Dicas de como ter sucesso em processos seletivos




São muitas as empresas que aderem a processos seletivos para avaliar candidatos para uma determinada vaga, programa de estágio ou trainee. A maioria desses candidatos são jovens universitários ou pessoas recém-formadas em cursos superiores e que estão em busca de uma oportunidade de carreira.

Seja qual for a situação, todos passarão pelas mesmas etapas e serão avaliados da mesma forma. Portanto, aperte o cinto e bola para frente nessa viagem que talvez seja só de ida, mas antes, acompanhe algumas dicas para você se sair bem:


– Descubra por meio de pesquisas como é o processo seletivo da empresa para a qual você foi convocado. Para isso, informe-se a respeito de como são aplicados os testes, as dinâmicas, e outras etapas. Não se esqueça também de se atualizar em conhecimentos gerais e sobre a área que você vai atuar.

– Pesquise informações sobre a empresa e fique por dentro de toda a sua política de atuação, bem como os valores, a cultura e os demais aspectos relevantes.

– No primeiro dia da etapa presencial, passe uma imagem de quem está bastante interessado no processo. Chegue mais cedo do que o horário marcado para que você se familiarize com o lugar e se sinta confortável na sala de espera.


– É comum surgir alguma ansiedade na hora. Desde que isso não atrapalhe seu desempenho, você pode considerar isso saudável para sua proteção. Portanto, não se desespere.

– Seja amigável com os outros candidatos para não parecer que você está num campo de batalha. Isso irá aumentar sua autoconfiança. Enfim, se você está preparado para esse momento, saberá onde quer chegar. Por isso, confie sempre em seu potencial, e tenha certeza de que é capaz.

Se em algum momento você achar que não foi bom o suficiente, acredite que você deu o melhor de si, e que até o momento você foi um vencedor.

Por Daniela Almeida da Silva

Relacionados



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *