Alguma vez você deve ter escutado a palavra 'procrastinar' ou 'procrastinação'. Mas você sabe o que significa? De acordo com o dicionário a palavra procrastinar significa deixar para fazer uma coisa depois, ou seja, prorrogar, adiar, prolongar, etc. Quem nunca deixou um serviço para fazer depois em um determinado momento do dia que atire a primeira pedra.

A maioria dos profissionais resolve fazer outra coisa no lugar das obrigações. Seja ver um e-mail, uma rede social, dar uma olhadinha nas mensagens do celular, etc. Ou seja, dar uma 'procrastinada' no serviço, não é? Alguns momentos de descontração podem ser considerados importantes, se não forem exagerados, claro, já que quase ninguém consegue focar no trabalho o dia todo. Além disso, pesquisas apontam que um funcionário que tira um tempinho para fazer outras coisas que são prazerosas para ele, tem a probabilidade de ter uma produtividade melhor na empresa. É óbvio que tudo deve ser feito com muito bom senso, para que as coisas não saiam fora do lugar, e não é bom o funcionário ficar mais tempo procrastinando do que focado em suas obrigações.

Mas a questão é: você costuma fazer isso de forma correta? Você sabe aproveitar esse tempinho para realizar alguma atividade que seja útil para você como profissional? Saiba que é possível investir esse tempo em coisas interessantes e de grande valia para você e seu trabalho. Como, por exemplo, atualizar seu currículo, ver as notícias do dia a dia, procurar uma nova oportunidade de emprego, organizar seu espaço de trabalho, enviar e-mails e procurar manter contato com pessoas interessantes, são algumas dicas que você pode usar para procrastinar seu tempo de forma inteligente e investir em coisas interessantes e proveitosas.

Saiba que procrastinando de forma correta ou não, é preciso ter sempre um equilíbrio entre distração e obrigação, caso contrário isso pode comprometer sua postura com a empresa. Mesmo assim, se precisar, não custa nada tentar, certamente isso te trará bons frutos.

Por Daniela Almeida da Silva





CONTINUE NAVEGANDO: