Dicas para ter sucesso na entrevista de emprego

Categorias: Dicas - Empregos - Entrevista

A entrevista de emprego é um passo fundamental que pode definir o resto da carreira do candidato em apenas alguns minutos. Por esse motivo, é muito importante se preparar com antecedência, para que não dependa apenas do improviso e garanta a tão sonhada vaga no trabalho. A seguir, foram listadas algumas dicas para o sucesso:



O seu visual é o primeiro passo:

Primeiramente, antes de dizer qualquer coisa na entrevista ou até mesmo cumprimentar o entrevistador, sua aparência já será avaliada. Decidir o que vestir no momento pode ser bastante subjetivo, já que depende da vaga que está procurando. Independentemente do tipo de emprego que está em jogo, é sempre bom vestir uma roupa mais nova, que fique confortável e ajuste bem ao seu corpo. Por uma questão ética, evite vestimentas que tentem valorizar seus atributos corporais, como roupas justas e decotadas, pois seu intuito nesse momento é estritamente profissional. Caso seja mulher, não exagere na maquiagem, arrume seu cabelo e cuide bem de sua higiene pessoal. Para os homens, a higiene também conta muito; isso inclui raspar ou aparar a barba, estar com o corte de cabelo em dia, com as mãos limpas e as unhas aparadas.

Tenha uma boa noite de sono no dia anterior:



Pode não parecer tão importante, mas é fundamental que o candidato tenha dormido bem na noite anterior. Isso influencia tanto mental quanto fisicamente, já que a pessoa que passa a noite em uma balada ou que apenas dorme durante poucas horas aparenta o cansaço visualmente no dia seguinte, com o semblante caído, bocejos constantes ou olheiras. A ressaca ou o sono incontrolável podem afetar seu julgamento em relação às perguntas feitas pelo entrevistador e até mesmo retirar seu entusiasmo pela vaga que está concorrendo. O sono em dia permite máxima concentração e raciocínio rápido no momento do teste.

Mantenha a cabeça no lugar:

É normal, principalmente durante os momentos mais cruciais da vida, que a pessoa fique nervosa. No entanto, preparar-se psicologicamente antes da entrevista pode ajudar a se sentir mais relaxado e concentrado no diálogo com o entrevistador. Existem diversos métodos para controlar a ansiedade e o nervosismo, mas o mais eficaz é o autocontrole, pois assim o indivíduo será ele mesmo durante todo o tempo. O candidato deve colocar na cabeça que a entrevista não é nada mais do que uma conversa que o avaliará pelo o que ele é e as capacidades que possui, então basta ter confiança em si mesmo e não inventar uma personalidade momentânea durante o teste. Para aqueles que após tentativas frustradas não conseguirem ficar calmos, uma ajuda psicológica ou médica pode ser bastante útil; porém, nunca tente experimentar novos medicamentos para os quais não possui indicação médica antes de entrar para a entrevista.

Não conte apenas com a sorte:

Para que não aconteça de chegar atrasado ao local, conheça primeiro onde será realizada a entrevista e programe como chegar até lá. Os atrasos são sempre malvistos, além de poderem fazer com que precise correr, o que desmontará seu visual. Conheça a respeito da empresa que está concorrendo à vaga, pois perguntas sobre ela poderão aparecer durante a conversa e ninguém quer ser pego desprevenido. Tenha em mente seus objetivos para o novo emprego, saiba o que espera para um futuro próximo e distante e demonstre que tem competência para ocupar a vaga. Não dependa de outros fatores a não ser de você mesmo, como o humor do entrevistador ou as condições meteorológicas do dia; seja confiante e dê seu melhor para sair da entrevista com seu emprego já garantido!

Por Rannier Ferreira Mendes



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *