Mitos e verdades sobre a elaboração do Curriculum Vitae



Mesmo estando na era digital, na qual as plataformas online para seleção de candidatos são as mais utilizadas, o bom e velho Curriculum Vitae ainda se faz necessário. E não é de hoje que muitas são as dúvidas quanto à sua montagem e produção. Se você está buscando alguns conselhos antes de elaborar o seu CV, este artigo será muito útil. Confira alguns mitos e verdades sobre a elaboração do CV:

1- Para ser bom, um Curriculum Vitae deve ser extenso:



Falso. E pelo contrário: quanto mais direto e sucinto, melhor será o seu Curriculum. Opte por informar dados e informações realmente relevantes, que agreguem algo no momento da análise pelo recrutador. Deixe de lado dados como formação escolar primária ou títulos que não valorizem o perfil profissional exigido pela empresa. 

2- Curriculum Vita escrito à mão valoriza o candidato: 

Falso. Qualquer Curriculum Vitae digitado e confeccionado em mídias eletrônicas será mais atrativo aos selecionadores do que os redigidos a próprio punho. Adicionalmente, o candidato não correrá o risco de apresentar uma caligrafia ilegível, dificultando a leitura das informações. 



3- Reforçar as qualidades é essencial: 

Verdadeiro. Porém, exagerar demais não é legal. Explicite suas qualidades, para que a empresa crie boas expectativas sobre você, mas, em hipótese alguma, minta ou invente informações. 

4- Curriculum original e moderno atrai mais atenção:

Depende. Em posições relacionadas à arte e design, as apresentações das informações de forma inovadora e moderna é, sim, um diferencial positivo. Entretanto, em cargos mais formais, vale seguir os modelos tradicionais de curriculuns, sempre em cores sóbrias. 

5- Entregar o curriculum por carta ou pessoalmente é mais seguro: 

Falso. Atualmente, é quase zero o número de empresas que recebem, em mãos, os curriculuns dos candidatos. Todos preferem que estes sejam encaminhados por caminhos eletrônicos, visto que é mais fácil analisá-los, organizá-los e descartá-los. 

E então, curtiu  nossas dicas? Aproveite-as e capriche na produção do seu curriculum vitae. Lembre-se de que ele é a porta de entrada para um processo seletivo e, quem sabe, seu novo emprego! 

Por Tati M.

Nossos Cursos - Loja Trabalhou


Cursos de Aprimoramento Profissional. Visite nossa loja.




Post Comment