Como é feita a Avaliação de Desempenho Profissional

  

Antes de tudo, vale dizer que avaliar é mensurar ou medir alguma coisa. Portanto, podemos dizer que quando o desempenho do colaborador é avaliado, é feita uma medição, baseada em padrões pré-estabelecidos, relacionada ao modo de execução da atividade ou cumprimento de uma meta esperada.

Na avaliação são considerados dois padrões: o Ideal, de acordo com as metas estabelecidas, e, o Real, de acordo com o verificado. Comparando estes padrões, chega-se a certas conclusões ao conjunto das quais é dado o nome de Avaliação de Desempenho.




Muitas pessoas temem até mesmo o nome desta ferramenta, mas o objetivo ao utilizá-la não é o de impor temor aos colaboradores ou pressioná-los em qualquer sentido e sim o de melhorar todo o âmbito, seja de produção, comportamental ou relacional do trabalho. Envolve, portanto muito mais que o produto ou os valores financeiros, envolve, também, o colaborador como força de trabalho e como ser humano com potencial e limitações.

Sempre, após a conclusão da avaliação, o superior chamará o colaborador para o feedback que tem por objetivo mostrar, além dos seus pontos fracos, os pontos fortes e abrir caminho para as melhoras rumo a excelência.

Por Lindomar Vieira

Nossos Cursos - Loja Online



Cursos de aprimoramento profissional Trabalhou.com.br. Visite nossa loja.



3 Comentários - Escrever um Comentário

  1. como é o processo como procedir em uma avaliaçao de desempenho como posso faze uma para um colaborador e é pra ele que se faz ou pode ser para alguem que nao esteja trabalhando como é que funciona?
    Obrigada.

Post Comment