O que são as dinâmicas de grupo?



  

Tem quem gosta, tem quem detesta. O fato é que as dinâmicas de grupo são altamente utilizadas em processos seletivos. Atemorizam muitos candidatos. Isso porque muitas delas não dá para entender onde se quer chegar.

Já vi dinâmicas onde você tirava os sapatos e ficava em grupo, em roda, sentado, por mais ou menos 10 minutos, no mais absoluto silencio. E só. Depois pediam para que todos levantassem e nada era falado. Devia ser para analisar se alguém desistia por causa do chulé de quem tivesse do seu lado. Ou se alguém dormia caso a empresa contratante trabalhasse num ambiente muito silencioso. Vai entender. Se você é novato na busca de um emprego e nunca participou de uma dinâmica, relaxe. Sua hora vai chegar. E você também muitas vezes não vai entender nada.

Para te dar um norte, uma dinâmica é uma das etapas de um processo seletivo realizado por empresas, entre as primeiras entrevistas até a contratação. São atividades realizadas em grupo, que visam avaliar se você consegue trabalhar em grupo. Pode ter a certeza que se você não consegue vão descobrir. Porque primeiramente você será colocado no meio de pessoas que você nunca viu e terá que ser simpático, vai ter que mostrar que todas aquelas pessoas ali a sua volta têm potencial de serem seus melhores amigos. Em alguns casos, terá que demonstrar que teu sonho era conhecer aquelas pessoas, que você não sabia como estava vivo até hoje sem tê-los conhecido. Terá que mostrar que você, aos 18 anos é um líder nato, com experiência para levar um grupo adiante, que você é o cara e não sabia. Terá que mostrar que você, aos 50 anos ficou emocionado e surpreso quando um rapaz de 19 anos disse que é importante estudar.




As dinâmicas são sim muito importantes e mostram algumas qualidades procuradas pelas empresas e defeitos que elas desejam que permaneçam longe de seus quadros de colaboradores. Mas existem exageros. E como existem!

Por Luciana Viturino

Nossos Cursos - Loja Online



Cursos de aprimoramento profissional Trabalhou.com.br. Visite nossa loja.



Post Comment