Dicas de como equilibrar o trabalho e o lazer




Você tem dificuldade em equilibrar trabalho e lazer com a sua família? Saiba que isso será fundamental para você se sentir realizado em todos os aspectos de sua vida. Mesmo que o trabalho exija muita concentração e foco, seu ambiente familiar faz parte de suas prioridades e em algum momento você vai começar a sentir necessidade de se voltar para ele.

Em primeiro lugar, entenda a dinâmica do equilíbrio, que nada mais é do que estar aberto a ambas as partes sem deixar de cumprir com nenhuma de suas obrigações e sem precisar abrir mão de nada. Dessa forma,  ninguém sai prejudicado.


Faça um planejamento estratégico de todas as suas tarefas de forma única. Se você trabalha o dia todo dentro de uma empresa, por exemplo, seu tempo para ela é só de segunda a sexta-feira, não leve trabalho para casa e não trabalhe no final de semana, afinal seu expediente já é o suficiente. Nesse caso, reserve o final de semana, o feriado e até os jantares para estar exclusivamente com sua família, e evite falar de trabalho nesse momento.

Agora, se você é um profissional liberal, freelancer ou empresário autônomo e passa a maior parte do tempo trabalhando em casa, seu tempo pode se tornar muito mais agradável se souber tirar proveito disso. Por exemplo, se você tem filhos pode interagir com eles no ambiente de seu escritório,  conversar mais com sua esposa sobre algum projeto novo e até fazer pequenas pausas para dar aquele beijo nela e jogar vídeo game com seu filho. Isso não será um peso se, claro, você fizer um planejamento de seu tempo.

Você pode escrever um planejamento novo todos os dias ao invés de seguir um à risca para não se tornar uma rotina exaustiva e monótona. Use uma planilha ou um lembrete no celular para cronometrar um tempo para cada tarefa a ser realizada, seja ela para o trabalho e para sua família. Lembre-se de que você pode fazer qualquer outra coisa com eles quando não estiver na frente do computador. Vale tudo!


Por Daniela Almeida da Silva

Relacionados



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *