Dicas para definir qual processo seletivo de Trainee participar




A temporada de processos de seleção trainee está aberta. Geralmente, as grandes e consagradas empresas abrem as portas para os novos talentos, vendo uma grande parcela de empresas e grupos conceituados abrirem o período de inscrições para programas de trainee, os profissionais recém-formados ou os estudantes avançados ficam em dúvida quanto à participação nessas seleções.

Segundo especialistas no assunto, o jovem deve ser bem criterioso, ou seja, ele deve ter consciência e entender quais são os programas que mais lhe atraem. O ideal é que o jovem participe de 5 a 10 processos de seleção ao mesmo tempo, caso se inscreva em mais processos precisará ter convicção de que deseja participar de todos eles.


Algumas dicas são importantes na hora de decidir em quais processos participar, são elas: o autoconhecimento nesse momento é imprescindível, isto é, que o jovem tenha entendimento dos seus pontos fracos e fortes assim como sobre o que deseja no âmbito profissional. Outro fator que colabora no momento de escolher o programa é fazer uma pesquisa de mercado, desta forma, terá conhecimento sobre quais áreas estão em alta e o conceito da empresa dentro do mercado onde atua. Ver se o seu perfil está alinhado com a cultura da empresa também é um fator chave. Bons resultados acadêmicos (bom histórico) e atividades extracurriculares são diferenciais. Ter consciência de sua inteligência emocional e saber resistir à pressão do dia a dia de um profissional trainee é fundamental para um bom resultado final.

Com essas dicas você conseguirá escolher de uma forma mais objetiva quais são os melhores e mais importantes processos de seleção de trainee e quais são os que têm mais a ver com a sua personalidade e expectativa de futuro. Portanto, não fique ansioso, o pior que você pode fazer é atirar para todos os lados, isso demonstra insegurança e que você não sabe bem o que quer. Para melhores resultados, use a objetividade a seu favor.

Por Melina Menezes


Relacionados



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *