Categoria: Ambiente de Trabalho

Confira aqui algumas dicas de como se comportar em festas de confraternização da empresa. É comum que muitas empresas realizem festas de final de ano para seus colaboradores. É um momento que serve para agradecer um ano de trabalho. Essas festas servem como um ambiente de confraternização e fechamento de um ciclo para iniciar o…

Confira aqui algumas dicas de como melhorar o trabalho em equipe. Você sabe trabalhar em equipe? Não é fácil lidar com as pessoas, principalmente se elas têm uma opinião diferente. Além disso, os profissionais que são mais introvertidos tendem a ter uma dificuldade maior. Desta forma, trabalhar em equipe e manter a produtividade é um…

Quando estamos em um ambiente com várias pessoas é normal estabelecer vínculos, pois isso fortalece relações e ajuda na resolução de problemas. Mas, quando isso acaba virando intimidade de forma excessiva, as pessoas tendem a misturar o lado pessoal com o lado profissional. Para que isso não aconteça, é necessário estabelecer alguns limites entre amizade…

É notório que o mercado de trabalho está cada dia mais competitivo e essa rotatividade exerce uma seleção natural mesmo dentro das empresas, é preciso avaliar o rendimento dos funcionários, pois existem muitas pessoas competentes que desejam uma oportunidade em uma empresa. A ética profissional é uma postura exigida incondicionalmente em um ambiente de trabalho,…

Realização no trabalho é uma busca incessante de todo o ser humano, justamente porque, primitivamente, precisamos de conforto para suprir outras necessidades básicas. Porém, sempre existem aqueles que são mais talentosos, mais batalhadores, e com isso, conseguem rapidamente o que querem, e de forma honesta. Enquanto isso, há outras pessoas que têm dificuldade de obter…

Um bom ambiente de trabalho não é relacionado, necessariamente, a quanto se ganha por mês. Há pesquisas que apontam uma tendência de um trabalhador preferir ter remuneração mais baixa, mas estar situado numa empresa – micro, pequena, média ou grande – com clima prazeroso para o desenvolvimento da função. Atualmente, muitas companhias prezam pela inclusão…

Muita gente acredita que é possível ser feliz e ficar satisfeito com o seu emprego. Mas há pessoas que por causa do chefe, dos colegas, do ambiente ou da correria não conseguem encontrar essa felicidade, mesmo sendo possível. O que poucos conseguem perceber é que a vida pessoal e trabalho estão interligados e se a primeira não vai…

Hoje em dia, as empresas estão cada vez mais à procura de profissionais, além de qualificados, de bem com a vida. Já foi cientificamente comprovado que o bom humor só nos traz benefícios, pois, diminui a fadiga, une a equipe, aumenta a produtividade e abranda o estresse. Claro que não é fácil manter o bom…

A chamada “Geração Y”, nome dado aos nascidos nos anos 80, estão chamando a atenção pela ousadia e pela forma no qual lidam com situações no dia-a-dia da empresa. Por exemplo, hoje em dia não vemos tanto e-mails formais como eram escritos antigamente, principalmente quando eram e-mails encaminhados aos seus superiores. Também percebe-se uma maior…

 Administrar recursos ou pessoas exige trabalho duro. O papel do gerenciador vai além das funções atribuidas inicialmente ao cargo que se desempenha. Mediar conflitos e impasses são algumas delas. A gestão de um bom gerente faz toda a diferença numa empresa, seja ela de grande, medio ou pequeno porte. O gestor, seja ele em qualquer…

Na primeira vez que uma empresa dispor aos seus funcionários formas de expressar sua opinião quanto aos trabalhos desenvolvidos, é normal que nesse primeiro momento as pessoas liberem de forma intensa e até indesejável, descontentamentos retidos há anos. Mas conflitos estão presentes em qualquer lugar onde convivem pessoas. O que vai fazer diferença é a…

A responsabilidade está direcionada à dedicação do servidor ao trabalho. O chefe imediato de um profissional considerará que solicitar, várias vezes, um mesmo serviço ou mesmo explicar como fazê-lo, como uma falta de interesse ou responsabilidade do profissional perante os trabalhos a serem desenvolvidos dentro de uma empresa. Iniciativa é a habilidade exata que grandes…

A palavra diferença está associada à palavra igualdade, pois para refletir quanto às diferenças nos remetemos às igualdades. Assim, primeiramente, pensaremos nas igualdades existentes entre locais de trabalho: disposição de mobiliário no espaço físico; horários estabelecidos; hierarquia, entre outros. As diferenças são registradas, como satisfatórias e empolgantes, para um profissional quando este observa além das…

O Trabalho em Equipe é uma nomenclatura de uso comum no mercado profissional. Isto não significa que as palavras se efetivem em ações. Numa empresa nem sempre todos os colaboradores de uma equipe estão propensos ou têm conhecimento de como atuar em conjunto, destacando as habilidades individuais para o processo de construção de um todo.…

O profissional inserido no mercado de trabalho está sujeito ao estresse. Não somente pelas constantes vivenciadas no próprio local de trabalho. Outros fatores, como exemplo, transporte diário, questões financeiras, lazer, relacionamentos afetivos, relações familiares, entre outros, afetam o indivíduo acarretando em diminuição de sua produtividade profissional. A ação exercida pelo mundo que nos rodeia relaciona-se…

No trabalho manter a boa convivência com todos é essencial para, primeiramente, manter a tranquilidade e, em segundo, alcançar os objetivos. Assim, alguns quesitos são necessários serem lembrados diariamente e, principalmente em situações de conflito. Reflita sobre estas duas dicas: – Utilize com sabedoria as palavras, pensando bem antes de dizer alguma coisa. Uma boa…

Os profissionais quando inseridos no mercado de trabalho desconhecem a preparação necessária quanto suas atitudes numa corporação. Umas das primeiras atitudes é a clareza na execução de atividades, bem como em seu entendimento de como realizá-las. Tomar decisões e buscar soluções são outras atitudes que diferenciarão o profissional dentro da equipe. Execute os serviços solicitados…

O processo de comunicação entre as pessoas é de suma importância seja ela no dia a dia, ou no ambiente de trabalho. Embora a cada dia que se passa torna-se mais difícil, não é impossível manter uma boa comunicação seja ela formal ou informal. Dentro de casa, a medida que a comunicação é bem moldada,…

Visto que os meios de comunicação crescem cada vez mais em todo o mundo, fica bem mais fácil entrar em contato com quem precisamos. No ambiente de trabalho não é diferente, algumas empresas deixam á disposição de seus funcionários, telefones celulares, computares com Internet móvel, entre outros, como ferramentas de trabalho que podem ser usados…

Pesquisas relacionadas ao assunto dizem que para termos um melhor relacionamento com nossos colegas de trabalho, devemos nos colocar em seu lugar.  Lembrando sempre do ditado que diz: Faça aos outros o que gostaria que fizessem à você. Uma pessoa extremamente séria, com a cara fechada, dificilmente consegue ter bons relacionamentos. É normal que todos…

Atualmente o mercado de trabalho exige que cada vez mais as tarefas sejam executadas rapidamente, o que contribui e muito para nos deixar estressados. Muitas vezes por nossa culpa mesmo, nos estressamos, pois acabamos dando muita atenção à  atividades desnecessárias, resultando depois em horas e mais horas extras na empresa para darmos conta do que…

Assim que as empresas definirem suas estratégias para os funcionários assistirem aos jogos da Copa do Mundo, se programe e tome muito cuidado com os exageros que podem acontecer em algumas confraternizações. Apesar do ambiente festivo e de descontração, não esqueça que ainda é seu trabalho e que seus colegas e chefes estarão presentes. Qualquer…

Varias empresas usam e abusam de vídeos motivacionais como forma de ajudar no aumento de produtividade de seus empregados e funcionários. Alguns têm apelo motivacional com base em exemplos de esportistas, outros usam artistas de cinema ou exemplos de grandes empresários. Vários líderes podem ser citados para conseguir chegar ao emocional de seus empregados e…

Quando chegamos ao fim do primeiro semestre, algumas empresas oferecem aos seus funcionários a famosa PLR, a Participação nos Lucros, e como algumas empresas bem fazem isso ajuda e muito o funcionário. Porem este beneficio não é obrigação de toda empresa, isto faz parte de acordo entre sindicatos e as empresas, que normalmente no acordo…

Algumas empresas dispensam uniformes e uma vestimenta mais formal, mas nesse meio é complicado alguns empregados que insistem em ir vestidos com a camisa de seu time de coração. Independentemente da ocasião, uma camisa de futebol, sempre trás consigo provocação e muita discussão sobre os jogos e historia, por isso que a maioria das empresas…

A carta de apresentação é tão ou mais importante que o currículo, isso se revela por que diversas empresas lêem primeiramente essa carta para depois ver e analisar o currículo do candidato. Uma carta bem feita pode ser a porta de entrada para uma empresa. Por isso alguns especialistas já fazem esse tipo de trabalho,…

Algumas empresas, principalmente as terceirizadas, sofrem quando aparecem nos contratos de prestação de serviço cláusulas de absenteísmo (faltas e não comparecimento à jornada de trabalho) e turnover (diferença entre demitidos e contratados. Isso faz com que estas empresas não possam reduzir seus quadros e demitir maus funcionários conforme as necessidades, causando insatisfação no funcionário (que…

Segundo especialistas em Recursos Humanos, os primeiros meses de trabalho numa nova empresa  são cruciais para a avaliação do empregador sobre o empregado,e é onde verificam se fizeram uma boa escolha ao contratar o funcionário ou não. Então, erros nesse período prejudicam a imagem do recém-empregado, mas assim que estas falhas venham a acontecer, é…

A falta de tempo é um dos principais motivos para a baixa produtividade no trabalho. Quando a função ou a tarefa chega por e-mail, fica ainda mais fácil se esquivar da responsabilidade, por poder encaminhar ou delegar a atividade para um assistente ou outra pessoa. Para o especialista em administração de tempo e produtividade, Christian…

Conhecer o chefe é fundamental para um bom andamento da carreira, isto porque conflitos são evitados e uma maior afinidade pode aparecer, facilitando assim a rotina diária do trabalho. Procure traçar um perfil e análise todos os hábitos dele, fazendo com que as diferenças sejam minimizadas e as afinidades sejam exaltadas. Caso tenham amigos em comum,…

A honestidade é algo fundamental para toda a nossa vida, mas no emprego é algo que nunca deve faltar, afinal a todo o momento temos informações sigilosas e dados de clientes e de outras pessoas. Independentemente da situação, a honestidade e transparência devem sempre ser respeitados, para assim evitar maiores problemas, seja com a empresa, seja…

Qualquer que seja a crítica recebida, deve-se ter o discernimento sobre a utilidade dele ou não, mesmo que as críticas sejam infundadas. Saber ouvir e escutar as opiniões de terceiros nunca é fácil, principalmente quando as opiniões divergem de o ouvinte acha. Um feedback só será realmente proveitos se a pessoa ouvir atentamente e com…

Fabiano Calixto – consultor de carreira – afirma que identificar os próprios objetivos profissionais é fundamental para a obtenção de resultados. O site Empregos.com.br ouviu consultores organizacionais que deram dicas valiosas para obter êxito e alcançar as metas profissionais estipuladas. São elas: conhecer bem e identificar metas e objetivos; planejar metas diárias; aprender a priorizar…

Independentemente da fase e do estado emocional encontrado no seu emprego, sempre procure fazer questionamentos e se questionar se está trabalhando no lugar certo e ganhando o que merece. Sempre pergunte: “Você está ganhando o que merece?”, “Você está preso a um emprego chato e sem futuro?”, “Você gosta de verdade do que está fazendo?”,…

O grande desafio da liderança é utilizá-la sem que a autoridade, inerente ao líder, traduza negativamente a imagem perante os liderados. Refletir sobre as funções desempenhadas pelos envolvidos poderá auxiliar neste processo de receptividade, até que a confiança esteja estabelecida. Assumir responsabilidades, escolhas, tomar decisões, apoiar ou discordar, bem como sugerir significa, de certa forma,…

Os problemas, geralmente percebidos e ocasionados pelas dificuldades nas relações humanas, podem degradar o convívio entre as pessoas, a ponto de torná-lo fonte de sofrimento ao trabalhador. As pessoas, em sua grande maioria, tem dificuldade de separação entre convivência pessoal e profissional. Assim, conflitos gerados na área profissional acabam sendo transferidos ao âmbito pessoal. As…

Profissionais qualificados são contratados, conforme determina a lei, para garantia do funcionário na qualidade do trabalho e sua segurança. Os psicólogos e técnicos de segurança do trabalho são funções que vem em crescente continua como parte integrante dos recursos humanos nas empresas. A psicologia do trabalho se apropria de aspectos peculiares do comportamento humano: atenção,…

Você já ouviu falar em Benchmarking? Se não, saiba que essa ferramenta estratégica pode ser de grande valor para sua empresa. O benchmarking busca as melhores práticas com empresas líderes de mercado ou detentoras de excelência em alguma atividade. Pode ser interno também, quando um setor avalia seu desempenho em comparação com outro. Ao coletar…

O mercado de trabalhadores autônomos cresce a cada dia no Brasil. São profissionais que preferem trabalhar independentemente e com maior flexibilidade. Com o crescimento deste tipo de profissional, cresce também o número de cafés nas grandes cidades brasileiras. Os cafés são utilizados como escritórios dos profissionais free-lance e a maioria deles oferece internet, boa recepção…

“Navegar é preciso, viver não é preciso.” A navegação na rede nos oferece vários recursos… o audiovisual, a transmissão de dados, as comunidades, os perfis. E, se precisamos adequar nossa linguagem ao contexto em que estamos, assim também deve ser no ambiente virtual. O sucesso da comunicação não é simplesmente escrever/falar certo, mas ser compreendido. Por…

Os conceitos e nomenclaturas utilizados por modismos em determinadas áreas profissionais são relevantes até certo ponto. Se a utilização facilita e aprimora as atividades, então, agregam satisfatoriamente sua justificativa de existência. Entretanto, se geram interpretações e dificuldades para reflexão sobre determinado assunto ou tema, desta vez, devem ser descartadas. Restringindo esta linha de pensamento a…

Ter uma boa aparência faz parte das qualificações exigidas de um profissional pela maioria das empresas. Para isso, deve-se prestar a atenção no ambiente de trabalho e assim, se adequar da melhor maneira possível e de forma apropriada. Atualmente, cada empresa possui sua cultura. Umas exigem de seus funcionários vestimentas mais formais, outras já são mais…

O trabalhador seja qual for sua ocupação, além de obedecer todas as leis que acercam a Constituição Federal, deve também se ater às regras de conduta do código de ética de sua profissão. São parâmetros que norteiam o profissional sobre que atitude é pertinente no ambiente de trabalho bem como sua repercussão pública ou social.…

Em uma conversa entre colegas de trabalho, com superiores, subordinados, fornecedores ou parceiros comerciais, chegar a um resultado favorável para expectativas de ambos depende de empatia. Esta qualidade nada mais é que a capacidade de se colocar no lugar do outro. Para isso, a observação social e o aprendizado de algumas técnicas de comunicação são…

As empresas de todo mundo vivem momento de transformação em suas estruturas e modos de trabalho. Antigamente, as hierarquias eram longas: estagiários, assistentes de estagiários, subchefes, chefes, supervisores, assistentes de supervisão… Atualmente, a qualidade para se obter sucesso em suas atividades laborais é outra: a capacidade de auto-gerência. Ter visão global do negócio, de suas…

Um dos mais comuns motivos para se trabalhar satisfeito citados pelos empregados são as recompensas financeiras e materiais, que muitas vezes são recebidas na forma de gratificações, prêmios e dinheiro. Mas, a ciência tem revelado por meio de estudos do meio corporativo, que quem tem sua principal motivação baseada em recompensas, não desempenha seu trabalho com…

Quem sua e se estremece só de pensar em fazer uma pergunta numa reunião, é bom começar a trabalhar esse medo. Um velho ditado citado principalmente por professores diz que “não existe pergunta boba, existe bobo que não faz pergunta”, esse ditado faz todo sentido. Para quem quer ascender em uma carreira dentro da empresa,…

A terceirização de serviços e atendimento tem seus prós e contras, depende muito do ponto de vista e do que está sendo avaliado. Para serviços gerais, como manutenção predial e limpeza, as grandes empresas já não contam mais com mão de obra contratada, mas sim é tudo terceirizado, o que facilita o treinamento, a contratação…

Quando o assunto é venda, a velocidade e a repetição é certeza de produtividade e retorno financeiro. As vendas só ocorrem quando o contato com o cliente é efetuado, ou seja, é necessário que a ligação, que a conversa ou a visita ocorram para que o inicio do relacionamento aconteça. Então é lógico que quanto…