Todo mundo sonha em falar pelo menos um idioma a mais, não somente para apresentar em seu currículo, mas para ser visto socialmente como um bilíngue, trilíngue, ou outras referências usadas pela sociedade. Aprender um outro idioma hoje em dia não está mais difícil. São cursos online oferecidos gratuitamente, programas socioeducativos do governo e até aplicativos de celulares que ensinam diversos idiomas, desde o inglês ao chinês.

São diversas opções até na hora de comprar um produto em um site, por exemplo, pois é possível escolher até o idioma para se ler na página. Com toda essa facilidade no mundo e no mercado, só falta uma coisa aos aprendizes de primeira viagem: prática. Depois que se aprende um idioma, o ideal mesmo é colocá-lo em prática, sempre, pois assim você aperfeiçoa não só o idioma, mas também a linguagem, os fonemas, os sentidos de alguns termos e até gírias. Para isso, tente:

– Ler livros no idioma que você está aprendendo: Todos nós sabemos que a leitura estimula o nosso cérebro, e isso nos torna mais ativos e comunicativos. No entanto, quando a leitura é num outro idioma, nossa percepção fica mais aguçada, e logo somos capazes de substituir nossa linguagem por uma nova com mais facilidade, e o que é melhor: de uma forma divertida e descontraída.

– Se comunicar com pessoas nativas no idioma: Busque a oportunidade de fazer amizade com pessoas de outros países para você aperfeiçoar seu idioma. Hoje em dia já existem algumas opções. Você pode se hospedar por um tempo em um hostel, por exemplo, pois lá você vai encontrar pessoas de diversos países do mundo. Geralmente são mochileiros aventureiros que viajam o mundo ou estão de passagem em algum país, e, como os hostels oferecem uma acessibilidade com baixo custo, essas pessoas buscam esses lugares para uma temporada. Hoje em dia também existem alguns sites de relacionamentos voltados para isso, e até algumas instituições de ensino de idiomas que incentivam essa prática.

Por Daniela Almeida da Silva


Você já deve ter reparado que hoje em dia a maioria das empresas está exigindo ao menos um conhecimento na língua inglesa, e não é por causa da Copa do Mundo que teve aqui não, mas porque nosso país está desenvolvendo diversas extensões, então existem pessoas vindo para o Brasil para negócios, conhecimento cultural ou mesmo para buscar diversão e lazer.

Seja lá qual for o motivo, é necessário estar preparado. Em uma empresa você estará lidando constantemente com isso, dependendo do seu cargo. Se você for uma Recepcionista de um Hotel por exemplo, já sabe que todos os dias terá que usar seu conhecimento em idiomas para se comunicar com hóspedes que entram e saem do mesmo. E a interação não muda muito de uma função para a outra, pois a comunicação é o que vale. Nas áreas de relações internacionais e comércio exterior, há cargos em que exigem mais de um idioma além do inglês.

Você pode ter vários idiomas, mas se não buscar praticá-los para aprimorá-los, vai chegar um dia que todos eles serão inválidos. Para que isso não aconteça, atente-se as dicas a seguir:

– Leia livros no idioma que você tem conhecimento. A leitura estimula o cérebro a guardar informações, melhorando o vocabulário e a escrita.

– Converse com nativos da língua. Você pode começar fazendo amizades com pessoas de outros países através de redes sociais como o Linkedln, que é uma rede profissional, e aumentar seu networking internacional. Até mesmo algumas escolas de idiomas disponibilizam uma plataforma onde as pessoas podem criar um perfil pessoal para interagir com pessoas de outros países.

– Faça cursos de reciclagens para aprimorar seus idiomas. Muitas escolas de idiomas oferecem esses cursos para as pessoas ficarem afiadíssimas. Você pode aproveitar suas férias para fazer isso.

Enfim, esteja preparado para quando você precisar colocar suas habilidades linguísticas em prática, ou se você já as usa, não custa nada continuar garantindo.

Por Daniela Almeida da Silva





CONTINUE NAVEGANDO: