Fusão de Empresas – Como Diminuir a Insegurança no Trabalho

Categorias: Ambiente de Trabalho - Dicas

A demissão é o maior motivo do medo de funcionários nos casos de fusão de empresas. Segundo dados da KPMG, só no segundo semestre de 2009, foram realizadas 97 fusões e aquisições no Brasil, gerando instabilidade entre os funcionários das empresas transacionadas.



O papel do gestor é fundamental para que haja transparência nas informações e evitar buchichos e conversas de bastidores, o que gera insegurança no ambiente de trabalho, prejudicando até no desempenho dos seus funcionários. Um exemplo de empresa que investiu muito em sua comunicação é o Grupo Santander, que possui um canal de dúvidas e receios para seus funcionários.

Planos de demissão voluntária, principalmente para funcionários antigos, tem como objetivo dar condições financeiras para funcionários que desejam se aposentar ou que querem buscar novas oportunidades dentro do mercado. Além da transparência, outro aspecto importante para que uma fusão tenha resultados positivos é o treinamento a ser feito com os funcionários a partir da uma nova gestão.

Rafael TOTP





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