversas faculdades no Brasil, mas, para boas informações sobre a profissão, visite o site da ETUR , que é voltado para o turismo e hotelaria.

Por Lindomar Vieira


Para quem está duvidoso quanto à carreira que pretende seguir ou mesmo quanto ao seu futuro profissional, o SENAI (Serviço Nacional da Indústria), que tem por tradição formar muitos profissionais de sucesso ao longo de décadas, apresenta inúmeras sugestões, orientações e informações importantes no Almanaque das Profissões. É uma ferramenta na qual o interessado pode fazer uma pesquisa por Área e curso, atividade ou ainda por palavra-chave e tomar conhecimento de informações sobre a carreira, duração do curso e do mercado para a profissão pesquisada.

Não há motivos para se continuar na indecisão, acesse já o site do SENAI e comece a definir o seu futuro pessoal e profissional. O Mercado de Trabalho espera pelos mais decididos e preparados, saia na frente e torne-se um profissional de sucesso.

Por Lindomar Vieira


Para quem gosta de um curso de rápida formação e de campo de trabalho promissor, ser técnico em radiologia aparece como uma ótima opção.

Atuar na área médica e da saúde é sonho de muitas pessoas e a Radiologia é um dos campos que mais crescem atualmente, devido ao salário razoavelmente bom (em torno de R$ 1.200,00) e a carga de trabalho de seis horas.

A insalubridade ainda faz com que o salário aumente em até 40% e diminua o tempo de trabalho antes da aposentadoria. Vários cursos são oferecidos e uma pesquisa a fundo sobre a escola é importante para que a qualidade seja adequada para uma formação de qualidade.

Por José Alberi Fortes Junior


A Era da Informação é também a Era da Informática. Embora tenhamos muitos profissionais formados de longa data e ativos no mercado de trabalho, o segmento não deixa de absorver novos profissionais em início de carreira.

A Ciência da Computação é voltada à compreensão do computador de uma forma integral, pelo estudante. É preciso gostar de computação e de computador, gostar de Matemática Aplicada e de Lógica, pois os estudos envolvem Software, Hardware e Programação em nível avançado para desenvolver, adaptar, definir e implantar Sistemas de Processamento a partir de estudos de caso e análises detalhadas, desenvolvendo novos programas e Redes.

O curso dura quatro anos e é de Bacharelado. O campo de atuação do Bacharel em Ciência da Computação é muito amplo, assim como as possíveis áreas de especialização.

Há inúmeras instituições que oferecem este curso, mas confira a avaliação do MEC/IMEP de 2009 para os melhores cursos.

Por Lindomar Vieira

No mundo das novíssimas profissões, apresentamos o profissional do futuro: o Midiálogo. O nome é diferente e não é ainda muito conhecido pelas pessoas, mas, como veremos é uma nova e excelente profissão.

O profissional desta área de conhecimento tem por tarefa analisar os mais diversos veículos de informação atuais e os conteúdos divulgados (o Meio e a Informação) através da Linguagem e da Significação e interligar as diversas mídias, meios pelos quais se propagam as informações. Para quem se interessa pelo Mundo da Informação, quer crescer e se destacar profissionalmente na área, essa é uma boa pedida.

O curso para formação de Midiálogos só existe na UNICAMP, por enquanto. Acesse o site e conheça tudo sobre o curso e as perspectivas de carreira para esse novo profissional.

Por Lindomar Vieira

Na Era da Informação prevalece quem tem disposição para acompanhar e aceitar mudanças. No campo empresarial, das grandes corporações é assim e as empresas passaram a se interessar por um novo tipo de profissional: o Comunicador Empresarial.

Um misto de Relações Públicas e Jornalista, esse novo tipo de profissional exerce o papel de intermediário entre a empresa e o mundo da mídia, divulgando informações e se relacionando com os meios de comunicação visando a promover a boa imagem da corporação, entre outras importantes atribuições.

É uma nova profissão e quem desejar se profissionalizar na área poderá fazer o curso de Tecnólogo em Comunicação Empresarial, um curso novo de graduação com duração média de 2 a 3 anos.

Para saber mais sobre Comunicação Empresarial visite o site da ABERJE (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), UNIPLAN, IBES, UNIBAN, UTFPR e IESGF.

Por Lindomar Vieira

As pessoas de bom-gosto e atitude costumam se utilizar de roupas e acessórios diferenciados e de qualidade superior aos itens comuns encontrados no mercado. Para atender aos mais variados gostos e categorias de consumidores de produtos oriundos da Indústria do Vestuário e até do Calçado, existe um profissional que analisa as tendências para definir estilos e desenvolve novos modelos para as coleções que chegarão às lojas: o Profissional de Moda.

Atualmente há muitos cursos superiores e seqüenciados interessantes para formar novos profissionais neste segmento. Os cursos superiores duram em torno de quatro anos e envolvem o estudo de processo criativo, desenho e estilismo, história da arte, cultura da moda e marketing de moda. De acordo com a instituição de ensino esse conteúdo pode variar, mas na média é isso. Há muitas opções.

O mercado de trabalho é amplo, desde desenvolvimento para confecções, fábricas, mídias Teatro e Televisão e os Ateliês de Moda. Muitos profissionais dessa área se tornam Estilistas ou Designers e ganham muito dinheiro e prestígio com o trabalho que desenvolvem.

Para saber mais sobre uma infinidade de opções de cursos e informações diversas sobre o assunto visite Portais da Moda.


A maioria das pessoas valoriza muito o Médico, pois enxerga nele alguém encarregado de cuidar da sua saúde e orientá-lo visando ao bem-estar e qualidade de vida. Há nisso uma enorme responsabilidade profissional.

Há muitos valores envolvidos e o bom médico é sempre uma pessoa com acentuado senso de humanitarismo, pois tem um compromisso de vida para com toda a Sociedade. Como ficaria a saúde das pessoas sem um médico para lhes dar assistência? Somente ao Médico cabe fazer diagnósticos sobre os problemas de saúde e doenças e, ainda, indicar tratamentos, prescrever medicamentos e clínicas.

O campo de atuação pode ser no Serviço Público e na Iniciativa Privada, principalmente em consultórios, clínicas e postos de saúde. O mercado de trabalho absorve muito bem o profissional de medicina, mas os ganhos, no início, não são muito elevados. Na verdade, é preciso se dar pelos outros e oferecer o melhor de si.

Há vários cursos excelentes e a carreira é muito gratificante para quem tem vocação à Medicina. Consulte o site do CRM (Conselho Regional de Medicina) do seu Estado ou o CFM (Conselho Federal de Medicina) e saiba muito mais sobre a sua futura carreira.

Por Lindomar Vieira

Quando se fala em Nutricionista muitas pessoas ficam logo pensando naquelas pessoas que aparecem nos programas de televisão reprovando os hábitos alimentares das pessoas, parecendo ser uma pessoa desagradável. Mas, vamos desfazer essa falsa imagem negativa apresentando, de forma mais completa, a atuação deste profissional.

O nutricionista atua como educador de alimentação e, ainda, na Administração de Serviços de Alimentação, Clínica Alimentar e Saúde Pública. É a pessoa que desenvolve planos para muitos programas de alimentação e nutrição para restaurantes que vão desde os de empresas até comerciais e de hospitais. Um campo bem vasto concordam?

O Profissional em Nutrição tem amplo reconhecimento no mercado de trabalho e pode atuar em diversos setores como Indústria, Comércio, Serviços e Laboratórios de Pesquisa e Farmacêuticos. Acima de tudo é muito bem remunerado pelo seu trabalho.

Sobre detalhes relacionados ao pleno exercício da profissão, legislação pertinente e cursos reconhecidos  consultem o site do CRN (Conselho Regional de Nutricionistas) do seu Estado, ou o CFN (Conselho Federal de Nutricionistas).

Por Lindomar Vieira

Todas as pessoas que passaram por um Hospital já se depararam com o pessoal da enfermagem e é comum chamarem àqueles que dão assistência aos pacientes de enfermeiros(as). Contudo, nem sempre é o Enfermeiro(a) que está prestando esse atendimento e sim profissionais auxiliares.

Normalmente, o Enfermeiro(a), além de realizar esses serviços quando necessário para apoiar o trabalho dos auxiliares, é encarregado de planejar e organizar as ações da Equipe de Enfermagem do hospital controla a administração dos medicamentos prescritos, curativos, alimentação, higiene e orienta os pacientes sobre todo o necessário ao seu bem-estar. O seu papel é muito importante e abrangente.

O Profissional de Enfermagem tem um campo fértil e desempenha uma função ímpar no campo da Saúde Pública e nas campanhas governamentais para combate e prevenção de muitas doenças, tendo, portanto uma grande responsabilidade e um sério compromisso para com todas as pessoas da nossa sociedade.

Para pessoas interessadas em fazer um curso superior nessa área, é recomendada uma visita ao site do COREN (Conselho Regional de Enfermagem). Consulte o do seu Estado.

Por Lindomar Vieira

O Farmacêutico, ao contrário do que imaginam muitas pessoas, não é o dono de uma farmácia ou drogaria e nem o atendente de um desses estabelecimentos. Trata-se de um profissional envolvido com a Saúde Pública no sentido que atua participando na elaboração,  produção e controle, não só de medicamentos, mas de alimentos, cosméticos e produtos para higiene pessoal. Sua atuação é vista, ainda, no campo das Análises Clínicas e toxicologia de produtos.

Pelo que se pode notar, o Farmacêutico é um profissional de grande importância, cujo trabalho, afeta diretamente a vida de todas as pessoas, embora muitas delas não o saibam.

Há muitos cursos reconhecidos e de qualidade na área de Farmácia e uma boa pesquisa indicará à pessoa interessada qual a melhor opção. Muito interessante é que se busquem informações sólidas e atualizadas e para tanto é indicada uma consulta ao site do CRF (Conselho Regional de Farmácia). Todos os Estados brasileiros possuem um CRF, pesquise.

Por Lindomar Vieira

O aluno precisa gostar muito de Física, Matemática e ser bom em Geologia, isso porque o curso de Geofísica é basicamente dividido por essas matérias. Tem duração de quatro anos e inclui também, matérias práticas como computação e desenvolvimento de lógica. O curso prepara o aluno para estudar os fenômenos do planeta entre eles os térmicos e bioquímicos.

O mercado de trabalho é grande e cresce ainda mais ano após ano. O profissional pode trabalhar em empresas que trabalham com petróleo, desenvolvendo processamento de dados na área de geofísica. Também pode trabalhar no setor de mineração e nesta desenvolver pesquisas na área e em áreas como engenharia civil.

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte oferece o curso, para mais informações acesse www.prograd.ufrn.br.

Por Susan Mélany

Oceanografia é o estudo da vida nos mares, lagos, rios e oceanos. O aluno tem que gostar de física, química e matemática, além de ter facilidade com biologia e geologia. O curso tem duração de quatro anos e prepara o aluno para trabalhar diretamente na pesquisa e estudo da vida tanto animal como vegetal e o desenvolvimento e expansão da vida marítima.

Como a preocupação com o meio ambiente vem sendo crescente e cada vez mais as empresas estão tendo que investir em preservação, o campo de trabalho para os profissionais formados em Oceanografia está crescendo junto.

As principais vagas estão em regiões como Rio de Janeiro e Santos. E alguns dos maiores empregadores são, os Projetos Tamar e o Baleia Jubarte.

Por Susan Mélany

O Curso Técnico em Construção Civil tem duração de três anos e prepara o profissional para trabalhar diretamente no canteiro de obras e fiscalizar todos os trabalhos realizados na obra. Também pode atuar no campo de pesquisa, projetando novas soluções para o mercado de construção.

As matérias básicas do curso são Física, Matemática e Desenho e o aluno tem que estar preparado para muito calculo. O que não falta nesse tecnólogo são aulas práticas onde o aluno visita canteiro de obras e usa os conhecimentos aprendidos em sala de aula na prática desde o inicio do curso.

O mercado é grande e está em constante crescimento, principalmente devido à grande quantidade de obras de empreendimentos e construções imobiliárias nos últimos tempos.

Por Susan Mélany

Para cursar essa graduação é necessário ter muita criatividade e estar de olho no mercado de decoração. O profissional da área de Designer de Produtos, trabalha na análise do mercado e nas tendências mundiais para produzir, criar e inventar novos objetos de decoração, para casas, centros empresariais e para todos os gostos.

O mercado é grande já que o número de construções de empreendimentos empresariais e residenciais vem crescendo muito no país. Esse profissional pode trabalhar em empresas de decoração de interiores, empresas de paisagismo e construtoras de salas empresariais.

O curso tem duração de quatro anos e é primeiramente todo teórico, com matérias como estudo da história da arte e artes contemporâneas e matérias mais práticas como computação gráfica.

Por Susan Mélany

Se você gosta de números, a profissão de Gestor Financeiro é uma ótima opção, já que ele é muito solicitado nesse momento que estamos vivendo, de crise. É, sem duvida, uma área promissora.

Atua geralmente em industrias e no mercado financeiro, realizando planejamento financeiro, análise de resultados, captação e aplicação de recursos, entre outras coisas.

Na UNINOVE, por exemplo, o curso tem duração de quatro semestres. O estágio não é obrigatório, mas existem parcerias da universidade com diversas empresas, que proporcionam a entrada no mercado de trabalho.

Mais informações sobre o curso e a universidade no site www.uninove.br.

Por Larissa Nalin

O profissional da moda é um verdadeiro camaleão, está sempre antenado com tendências e não tem medo de ousar. Outra característica encontrada nos designers de moda, é que em geral se interessam desde cedo por desfiles, roupas e acessórios. Também passam longe de serem discretos e adoram peças exclusivas, talvez por isso quase sempre demonstrem um toque pessoal na própria forma de se vestir.

Contudo, se engana quem pensa que esses profissionais se preocupam apenas com o corte e caimento das roupas que criam. A moda contemporânea abraçou ideais e passou a explorar mais originalidade ao abordar temas atuais e relevantes para a sociedade.

O consumidor atual não quer apenas uma roupa sofisticada. Busca conforto, durabilidade e se importa com quais mensagens suas vestimentas transmitem. Uma camiseta com estampa do Che ou da Madonna passa uma mensagem, tem um motivo. Os designers de moda têm o desafio constante de mesclar cores, tecidos, temas criativos, design e elegância às peças que desenvolvem.


O Arquiteto trabalha com o planejamento e definições de estratégias de construção, além de trabalhos na construção de estradas, redes fluviais fazendo o planejamento da melhor forma para realizar o trabalho.

O mercado, assim como o de outras áreas que estão ligadas ao mercado imobiliário, está em alta. A construção de muitos condomínios, de novos empreendimentos imobiliários, vem fazendo com que esse profissional não fique sem emprego. Além disso, existem muitas vagas nas prefeituras do Brasil inteiro e em outras empresas públicas.

O curso tem a duração de cinco anos, e além de matérias como, matemática e física e ensina computação gráfica e história das artes, e desenvolve no decorrer dos anos a criatividade dos alunos. A Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP oferece o curso, para mais informações acesse www.unicamp.br.

Por Susan Mélany

O estudante de Direito tem que gostar muito de ler e se preparar para enfrentar um mercado com muita concorrência. Isso porque a cada ano se formam muitos profissionais e muitos outros ingressam no curso de graduação. O estudante tem que dedicar bastante tempo ao curso já que é necessária muita leitura.

Além disso, para entrar no mercado de trabalho o profissional precisa estudar mais para passar na prova do exame da OAB, pois só com isso ele pode exercer a profissão. Inclusive, para prestar concurso público, tem que enfrentar muita concorrência e mais uma vez estudar bastante.

O curso tem duração de cinco anos e ensina matérias básicas como português e economia, e matérias mais especificas como direito penal e trabalhista.

Por Susan Mélany

Engenheiro de Segurança do Trabalho é o profissional que trabalha para que os outros profissionais trabalhem com segurança. Desenvolve equipamentos, monitora segurança, estuda viabilidade de executar determinada obra em determinado lugar, projeta meios de desenvolver trabalhos da melhor forma e segura possível.

O mercado é muito grande devido à quantidade elevada de obras e construções, tanto nos grandes centros como nas outras regiões. Pode-se trabalhar na construção civil, monitorando obras de construção de condomínios, empresas, vias ferroviária entre outras, e em indústrias, trabalhando para garantir a segurança dos trabalhadores internamente.

O curso tem duração de cinco anos e possui matérias básicas de engenharia como matemática e meio ambiente, e matérias específicas como higiene do trabalho e primeiros socorros.

Por Susan Mélany

Apesar de ter um mercado de trabalho bastante restrito, o curso de Astronomia, ainda é um dos cursos mais fascinantes. Isso porque o aluno estuda o universo, observa os planetas, as estrelas e galáxias, além disso estuda todas as mudanças que ocorrem no espaço e procuram novos satélites, constelações entre outras.

As vagas estão principalmente no eixo Rio – São Paulo, e normalmente é necessário ter curso de pós-graduação. Além de vagas brasileiras, o profissional pode concorrer a vagas em empresas internacionais, para isso conhecimento em línguas estrangeiras é fundamental.

O curso tem duração de quatro anos e apresenta matérias básicas como física e química e matérias mais especificas como desenvolvimento de códigos numéricos.

Por Susan Mélany

Na onda de cursos superiores técnicos está o curso de Produção de Música Eletrônica (DJ Profissional), da Anhembi Morumbi, que oferece capacitação profissional para o jovem dominar tanto a tecnologia quantos os aspectos criativos que culminam na produção da música eletrônica, nos mais diversos estilos, como house, lounge, hip-hip, etc.

Durante o curso o aluno terá a disposição 04 estúdios de áudio com toda a infraestrutura para a gravação de bandas, tendo contato desde o primeiro semestre do curso com equipamentos e softwares de altíssimo nível, equivalentes aos existentes nos estúdios de produção e gravação do mundo todo.

Se você é músico e tem interesse em fazer uma carreira na área, não deixe de acessar o site da instituição.

Por Cris Keller


A França tem o vinho, e o Brasil, a cachaça. A regulamentação da produção de aguardente no Brasil deu origem a novos cursos de graduação e de tecnologia, entre os quais podemos citar o de produção de cachaça: o curso superior de tecnologia em cachaça de alambique é oferecido pela Escola Agrotécnica Federal de Salinas, em Minas Gerais, e permite ao aluno obter formação para atuar na produção de cachaça de alambique, bem como orientar produtores através da atividade de extensão.

O curso, oferecido em período matutino, tem 30 vagas, o corpo docente é composto por especialistas, mestres e doutores, o curso tem duração de 3 anos, com carga horária de 2760 horas, distribuídas em 6 semestres.

O aluno deverá realizar estágio supervisionado durante o curso, além de fazer um trabalho de conclusão do curso (monografia). Para maiores informações, acesse www.eafsalinas.gov.br/cursos/cachaca.

Por Cris Keller


O profissional da área de Psicologia, utiliza as técnicas aprendidas na faculdade para manter, melhorar e intermediar as relações entre sociais entre pessoas e meio em que vivem e relações internas das pessoas com elas mesmas.

No entanto, o profissional pode trabalhar em diversas áreas além de psicoterapia, entre elas, área empresarial, atuando no setor de Rh das empresas na contratação de funcionários e no desenvolvimento de programas para o bem estar dos funcionários, e podem trabalhar em programas sociais do governo e de ONGs.

O mercado de trabalho é amplo principalmente nos grandes centros onde há um número grande empresas e em conseqüência um número grande de trabalhadores cansados e sofrendo de doenças com o stress.

O curso tem duração de quatro anos e ensina matérias básicas como neurologia e antropologia, e matérias mais especificas como psicoterapia e problemas de aprendizagem.

Por Susan Mélany

O profissional de Letras trabalha no estudo da linguagem, não só a portuguesa mais também as estrangeiras. O estudante tem que gostar muito de ler, muito mesmo, já que o curso é todo teórico e necessita que o aluno estude muito.

O mercado é enorme para os profissionais que querem dar aulas e tem vagas no Brasil inteiro, por isso as maiorias dos estudantes optam por cursar licenciatura. Porém o campo de pesquisa é um campo forte também, porém em regiões como no eixo Rio – São Paulo que tem mais recursos para investir em pesquisa.

O curso tem duração de quatro anos e oferece matérias como inglês, francês, espanhol, produção de textos e interpretação. Além de aulas de laboratório de traduções e fonologia.

Por Susan Mélany

Para realizar o Curso Técnico em Artes Cênicas, o aluno precisa ter desenvoltura. Alguns requisitos são fundamentais, entre eles, boa comunicação, alguma habilidade de dança e expressão corporal, além de boa dicção e uma boa dose de expressão facial.

Tudo isso porque o profissional da área irá trabalhar com as expressões de seu corpo, em cada movimento, palavra e ação. Usando as técnicas para fazer comerciais de televisão, participar de novelas e programas, além de filmes e teatro.

O maior campo de trabalho está no eixo Rio – São Paulo e o profissional precisa saber fazer um pouco de cada coisa. Por isso durante o curso são ensinadas matérias como improvisação e interpretação, artes visuais, musicais e corporais.

Por: Susan Mélany

O profissional da área de Farmácia trabalha com a manipulação e composição de remédios, cosméticos e produtos industrializados, além de produtos de higiene, como pastas de dente e sabonetes.

Pode-se trabalhar em farmácias, na manipulação de remédios, em industrias trabalhando na composição química dos produtos e no desenvolvimento de novos produtos de beleza.

O curso tem duração de quatro anos e inclui matérias como biologia, física e química. Além de matérias como: química orgânica e toxicologia. Além das matérias mais especificas, o aluno tem outras diversas opções como cosmetologia e controle de qualidade. Para mais informações acesse o site da Universidade Anhembi – Morumbi http://portal.anhembi.br.

Por: Susan Mélany


Para aqueles que gostam de estudar fenômenos de matéria e de energias, o curso de graduação ideal é o de Física. O aluno durante o curso, entra em contato direto com as leis da física e estuda matérias como: matemática, física básica e disciplinas específicas como física nuclear e quântica.

Depois de cursar a graduação, que tem duração de quatro anos, o aluno sai habilitado a trabalhar em diversas áreas como pesquisa, física médica entre outras. O mercado é grande já que o profissional pode trabalhar em vários tipos de empresas incluindo, educacionais, indústrias e empresas públicas.

Entre as áreas mais procuradas estão telecomunicações,onde o profissional pode desenvolver atividades como criar novas aplicações em fibras ópticas e bancos e instituições financeiras, onde trabalha no desenvolvimento de novas fórmulas matemáticas.

Por Susan Mélany

O curso de graduação em Educação Física tem duração de quatro anos e inclui matérias básicas da área de saúde como anatomia, biofísica e ortopedia.

Além disso, prepara o aluno para áreas como administrativas e de gestão. O aluno sai apto a dar aulas em escolas se optar em cursar a modalidade licenciatura, e para as demais áreas como trabalhar como personal trainer a modalidade é bacharelado.

O profissional trabalha com a união de esportes e vida saudável, por isso, estuda cada metabolismo para poder trabalhar com cada exercício em cada pessoa para alcançar os resultados desejados.

O mercado é grande e está em todo Brasil, pode-se trabalhar em academias, em escolas, em clínicas de estática e projetos do governo e de empresas privadas.


O profissional formado em Geografia trabalha no estudo do solo, do clima e de todas as suas áreas relacionadas. Com isso, pode planejar soluções e novas técnicas para por exemplo, deixar uma área mais fértil ou tornar uma área boa para a criação de animais e plantios.

O mercado de trabalho é extenso e possui diversas áreas como, estudo do clima por regiões, trabalho conjunto a governos na construção de estrada, análise de solo e análise hidrográfica entre outras.

O curso possui matérias básicas como geografia física e humana, cartografia entre outras. Além de matérias mais especificas como meio ambiente e geografia aplicada.

Para mais informações acesse: www.pucsp.br. A PUC São Paulo, oferece o curso com duração de quatro anos.





CONTINUE NAVEGANDO: