Índice de Desemprego apresentou Queda em Setembro de 2010



  

O mercado de trabalho brasileiro segue aquecido. Levantamento edificado pela Fundação Seade em sociedade com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) revela que o índice de desemprego em seis regiões metropolitanas do país caiu para 11,4% no mês passado, 0,5% abaixo do percentual constatado em agosto (11,9%).

No mesmo período do ano passado, quando alguns dos efeitos da crise financeira mundial começavam a amornar, a taxa chegava a 14,1%. Segundo o portal de Economia Terra, o total de desempregados estimados abarcou 2,51 milhões de pessoas. Em nota, o Dieese pondera que a geração de 153 mil postos de trabalho foi mais do que razoável para aspirar o número de cidadãos que ingressaram no mercado.




Em São Paulo o índice de desemprego caiu de 12,3% para 11,5%, enquanto em Recife, de 15,9% para 15,3%. No Distrito Federal o arrefecimento foi de 13,4% para 13%, tendência também observada em Fortaleza, de 9,2% para 8,7%, porém diferentes do constatado em Belo Horizonte, Salvador e Porto Alegre, que apresentaram estabilidade.

Somando-se todas as regiões, houve crescimento nos rendimentos médios reais de assalariados (2%) e de ocupados (1,8%), para R$ 1.367 e R$ 1.314, respectivamente.

Por Luiz Felipe T. Erdei

Nossos Cursos - Loja Online



Cursos de aprimoramento profissional Trabalhou.com.br. Visite nossa loja.



Post Comment