Informações sobre a profissão de Juiz de Direito



  

Juiz de Direito é investido de poderes para que de maneira imparcial consiga solucionar litígio entre partes que entraram em um conflito, buscando essa resposta de maneira célere e eficaz. Apesar desse ser um dos poderes o Juiz não tem a intenção de tirar o direito de uma das partes, mas apenas assegurar que acima de tudo o direito será preservado. Aqui o que interessa é a preservação do direito e é a esse profissional que é incumbido tal dever. Mas para chegar a esse cargo requer muito estudo, conhecimento aprofundado da lei, ter uma visão social apurada e entender o que se passa na comunidade em que vai atuar.

E para isso, primeiramente, ele tem que cursar Direito que tem duração de 5 anos, e prestar o exame da ordem que garantirá os três anos de atividade jurídica e somente depois disso ele estará habilitado realizar concurso para carreira de Juiz. Aprovado no exame, automaticamente sofrerá incompatibilidade com a profissão antes exercida, no caso da advocacia e consequentemente deixando de atuar como advogado e apenas atuando como Juiz.

O Juiz trabalha sozinho quando se trata de Juiz de 1º Instância e em Colegiados. O Juiz tem atividades essências que são a de aplicar sentença, despacho, decisões interlocutórias. É de extrema importância para o andamento de processos e para desafogar o judiciário a figura desse magistrado.

Porém, o mercado de trabalho é por meio de concursos públicos então tem que haver uma preparação para exercer essa função, dedicando horas de estudos e cursos de especialização, investindo na carreira para atingir o posto. Os salários são altos podendo chegar a casa de R$ 20 mil por mês e as áreas de atuação são diversas, sendo cível, penal, trabalhista.




Com esforço tudo é alcançado, pois ser Juiz é muito mais que aplicar a lei em si, mas é prezar pelo bem social em primeiro lugar.

Por Luciana Viturino

Nossos Cursos - Loja Online



Cursos de aprimoramento profissional Trabalhou.com.br. Visite nossa loja.



Post Comment