Hora Extra ou Banco de Horas – O Que é Melhor?

Categorias: Ambiente de Trabalho - Dicas

Todo e qualquer trabalhador empregado pelo regime CLT – Consolidação das Leis de Trabalho – tem direito a pagamento de hora extra com acréscimo de 50% a 100%, dependendo do dia da semana. Porém, algumas empresas optam pelo banco de horas, que se baseia no não pagamento dessas horas extras em dinheiro, mas em folgas.



É considerado hora extra quando o funcionário trabalha além das suas horas da jornada normal de trabalho. Para o consultor de RH Leandro Antunes, o regime de Banco de Horas compensa mais ao empregador, enquanto o pagamento de horas extras compensa mais ao empregado, já que por hora trabalhada a mais, ele recebe no mínimo 50% a mais de pagamento subordinado. Já o banco de horas só é benéfico ao trabalhador quando ele pode programar suas folgas ou saber com devida antecedência quando irá folgar ou trabalhar horas a mais.

Em ambos os casos, quando o funcionário fica a mercê do empregador – sem saber quando serão suas folgas ou fazendo horas extras sem aviso prévio – esses tipos de pagamento de horas sempre é benéfico somente ao empregador, cabendo ao funcionário uma negociação ou uma conversa sobre este tipo de pagamento – em folgas ou dinheiro.

Rafael TOTP





Outros Conteúdos Interessantes

10 Comments





  1. Ola,
    Essa é uma questão que sempre discuti onde trabalhei, acho que deve negociar antes, por exemplo quando precisei de folga eu fiz horas extras e ficava no banco, já quando a empresa me pedia horas extras já negociava o pagamento, caso contrario não fazia.

  2. Boa Tarde!

    Estou tendo problemas em receber meus banco de horas, fazem três anos que trablho na empresa e durente 02 anos trabalhei sempre a mais do que meus horários, quase 16 horas por dia. Isto já se possou um ano que ficou no meu banco de horas, e em contato com meu RH para tentar receber estas horas fui informado que eu não tenho direto por esta como “Chefe de equipe” um cargo iventado para não dar um aumento correto.

    Gostaria de saber, se realmente chefe de equipes, supervisores ou algum carga deste tipo não tem direito a banco de horas.

    Grato pela Atenção.

  3. estou ouvindo falar na radio direto q banco de hora acabou,quero saber se acabou para nos q trabalhamos em uma confecção de roupas ? obrigada

  4. Boa tarde quero saber se eu fazer 10 horas trabalhadas se essas 10 horas quando vai para o banco de horas ela vai com um acréscimo de 50%, no caso desce 15 horas para o banco de horas?

  5. Bom dia me esclarece uma coisa eu trabalho em uma empresa de segurança patrimonial e há minha escala e 12por 36 eu trabalhar na minha folga eu tenho direitos há descanso. De 18 horas

  6. Eu trabalho numa empresa de pescados trabalho 44horas semanais mas quase todo dia faço horas extras e já tou com 33 horas extras positiva queria receber mas minha impresa disse que não paga vai para banco de horas isso pode sem ter nenhuma negociação com cindicato nenhum. ..

  7. Quero fazer banco de horas na empresa onde trabalho, eu devo a empresa e quero passar essa horavem Banco,como e feito?

  8. À empresa que trabalho. Trabalho do 12:12as22hs de segunda a certa feira… E Samos horista. Agora ele quer fazer banco de horas mas a maioria não assinarem e eles como punição tirar no vale-refeição

  9. Sou um consultor com contrato CLT e na empresa que trabalho as horas extras sempre foram pagas e não usam Banco de Horas. Porém agora sem nenhum aviso a gestão da empresa resolver compensar as horas extras com as horas dos dias que estou sem agenda em clientes. Porém a dúvida é a seguinte:
    Está correto compensar horas sem agenda, sendo que agenda é de responsabilidade da empresa conseguir para o consultor (funcionário) com as horas extras feitas nos projetos (em clientes)?





Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *