Motivos que podem levar a Demissão Por Justa Causa

  

Abaixo listaremos algumas ocorrências que levam a  Demissão por justa causa e conseqüentemente a rescisão de contrato de trabalho. Se você é empregado, informe-se e conheça seus direitos e deveres no mercado de trabalho!

  • Ato de improbidade: furtar, roubar objetos, falsificar documentos ou atestados médicos
  • Má conduta: refere-se a mau posicionamento dentro do ambiente de trabalho, como assédio à demais funcionários ou utilização do veículo da empresa sem autorização.
  • Uso do horário de trabalho para desempenhar atividades alheias ao interesse da empresa, como por exemplo, vender produtos dentro do ambiente de trabalho sem o conhecimento do empregador.
  • Ter sido condenado criminalmente no passado, com pena judicial a cumprir, e ter ocultado tal fato da empresa
  • Demonstrar preguiça, negligência ou má vontade no desempenho de suas atividades
  • Estar alcoolizado dentro do ambiente de trabalho
  • Violação de segredos empresarias, como divulgação de resultados, patentes sem consentimento da empresa
  • Atos de indisciplina ou insubordinação: descumprir ordens se serviço recebidas de chefes e superiores
  • Abandono de emprego, ausentando-se do cargo por um prazo de 30 dias, sem justificativa.
  • Ato lesivo de honra, a menos que tenha sido praticado em legítima defesa
  • Ato lesivo de honra praticado contra superiores hierárquicos, exceto nos casos em que se caracterize legítima defesa
  • Jogar jogos de azar dentro do ambiente de trabalho.



Para saber mais sobre as atitudes que podem levar à demissão por justa causa, clique aqui.

Créditos: Cris Keller

Nossos Cursos - Loja Online



Cursos de aprimoramento profissional Trabalhou.com.br. Visite nossa loja.



43 Comentários - Escrever um Comentário

  1. ana claudia valentim da silva · Editar

    meu patraõ me xingou de tudo que era nome ;eu posso pedi justa causa do meu emprego. e posso entra na sustiça contra ele.

  2. trabalho em uma empresa há 06 anos e 08 meses, e estou com problemas serissimos(pessoais)o devo fazer para sair e não perder meus direitos? e se eu fizesse acordo quanto eu perderia? meu salario atual é de 600,00 R$.

  3. Trabalho em uma empresa á 14 anos, sendo que no decorrer dos anos adquiri um historico de alergia. Sendo que faço tratamento e estou ausenta de mexer com produtos de limpeza. O médico me deu atestado de afastamento de produtos de limpeza. Sendo que a empresa quer me da justa causa por eu não esta fazendo faxina. Com meu pouco conhecimento de leis, pra mim isso esta totalmente fora da lei.

  4. QUERO SABER SE, UM FUNCIONARIO FAZER AS REFEIÇOES COM UM CRACHAR EMPRESTADO POR OUTRO COLEGA DA JUSTA CAUSA?

  5. Trabalho em uma empresa de telemarketing, estão me enchendo de suspensões, estou em risco de ser mandado embora por justa causa, se eu for mandado embora, tem como eu por eles na justiça ?

  6. O barcem abriu uma prova para certificação de corresponde bancário, sendo que se o candidato não passasse haveria uma segunda chamada, pois sendo assim, não passei e fui demitida por justa causa… Esta certo isso?

  7. Oi tem uma amiga minha eo patrao disse q tem uma gravaçao dela supostamente roubando e de a reciçao dela pra ela asina pedindo demiçao mas ele nao deu parte pra da justa causa tinha q da part ou nao

  8. Fazer ligação particular de um equipamento de telefone da empresa sem permissão pode gerar justa causa ?

  9. E no caso de perseguição do patrão tudo ele dar advertência tipo o funcionário faltar um feriado ele dar advertência mas várias falta e ele só dar na quele

  10. Trabalho num SAC porem eramos autorizados a reverter valores de uma fatura se a gente tivesse certeza q o valor cobrado seria incorreto. Por causa dessas reversoes uma amiga foi demitida por justa causa. Dizendo eles que ela nao tinha registrado corretamente. Isso é correto?

  11. Ivone messias da silva · Editar

    Meu genro teve uma briga na empresa que trabalha, dois funcionários começaram a fazer piadinhas com ele no horário de café ele saiu pra rua e eles foram atrás meu genro pediu para eles pararem , mas eles não pararam e aí ele agrediu os meninos na rua só que eles entraram na empresa e ele continuou com a agressão , iele foi advertido 3 dias, isso pode causar demissão por justa causa

  12. Sou assistente de gerente sempre que meu gerente Me mandava entra mais cedo eu entrava pois sofri um acidente no meu trabalho e agora ele fica me enguinorando sabe contratou outra assistente agora e fica desfazendo do meu trabalho CMO se não precisasse mais de mim sabe só q agora não fico mais calada naoo as vezes ele ar bater boca e me devendo VC acha q por causa disso posso ser mandada embora por justa causa

  13. E possível o minha chefe me manda embora por justa causa por q eu n deixei ela se mete em minha vida ela pediu q eu deixasse meu marido se n ela me mandava em bora por justa causa

  14. Na empresa q trabalho era pra ter saido pagamento no dia 30/12, quando foi no dia 31/12 continuei sem pagamento, falei com o respinsavel, o mesmo disse q só pagaria no dia 02/01/16. Entao, levantei de minhas funçoes e fui embora.. posso ser demitida por justa causa??

  15. Olá boa tarde
    A empresa que trabalho dar advertência pela pessoa chegar atrasada ou por falta e eles falam que três advertência gera justa causa isso é verdade?

  16. Boa tarde!
    Trabalho em uma empresa há 18 anos, o dono da empresa grita muito e me colocou o apelido de beicim. O que devo fazer?

  17. Sou Alex gostaria de saber se sou obrigado a trabalhar com microfone para que meu patrão escute o que eu estou falando com os clientes, minha função sou garçom

  18. Roberto Vicente da silva · Editar

    Entrei na empresa dia 29/08\2014 fui demitido por justa causa dia 09\03/2016 dia 24 vou assinar a rescisão o que eu tenho direito! Eu já tinha assinado as férias! Programada para o dia 19/04\2016

  19. Doutor na empresa que trabalhamos não registramos a digital na Hora de ir fazer horário de almoço, muita das vezes chegamos 15 ou 20 minutos do horário de almoço,e ficamos além do horário de trabalho ex: chegad10:00 saída 18:15 ficamos além 19:00 saímos e não é hora extra e banco ,eles querem dar advertência pra assinar por causa do horário atrasado de almoço!

  20. Eu peguei um atestado médico e o atestado era de 4 dias do que a Impresa foi até o medico e ele disse que n mim deu 4 dias ele deu so 1 ai a imprensa mim deu justa causa

  21. Eu trabalho registrado em uma firma …mais fora a minha carga horario faço bicos desempenhando a mesma funcao na qual sou registrada…
    Isso pode dar justa causa?

  22. Ainda não recebi nada de demissão e etc, So que eu fiz uma burrada eu passei um canetão num ponto de ônibus e a supervisora viu, porém ela não tirou foto e nada apenas mandou eu apagar e não fazer mais isso leva a demissão?

  23. Boa noite na empresa onde trabalho eu fui conversar com a minha gerente sobre a possibilidade de um acordo para a minha demissão ela ficou de conversar com a supervisora dela e me avisar sobre a possibilidade. Alguns dias depois ela me chamou para conversar e disse que não tinha possibilidade porém, ela afirmou que segundo a supervisora dela era para me dar feedback até chegar na advertência para poder me demitir por justa causa isso é possível? A empresa me induzir a levar vários feedbacks ao ponto de eu levar advertência para poderem me demitir por justa causa?

  24. Eu estou devendo alguns dias em uma empresa estamos pagando no sabado se eu faltar eu posso levar justa causa.

  25. Levei suspensão de um dia por faltar, caso eu faltar outra vez posso ser demitida por justa causa? Ou teria um número exato de faltas? Sou gestante e faltei por motivos de saúde.

Post Comment