Dicas para elaborar uma boa Carta de Apresentação



  

Muitos candidatos imaginam que as cartas de apresentação não são importantes e tão essenciais dentro de um processo seletivo. Porém, é exatamente o contrário: através das cartas de apresentação, os selecionadores podem, inclusive, já descartar um candidato. Isso porque a forma como a carta é redigida pode revelar traços importantes quanto à personalidade do candidato. Leia nosso texto e aprenda um pouco mais sobre esta, que é – de fato – uma introdução, e parte importante, do seu Curriculum Vitae

Objetivos das cartas de apresentação: 

O intuito principal das cartas de apresentação é acompanhar o Curriculum Vitae e apresentar a candidatura a uma vaga de emprego. Atuando como uma introdução às informações que serão citadas no curriculum,  carta deve trazer um breve resumo quanto à experiência profissional e pontos que merecem destaque em sua personalidade. 

Deve-se salientar que as cartas de apresentação são diferentes das chamadas cartas de candidatura espontânea. As cartas de candidatura espontânea são bem mais elaboradas, visto que atuam como um fio de comunicação entre o candidato e o potencial empregador, além de possuir caráter eliminatório, dentro do processo seletivo. 

O que o recrutador pode analisar enquanto lê sua carta? 




Ao receber a carta de apresentação de um candidato, o entrevistador pode, de imediato, analisar os seguintes fatores:

  • Forma de escrita e organização de ideias e pensamentos;
  • Nível de profissionalismo;
  • Objetivos de carreira;
  • Traços da personalidade. 

Textos leves, breves e concisos: 

É preciso manter a atenção quanto à extensão das cartas de apresentação. Geralmente, os textos usados devem ser breves e concisos, reunindo as informações necessárias em frases curtas e diretas. Lembre-se de que, assim como é feito com o Curriculum Vitae, as informações da carta de apresentação devem ser absorvidas rapidamente, "num passar de olhos". 

Que tal aproveitar nossas dicas e, quando for enviar o próximo Curriculum Vitae, caprichar em sua carta de apresentação? Tenha certeza de que você ganhará muitos pontos com o recrutador, desde que as informações estejam inseridas de forma correta! 

Por Tati M.

Nossos Cursos - Loja Online



Cursos de aprimoramento profissional Trabalhou.com.br. Visite nossa loja.



Post Comment