Vagas abertas no Programa Aprendiz Paulista

Categorias: Aprendiz Paulista - Empregos - São Paulo - Vagas

A lei 10.097/00 junto com o Decreto 5598/05 define que companhias de médio e grande porte devem designar de 5% a 15% de suas vagas a aprendizes, entre os labutadores em cada empresa. Assim, no estado de São Paulo temos  o Programa Aprendiz Paulista que é direcionado ao público de 14 a 24 anos, que tem por objetivo promover experiências profissionais para alunos de escolas técnicas do Centro Paula Souza.



Para ter acesso ao sistema e as vagas disponíveis, o candidato deve acessar o site Emprega São Paulo no seguinte endereço eletrônico: www.empregasaopaulo.sp.gov.br e escolher o referido programa. Após isso, deve acessar o campo ALUNO para realizar seu cadastro.

Para participar do programa, como dito anteriormente, o candidato precisa ter entre 14 e 24 anos, estar devidamente e regularmente matriculado em um curso técnico do Centro Paula Souza, além de estar com a frequência ativa. Para os cursos com duração de 4 semestres, somente pode-se inscrever quem está no 2° semestre, já para os de 3 semestres, a partir do primeiro já é possível se candidatar a uma vaga. Quanto às informações solicitadas para o cadastro são bastante simples? R.A., RG, CPF, endereço, informações profissionais e pessoais.

A seleção dos jovens é feita pelo próprio site, sendo selecionados os jovens inscritos, tendo como critério de prioridade primeiramente a menor idade e depois a menor renda familiar per capita, conforme informações do próprio site.



Ainda de acordo com o site, na seção de perguntas, quanto a jornada de trabalho do aprendiz a mesma será de 8 horas diárias, de segunda a sexta-feira, divididas entre teoria e prática da seguinte forma: 4 horas na entidade formadora (Etecs do Centro Paula Souza) para carga horária teórica e 4 horas na empresa para desenvolvimento da carga horária prática. A carga horária de 8 horas só acontecerá no período de recesso escolar.

Assim, o Programa Aprendiz Paulista vem atender ao anseios dos jovens que estão se preparando para ingressar no mercado de trabalho e encontra nesse programa um facilitador para isso. Por outro lado, o programa aprendiz paulista possibilita ao empregador recrutar profissionais para preencher seu quadro funcional e com pessoas qualificadas.

Por Thiago José Fernandes



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *