Confira aqui algumas dicas para melhorar o seu desempenho no Home Office.

O home office, ou simplesmente o conhecido “trabalhar em casa”, pode ser o sonho de muitas pessoas das mais variadas áreas. Os atrativos são muitos: Não há o tempo perdido no trânsito, há uma maior facilidade na organização dos horários e mais tempo para se dedicar a si mesmo. Porém, nem tudo é um mar de rosas nesse cenário, mesmo considerando o fato de que ele vem crescendo muito nos últimos anos, seja por iniciativa de empreendedores individuais ou mesmo porque as empresas estão permitindo uma flexibilização maior para seus colaboradores.

A questão é que muitas vezes desenvolver um trabalho home office pode fazer com que o profissional perca um pouco do seu desempenho e produtividade. Por isso, separamos aqui algumas dicas para você que já trabalha assim ou que está planejando ingressar nesse campo. Vejamos.

– Trabalho é trabalho e casa é casa.

Saber não misturar as atividades é fundamental para manter um bom desempenho. Mesmo sendo possível interromper o trabalho para ir fazer algum serviço doméstico, com o tempo isso acaba virando hábito. Uma das estratégias para o sucesso é fazer uma coisa de cada vez.

– Prepare bem seu ambiente de trabalho.

Um trabalho home office não quer dizer que a pessoa pode simplesmente pegar seu notebook e começar a fazer suas planilhas deitado na cama ou dividindo sua atenção com a TV. Criar um ambiente próprio para desenvolver o trabalho não apenas contribui para melhorar o desempenho na produção das tarefas como consequentemente irá trazer mais disciplina e foco. O que, por fim, gera resultados.

– Tenha rotina.

Trabalhar em casa de fato possibilita uma maior flexibilização de horários. Porém, deixar para depois algo que deveria ser feito em determinada hora vai fazer com que aconteça a mesma coisa que no escritório: Um acúmulo de atividades e a óbvia falta de produtividade.

– Deixe claro que você está em casa, mas que está trabalhando.

É muito comum acontecer com pessoas que desempenham atividades home office terem vários amigos que não entendem o que exatamente ela está fazendo. Se estiver no meio do trabalho use da boa e velha educação, seja claro e objetivo, informe ao visitante que você está trabalhando e “não passando o tempo” como a maioria pode achar.

– Cuide de você mesmo.

Mesmo trabalhando em casa, o home office pode ocasionar os mesmos problemas que um escritório. Ou seja, estresse, acúmulo de trabalho, má alimentação, sedentarismo e por aí vai. Separe um tempo e se dedique a você mesmo. Tenha uma alimentação saudável e faça regularmente os exercícios de sua preferência. Você vai ver que com isso sua disposição irá melhorar significativamente, assim como seu desempenho para o trabalho home office.

Por Denisson Soares


A internet trouxe a possibilidade de milhões de pessoas em todo mundo trabalharem em suas próprias residências. Com isso, muitos profissionais optaram por renunciar ao ambiente tradicional de trabalho e abraçaram a ideia de montar um negócio próprio em casa.  

Há diversas vantagens em trabalhar em casa. Uma delas é o fato de não precisar alugar nenhum espaço adicional para trabalhar. Além de economizar dinheiro, você se sente mais a vontade para realizar suas tarefas profissionais. Outra vantagem do trabalho home office é que não é preciso perder tempo com transporte, algo bastante incômodo nas grandes cidades de todo mundo.  

Mas o trabalho em casa também tem suas armadilhas e desafios. Pensar e planejar antes de montar um negócio em casa lhe ajudará a evitar diversos problemas. Reserve um tempo para conferir a lista abaixo:

– Separe um espaço em sua casa somente para o trabalho:

Isso é algo psicologicamente importante do ponto de vista profissional. É preciso que você tenha a noção de que ainda existe uma diferença entre sua vida profissional e pessoal.

– Fique atento à sua agenda de trabalho:

Seja realista. Estabeleça metas que você conseguirá cumprir e fique atento para não se distrair com tentações do ambiente doméstico como TV, cozinha ou cama. Estabeleça um ou dois dias mais flexíveis por semana para que você possa fazer outras tarefas ou descansar um pouco mais. Não esqueça que você deve ser produtivo para seu próprio benefício profissional.

– Encontre motivos para sair às vezes:

Ficar em casa o dia todo certamente não é algo muito saudável. Por isso sair eventualmente pode afetar significativamente seu rendimento. Escolha um ou mais dias por mês para trabalhar em outros locais. Você pode escolher passar algumas horas em uma cafeteria ou antes do almoço fazer algumas atividades profissionais em um restaurante.

– Certifique-se que sua empresa está legalmente correta:

Tenha em dia tudo o que se relaciona a impostos e taxas. Todas as empresas legais devem contribuir com impostos não importa em que ambiente atuam.  

– Tenha um plano de negócios:

Ter uma empresa estabelecida em casa é tão sério quanto um negócio tradicional. Por isso é importante que você estabeleça metas, elaborando estratégias de marketing, logística e vendas. Não menospreze o poder que isso tem sobre seu negócio.

Por William Nascimento


Uma empresa do ramo de internet está oferecendo uma vaga para divulgador em mídias sociais, profissional freelancer, para trabalhar em casa.

O candidato deve ter um bom conhecimento geral sobre a internet, além de ter habilidade de comunicação para estabelecer contatos e parcerias com estes veículos, com o intuito de gerar tráfego para o cliente. Domínio do português escrito e capacidade de redigir bons artigos em português claro e direto, para servir de referência, são essenciais.

O candidato deve também ter conhecimento avançado da linguagem HTML, conhecer e saber utilizar operadores avançados de buscadores como Google e Yahoo, além de conhecer e saber utilizar outros sites de mídias sociais menos famosos, que não sejam Twitter, Orkut e Facebook.

Interessado? Então envie e-mail para [email protected] até o dia 3 de dezembro de 2010, contendo uma breve descrição do motivo pelo qual você é o candidato ideal para a vaga e, claro seu currículo em anexo.


Home Office é a jornada de trabalho desenvolvida em ambiente doméstico, ou seja, na casa do funcionário. A grande vantagem é que o tempo que seria gasto no deslocamento será usado em atividades do trabalho.

Primeiramente o perfil deste profissional exige que ele goste de trabalhar sozinho e que seja muito disciplinado em relação às suas rotinas e metas. Outro ponto a ser levado em consideração é a de que sua família respeite este período e não interfira, nem atrapalhe as suas atividades diárias.

Atualmente empresas investem neste segmento, profissionalizando seus colaboradores e fornecendo todos os equipamentos necessários. Um bom suporte faz com que os rendimentos cresçam e permitam uma maior produtividade.

Por José Alberi Fortes Junior.


Para quem deseja não ter patrão nem chefe trabalhar em casa é a opção ideal. Pode ser vendedor, editor, escritor, cantor, ou qualquer outra função onde as características da pessoa são fundamentais.

Porém alguns pontos são fundamentais para que a pessoa alcance o seu sucesso e a devida compensação financeira. Organização, empenho, muita dedicação e conhecimento do mercado são importantes para que o desempenho e produtividade resultem em rendimento e boa remuneração.

Caso o indivíduo não tenha o mínimo de disciplina e organização pode comprometer seu patrimônio e apenas resultar em fracassos.

Por José Alberi Fortes Junior





CONTINUE NAVEGANDO: