Confira aqui algumas dicas para melhorar o seu desempenho no Home Office.

O home office, ou simplesmente o conhecido “trabalhar em casa”, pode ser o sonho de muitas pessoas das mais variadas áreas. Os atrativos são muitos: Não há o tempo perdido no trânsito, há uma maior facilidade na organização dos horários e mais tempo para se dedicar a si mesmo. Porém, nem tudo é um mar de rosas nesse cenário, mesmo considerando o fato de que ele vem crescendo muito nos últimos anos, seja por iniciativa de empreendedores individuais ou mesmo porque as empresas estão permitindo uma flexibilização maior para seus colaboradores.

A questão é que muitas vezes desenvolver um trabalho home office pode fazer com que o profissional perca um pouco do seu desempenho e produtividade. Por isso, separamos aqui algumas dicas para você que já trabalha assim ou que está planejando ingressar nesse campo. Vejamos.

– Trabalho é trabalho e casa é casa.

Saber não misturar as atividades é fundamental para manter um bom desempenho. Mesmo sendo possível interromper o trabalho para ir fazer algum serviço doméstico, com o tempo isso acaba virando hábito. Uma das estratégias para o sucesso é fazer uma coisa de cada vez.

– Prepare bem seu ambiente de trabalho.

Um trabalho home office não quer dizer que a pessoa pode simplesmente pegar seu notebook e começar a fazer suas planilhas deitado na cama ou dividindo sua atenção com a TV. Criar um ambiente próprio para desenvolver o trabalho não apenas contribui para melhorar o desempenho na produção das tarefas como consequentemente irá trazer mais disciplina e foco. O que, por fim, gera resultados.

– Tenha rotina.

Trabalhar em casa de fato possibilita uma maior flexibilização de horários. Porém, deixar para depois algo que deveria ser feito em determinada hora vai fazer com que aconteça a mesma coisa que no escritório: Um acúmulo de atividades e a óbvia falta de produtividade.

– Deixe claro que você está em casa, mas que está trabalhando.

É muito comum acontecer com pessoas que desempenham atividades home office terem vários amigos que não entendem o que exatamente ela está fazendo. Se estiver no meio do trabalho use da boa e velha educação, seja claro e objetivo, informe ao visitante que você está trabalhando e “não passando o tempo” como a maioria pode achar.

– Cuide de você mesmo.

Mesmo trabalhando em casa, o home office pode ocasionar os mesmos problemas que um escritório. Ou seja, estresse, acúmulo de trabalho, má alimentação, sedentarismo e por aí vai. Separe um tempo e se dedique a você mesmo. Tenha uma alimentação saudável e faça regularmente os exercícios de sua preferência. Você vai ver que com isso sua disposição irá melhorar significativamente, assim como seu desempenho para o trabalho home office.

Por Denisson Soares


É importante escolher o local e os móveis do home office sempre priorizando a funcionalidade.

Até bem pouco tempo atrás, a decoração do Home Office visava exclusivamente à beleza, todo mundo queria um visual moderno, com uma bela iluminação, móveis com design arrojado, mas isso com o tempo foi mudando e hoje, a decoração do Home Office continua focada na beleza, mas também é funcional, ou seja, o profissional precisa se sentir bem no seu ambiente de trabalho, cuidando principalmente da sua saúde.
Luminárias, quadro de recados, enfeites, tudo isso dão ao Home Office um belo visual, mas a parte funcional não pode ser deixada de lado de forma alguma, afinal, é aí que você passa boa parte do seu dia. E não importa se é só um cantinho da casa ou o cômodo inteiro, o Home Office pode ser funcional sem abrir mão da beleza.

E a primeira dica nos remete antes mesmo de começar a preparação do espaço, pois devemos ter muito cuidado com a limpeza. O Home Office deve ser  limpo de 2 a 3 vezes por semana e todos os meses receber uma limpeza mais completa, por isso, se o seu tempo é curto ou se não tem como contratar alguém para fazer a limpeza, evite o uso de tapetes, carpetes, cortinas e muitos objetos espalhados, pois isso vai atrasar bastante a faxina.

Quando vier a parte da escolha dos móveis, atenção redobrada com cada um deles, por exemplo, a cadeira deverá ser ergonômica e muito confortável para não lhe causar dores e desconfortos durante as muitas horas de trabalho. Dores nas costas e nas articulações são comuns para quem não se senta corretamente e além de ter uma boa postura, é importante ter uma cadeira que se adeque às suas necessidades.
Nada de se apegar somente à beleza da cadeira na hora da compra, sente-se nela por várias vezes e testes várias cadeiras antes de definir qual irá comprar. Geralmente, as melhores cadeiras oferecem regulagem de assento, descanso para os braços e principalmente conforto, mantendo seu corpo na postura correta.

A mesa também precisa ser escolhida corretamente, oferecendo a altura certa, gavetas e um espaço suficiente para o que você precisa. Cada profissional utiliza um determinado espaço da mesa, por isso o tamanho varia de acordo com as necessidades de cada um. E lembre-se que é importante ter uma boa luminária na mesa, que combina com a decoração do Home Office ao mesmo tempo que lhe garante melhor luminosidade nos dias nublados ou à noite.

Tenha um bom armário ou estante, onde poderá deixar tudo muito bem organizado, assim, sempre que precisar de um material, saberá exatamente onde ele se encontra.

Por Russel


A internet trouxe a possibilidade de milhões de pessoas em todo mundo trabalharem em suas próprias residências. Com isso, muitos profissionais optaram por renunciar ao ambiente tradicional de trabalho e abraçaram a ideia de montar um negócio próprio em casa.  

Há diversas vantagens em trabalhar em casa. Uma delas é o fato de não precisar alugar nenhum espaço adicional para trabalhar. Além de economizar dinheiro, você se sente mais a vontade para realizar suas tarefas profissionais. Outra vantagem do trabalho home office é que não é preciso perder tempo com transporte, algo bastante incômodo nas grandes cidades de todo mundo.  

Mas o trabalho em casa também tem suas armadilhas e desafios. Pensar e planejar antes de montar um negócio em casa lhe ajudará a evitar diversos problemas. Reserve um tempo para conferir a lista abaixo:

– Separe um espaço em sua casa somente para o trabalho:

Isso é algo psicologicamente importante do ponto de vista profissional. É preciso que você tenha a noção de que ainda existe uma diferença entre sua vida profissional e pessoal.

– Fique atento à sua agenda de trabalho:

Seja realista. Estabeleça metas que você conseguirá cumprir e fique atento para não se distrair com tentações do ambiente doméstico como TV, cozinha ou cama. Estabeleça um ou dois dias mais flexíveis por semana para que você possa fazer outras tarefas ou descansar um pouco mais. Não esqueça que você deve ser produtivo para seu próprio benefício profissional.

– Encontre motivos para sair às vezes:

Ficar em casa o dia todo certamente não é algo muito saudável. Por isso sair eventualmente pode afetar significativamente seu rendimento. Escolha um ou mais dias por mês para trabalhar em outros locais. Você pode escolher passar algumas horas em uma cafeteria ou antes do almoço fazer algumas atividades profissionais em um restaurante.

– Certifique-se que sua empresa está legalmente correta:

Tenha em dia tudo o que se relaciona a impostos e taxas. Todas as empresas legais devem contribuir com impostos não importa em que ambiente atuam.  

– Tenha um plano de negócios:

Ter uma empresa estabelecida em casa é tão sério quanto um negócio tradicional. Por isso é importante que você estabeleça metas, elaborando estratégias de marketing, logística e vendas. Não menospreze o poder que isso tem sobre seu negócio.

Por William Nascimento


Atualmente existem muitos trabalhadores que decidem começar a trabalhar em casa. Os motivos para isso podem ser dos mais diversos, desde a uma reorganização da empresa até a necessidade de ser freelance.

Mas a verdade é que poucos empregos permitem que o trabalho seja feito via home office. Para muitos essa modalidade de trabalho é considerada bastante atraente, visto que não há a necessidade de deslocamento até o trabalho e a flexibilidade de tempo é bem maior. Por outro lado ser eficiente em um ambiente doméstico pode não ser uma tarefa das mais fáceis. Por isso elaboramos algumas dicas importantes para que você possa trabalhar em casa e conseguir ser eficiente e produtivo ao mesmo tempo.

– Tenha um escritório em sua casa:

Você deve ter um ambiente em sua casa para o uso profissional. Além disso, deve ter em mente que o fato de você estar em casa não o livra de obrigações profissionais. Quando começar seu dia faça tudo como se fosse trabalhar fora. Desloque-se ao ambiente que escolheu para trabalhar e comece a produzir.

– Elabore metas:

Em vez de trabalhar de acordo com as horas, elaborar metas pode ser bem mais produtivo. Assim como um profissional em uma empresa se pergunta sobre as metas alcançadas, você também deve ter em mente alcançar os objetivos previamente estipulados. Faça uma lista de metas que seja coerente. Atribua metas diárias e tente cumpri-las mesmo que seu dia seja mais longo do que você imaginava. Se acabar antes do tempo você pode decidir se deve acrescentar alguma outra atividade profissional ou se deve encerrar seu expediente.

– Estipule um horário para as refeições:

Quando um profissional trabalha em uma determinada empresa ele tem seu horário de almoço previamente programado. Isso também deve ser feito no ambiente home office. Coloque horários para lanches e refeições. Cumpra-os para que seu dia possa ser mais produtivo.

– Separe um tempo livre:

Não pense que por trabalhar em casa você deve estar toda hora conectado ao seu trabalho. Quando não estiver trabalhando, tranque o cômodo e esqueça de suas atividades profissionais. Um dos maiores problemas dos profissionais que trabalham em casa é não saberem separar as atividades domésticas e pessoais do seu trabalho.

– Faça pausas:

Uma vez que você já se acostumou com seu trabalho freelance e criou uma rotina, talvez seja a hora de incluir em seu dia uma pausa breve. Tire 10 ou 20 minutos para descansar e depois retornar ao seu trabalho. Distrair a mente nesse curto espaço de tempo pode ser bastante interessante para aumentar sua produtividade.

– Mantenha-se organizado:

Documentos e arquivos devem estar organizados em seu ambiente de trabalho. Caso contrário você pode perder muito tempo procurando por algo que poderia ser encontrado rapidamente. Não deixe que outros membros da casa interfiram em seu trabalho por modificarem de lugar certos arquivos de trabalho.

Por William Nascimento


Se você sente necessidade de passar mais tempo em casa e mais próximo a sua família, o trabalho home office pode ser uma ótima alternativa.

Com o avanço da internet a possibilidade de que novos empreendimentos sejam montados dentro da rede cresceram em um nível bastante considerável. Há muitas opções que podem trazer satisfação às suas intenções profissionais.  

Pensando em algumas dessas alternativas, elaboramos uma lista com quatro trabalhos que você pode montar dentro de sua casa. Veja abaixo:  

– Artista:

Se você adora trabalhos manuais, por que não utilizar esse talento de maneira profissional. Uma boa alternativa de monetizar isso é por criar um negócio online onde você oferecerá suas criações. Você poderá fotografá-los com qualidade e exibi-los em um site que você criará para o negócio. Com o tempo você criará uma lista bastante interessante de pessoas interessadas em seu negócio que você poderá contatar via e-mail ou telefone.  

– Blogueiro:

Se você tem algum conteúdo que gosta e tem qualidade para disponibilizá-lo na internet, ter um blog é uma excelente fonte de renda. Além de conseguir patrocínios externos que podem ser bem lucrativos, há serviços como o Google Adsense para você ganhar dinheiro a cada clique que os internautas de seu site derem no banner publicitário. Lembre-se que para ser blogueiro é necessário paciência até conquistar um público considerável. Por isso, manter regularidade nas postagens é de extrema importância para o sucesso de seu blog.  

– Contador:

Se você é bom com números e está sempre ajudando amigos ou parentes na realização de atividades financeiras, é possível que você possa montar um escritório de contabilidade dentro de sua casa. Desta forma você pode vender seus serviços para pessoas físicas e pequenas empresas.  

– Tradutor:

Se você é fluente em algum outro idioma além do português, poderá se tornar um tradutor. Há diversas empresas que precisam de profissionais de qualidade para traduzir documentos. Trabalhar como freelancer nesta área poderá render uma boa remuneração mensal.

Por William Nascimento


Trabalhar em casa, com certeza, é o sonho de muita gente. Mas o que algumas pessoas não sabem é que esse sonho já é realidade há muito tempo, pena que não está disponível para todos. Algumas empresas dão todo apoio para que seus funcionários trabalhem em casa, mas isso muda de acordo com a área de cada função.

Mas seria possível ter direitos e deveres mesmo trabalhando em casa?

De acordo com o Cenofisco (Centro de Orientação Fiscal), a resposta dessa pergunta é "sim", pois quem trabalha em casa tem os mesmos direitos dos funcionários que trabalham dentro de uma empresa, exceto o vale-transporte, claro, pois eles não utilizam transporte para se deslocar de casa para o trabalho.

Uma pesquisa feita sobre tele-trabalho no Brasil apontou que 23,2% da população brasileira adulta, o que equivale a uma em cada quatro pessoas, de alguma maneira, trabalha em casa ao longo do mês.

Um terço dessas pessoas, o que corresponde a 8,1% exercem o trabalho virtual quase todos os dias. O trabalho em casa, conhecido como "Home Office" virou a forma mais popular nos últimos tempos, e 52% dos entrevistados estão nessa modalidade, com um destaque maior em indivíduos com maior poder aquisitivo, no caso, a Classe A. Este estudo foi realizado pelo Market Analysis, instituto de opinião pública.

Quem adotou essa modalidade de trabalho foram as empresas de pequeno e médio porte, pois um funcionário trabalhando em casa dá menos gastos financeiros para essas empresas, além de economizar espaço físico e tempo, evitando despesas com aluguel de prédios caríssimos e vale-transporte para esses funcionários.

É um tipo de trabalho que vale muito a pena não somente para as empresas, mas também, claro, para os funcionários. Empresas assim só têm a ganhar em grandes metrópoles como São Paulo, onde há um problema sério de deslocação devido ao trânsito precário.

Uma dica importante para quem trabalha em casa é ter um local dentro da própria casa especialmente para isso, e se desligar de outras tarefas quando estiver trabalhando.

Por Daniela Almeida da Silva


Recentemente a empresa Home Agent, atuante na área de Call Center, abriu um processo seletivo com a finalidade de contratar 10 novos colaboradores. Todas as oportunidades contemplam o cargo de Agente de Atendimento e os contratados realizarão atividades ligadas ao ramo de Seguro de Veículos.

Para concorrer às vagas é preciso ter o  nível médio completo ou nível superior em curso. Além disso, é necessário possuir bons conhecimentos na área de informática, comprovar experiência anterior de no mínimo 1 ano no segmento de vendas, ter internet em casa, possuir habilidades de digitação, ser dinâmico, comunicativo, flexível e proativo. O regime de trabalho é Home Office.

A jornada de trabalho será cumprida de segunda-feira a sábado, o que totalizará 36 horas de por semana. De acordo com a Home Agent, o salário inicial será de R$ 650,00 e a partir do segundo mês de atuação esse valor aumentará. Além disso, os contratados contarão com diversos benefícios, dentre eles bonificações, assistência médica, vale refeição, assistência odontológica e muito mais.

Os interessados nas vagas podem encaminhar o currículo profissional para o seguinte endereço eletrônico: [email protected], No campo assunto os candidatos devem escrever “Operador Home Agent + Região”.

Por Larissa Mendes de Oliveira Soares


O mercado de trabalho está concorrido e o dia a dia nos grandes centros está a cada dia que passa mais movimentado. Pensando nisso as empresas de grande porte já estão adotando para seus colaboradores o sistema de trabalho em casa, o trabalho online faz com que o colaborador se torne mais eficiente e muito mais produtivo, tudo graças a menor exposição ao estresse.

Para as pessoas que querem trabalhar em casa algumas dicas básicas fazem total diferença na vida dos home off.

– Destine um local para ser o seu ambiente de trabalho, vale a pena montar um escritório em casa.

Organize o seu tempo, estipulando horário para começar, intervalos para alimentação e horários para terminar o trabalho.

– Tenha sempre bons materiais em sua casa, um bom computador e internet potente são pré-requisitos.

– Separe um tempo do seu dia para fazer algum tipo de atividade física.

Cuide sempre da alimentação, não coma apenas fast foods, faça uma alimentação balanceada e nutritiva.

Seguindo essas regras básicas você pode desenvolver muito mais trabalhando na sua casa, sem contar com as regalias e conforto que o lar proporciona. Aproveite!

Por Juliana Almeida


Muitos profissionais acabam optando por pagar suas dívidas sentados num sofá com um notebook no colo. Para manter-se longe da sala e parar de irritar seus familiares com tanta desorganização, seguem algumas dicas tiradas do artigo "How to stay organized when your coach is your desk":

  1. Compre uma mesa para seu computador: Se não puder ser comparada a uma mesa de escritório, pelo menos servirá para que suas anotações feitas à mão não se tornem rabiscos incompreensíveis. Assim, o ideal é que a mesa seja portátil, com espaços reservados para seu notebook e para escrever.
  2. Organize seus papéis: Deixar os papéis espalhados na mesa da sala de jantar é coisa do passado. O melhor é adquirir um arquivo de mesa, daqueles que possuem pastas divisórias e etiquetas.
  3. Tenha um cesto de lixo por perto: Ao invés de deixar bolinhas de papel amassado pelos cantos da casa, que tal manter um cesto de lixo por perto?
  4. Mantenha a postura correta: Ao término de um dia trabalhando sentado no sofá, você poderá sentir dores nos olhos, pescoço e costas. Por isso, tenha certeza de que está sentado com uma postura correta, com a coluna ereta, as costas bem apoiadas e a tela do computador à altura dos olhos.

Por Rosália do Vale


Home Office é a jornada de trabalho desenvolvida em ambiente doméstico, ou seja, na casa do funcionário. A grande vantagem é que o tempo que seria gasto no deslocamento será usado em atividades do trabalho.

Primeiramente o perfil deste profissional exige que ele goste de trabalhar sozinho e que seja muito disciplinado em relação às suas rotinas e metas. Outro ponto a ser levado em consideração é a de que sua família respeite este período e não interfira, nem atrapalhe as suas atividades diárias.

Atualmente empresas investem neste segmento, profissionalizando seus colaboradores e fornecendo todos os equipamentos necessários. Um bom suporte faz com que os rendimentos cresçam e permitam uma maior produtividade.

Por José Alberi Fortes Junior.





CONTINUE NAVEGANDO: