Sabemos que chefe é chefe, independente do jeito, personalidade, etc. Existem os chefes mais bonzinhos, os maldosos, os exigentes, os carrancudos, os chatos, os estressados, os calmos, os amáveis e os mal-educados, e mesmo assim eles não deixarão de ser chefe.
Mesmo aqueles que são mais competentes com os funcionários estão cercados de problemas, assim como qualquer outra pessoa. Eles são seres humanos como todos nós, e assim como todo ser humano, eles também têm o direito de errar, cometer falhas e divergências até mesmo quando não era para errar. Ás vezes você sentirá necessidade de discordar de seu chefe em algum momento da sua vida profissional. Saiba que isso acontece, pois geralmente nem todos os chefes entendem como é a rotina de quem está abaixo dele, no caso os funcionários.
Nunca é errado discordar, desde que você saiba o que está fazendo e não ultrapasse os limites. Mesmo assim, tenha cuidado sempre. Se você teme em ser assim, então busque sempre ser calmo e gentil acima de tudo. Se tiver que corrigir seu chefe, faça isso na hora certa e nunca na frente dos outros, por exemplo. Lembre-se sempre de dar o feedback em particular, quando estiver a sós com seu chefe e nunca aos olhos das pessoas à sua volta.
Faça perguntas positivas e propositivas, como, por exemplo, "o senhor não acharia melhor dessa forma…" ou "o que o senhor acharia se fizéssemos desse jeito." Não diga diretamente que ele está errado ou o que ele está fazendo é errado. A melhor forma de contornar a situação é ajudá-lo a descobrir um erro sozinho. Discordar de um chefe ou superior pode não ser errado, mas você deve ter muita cautela quando tiver a intenção.
Saiba que quando você fizer isso estará iniciando uma nova forma de relacionamento entre vocês dois, pois você o está ajudando a descobrir desafios e isso aumentará o grau de confiança entre vocês, podendo render até ótimos frutos, e a longo prazo.
Por Daniela Almeida da Silva
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?