Programa conta com 49 vagas disponíveis para estudantes do ensino médio e técnico.

Entre as diversas oportunidades de trabalho que estão sendo abertas neste final de segundo semestre de 2018, com processos de recrutamento para empregos efetivos, para programas de Trainee ou mesmo para estágios, muitas companhias ou órgãos públicos de grande porte estão promovendo novos processos de seleção. Neste caso, se trata de um programa voltado exclusivamente para jovens estudantes de ensino médio e técnico, no sentido de garantir uma importante formação profissional.

Assim, este é o Programa Aprendiz Paulista, que está sendo gerenciado pelo órgão da Secretaria do Emprego e das Relações do Trabalho, o Sert, pelo Governo do Estado de São Paulo.

Estão sendo disponibilizadas em torno de 49 postos de trabalho, voltados para os jovens entre 14 e 24 anos. Todas as oportunidades de aprendizagem profissional serão lotadas, conforme foi anunciado, em diversas empresas cadastradas no chamado: Sistema Emprega do Estado de São Paulo, sendo que as vagas deverão ser destinadas aos alunos comprovadamente matriculados em cursos técnicos presenciais no Centro Paula Souza.

Sobre as vagas à disposição neste programa Aprendiz Paulista, as informações são as seguintes:

O escopo fundamental do Programa Aprendiz Paulista, programa profissionalizante, está em promover experiências mais intensas e ricas no ambiente de trabalho e poder realizar o efetivo encontro produtivo entre o empregador e o colaborador, já que o empresário está sempre em busca de um técnico-profissional talentoso. Portanto, o encontro do chefe de empresa com os alunos é imprescindível para aqueles que desejam ingressar cedo no mercado de trabalho.

Outra notícia animadora sobre este recrutamento é a de que todo o processo de seleção, para ingresso no Programa Aprendiz Paulista, se dará de modo gratuito para ambas as partes interessadas. É importante destacar que a fase de contratação do jovem aprendiz não será efetuada dentro do regime estagiário, mas no regime celetista, ou seja, pela CLT, Consolidação das Leis do Trabalho, dentro de um contrato especial por um prazo determinado e com registro em carteira de identidade profissional.

Sobre o itinerário de trabalho, as informações são as seguintes:

Oficialmente, a carga horária do aprendiz será de oito horas por dia, de segunda-feira a sexta-feira, cujo expediente será divido entre a teoria e a prática profissionalizante, conforme o seguinte método: são quatro horas passadas na entidade formadora, a Etecs do Centro Paula Souza, para realização da jornada teórica e as demais quatro horas dentro da empresa para o desenvolvimento das atividades práticas profissionais.

Somente nos períodos de férias ou de recesso escolar os aprendizes deverão cumprir a carga horária diária, que totaliza oito horas, nas empresas onde forem atuar. Portanto, esta é uma das melhores oportunidades de garantir a efetivação em bons cargos, em boas companhias.

Sobre o processo de inscrição para concorrência de vagas neste novo programa Jovem Aprendiz Paulista, as informações são as seguintes:

O cadastro de inscrição para o Programa Aprendiz Paulista deverá ser efetuado por meio do próprio site do órgão que promove o certame: www.empregasaopaulo.sp.gov.br. Para isso, será necessário criar um “login” e uma “senha”, em seguida, preencher a ficha cadastral, informando todos os dados solicitados. Outra alternativa será a de enviar um currículo atualizado para o seguinte e-mail: [email protected].

Com relação ao ato do empregador neste processo, o seu cadastro também poderá ser realizado por meio do mesmo site, do Emprega São Paulo, acima citado. Para que o mesmo possa disponibilizar as vagas de jovem aprendiz no sistema da página, será necessária a devida apresentação do CNPJ de sua empresa; de sua razão social; o seu endereço e o nome do empreendedor solicitante.

Paulo Henrique dos Santos

Oportunidades são para jovens profissionais com idade entre 14 e 24 anos.

Com o gerenciamento da SERT (Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho), do Governo do Estado de São Paulo, o Programa Aprendiz Paulista está com vagas abertas para jovens da faixa etária de 14 a 24 anos. Com um total de 172 vagas abertas, o programa oferece oportunidades de aprendizagem em empresas que se propuseram a se cadastrar no sistema Emprega São Paulo, selecionando vagas para alunos que estão matriculados nos cursos técnicos presenciais da ETEC – Centro Paula Souza.

No estado de São Paulo, o governo propôs a Lei da Aprendizagem, na qual todas as empresas de grande e médio porte são obrigadas a oferecerem entre 5% e 15% do total do seu quadro de colaboradores para a contratação de jovens aprendizes. Atendendo a essa lei, a soma das reservas para o Programa Aprendiz Paulista computa mais de 170 vagas abertas, em diversas empresas, para o mês de Setembro.

Para os estudantes que têm interesse em participar do programa, o procedimento é bastante simples! Basta acessar ao site do Emprega São Paulo e realizar um cadastro em seu banco de dados. Dessa forma, todas as empresas parceiras podem acessar ao perfil cadastrado e, caso haja interesse e compatibilidade com os pré-requisitos estabelecidos para a vaga, o aluno é selecionado pela empresa para participar do processo de seleção.

Vagas abertas no Programa Aprendiz Paulista: Como é o programa?

O Programa Aprendiz Paulista surgiu com o objetivo de promover a integração de jovens, da faixa de risco, nas experiências de um ambiente de trabalho. Dessa forma, o aluno adquire vivência profissional, além do técnico que estuda. Por essa razão, o programa abre portas para todos os estudantes que têm o desejo de ingressar no mercado de trabalho.

Além disso, todos os procedimentos no Programa Aprendiz Paulista são gratuitos, para o jovem e à empresa. Também é preciso ressaltar que o programa de jovem aprendiz difere do estágio. O último é apenas uma contratação formal, sem vínculo empregatício. Já o programa de jovem aprendiz é feito no regime celetista (CLT), com registro na carteira profissional e contrato especial de um determinado tempo.

A carga horária do aprendiz é de, no máximo, 40 horas semanais. De preferência, de segunda a sexta-feira, com 8 (oito) horas diárias, distribuídas em 4 horas para aprendizagem teórica, realizadas no Centro Paula Souza (ETEC), e em 4 horas de aprendizagem prática, desenvolvidas na empresa contratada.

No entanto, durante o período de recesso escolar ou férias, a empresa pode solicitar que o aprendiz cumpra uma carga horária de 8 horas de atividades de aprendizagem prática.

Vagas abertas no Programa Aprendiz Paulista: como se inscrever no programa?

Como visto, as inscrições no Programa Aprendiz Paulista são realizadas de modo simples! Basta acessar o site Emprega São Paulo, cadastrar um login e senha e preencher o formulário com os dados solicitados.

Além do mais, o programa disponibiliza outro meio de cadastro que é com o envio de um currículo, de preferência atualizado, para o e-mail do Programa Aprendiz Paulista: [email protected].

O empregador também pode realizar o cadastro por meio do site do Emprega São Paulo. Entretanto, para anunciar as vagas de aprendizagem disponíveis no sistema, é necessário que seja apresentado o CNPJ da empresa, o nome do solicitante, a razão social e o endereço também da empresa.

O site Emprega São Paulo irá intermediar todo o processo de cadastramento e contratação. É fundamental ressaltar também a importância de as duas partes lerem, com muita atenção, todo o termo de responsabilidade, onde está detalhada a política do programa.

Além disso, se o aluno faltar em 5 entrevistas de emprego consecutivas, haverá um bloqueio de 15 dias, não podendo consultar o sistema ou receber indicações para novas vagas.

Não perca tempo e faça já o seu cadastro no Programa Aprendiz Paulista, de maneira rápida e fácil! Não se esqueça de ter em mãos todas as suas documentações, inclusive o Registro do Aluno (RA) da ETEC que você estuda.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelos números de telefone (11) 32417404, (11) 32417408, (11) 32417417, (11) 32417418 e (11) 32417444.

Felicia Lopes

Programa oferece 22 vagas em diversas empresas.

Para as pessoas que ainda procuram o primeiro emprego, mas ainda não tiveram muita sorte, seja por falta de experiência ou por uma boa indicação, esse artigo vai ajudar bastante. O Programa do Governo de São Paulo, chamado de Programa Jovem Aprendiz Paulista, está oferecendo 22 vagas de emprego para jovens que tem idade entre 14 e 24 anos. Todas as vagas são de empresas parceiras e que tem cadastro ativo no Emprega São Paulo, destinadas a todos os alunos matriculados regularmente em cursos técnicos presenciais no Centro Paula Souza.

Todo o programa tem o gerenciamento da Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho (SERT) do governo paulista e tem como principal meta, a promoção do ambiente de trabalho e oferecer opções para o empregador que busca no mercado, profissionais ou jovens talentos que desejam uma oportunidade de trabalho e que tem muito potencial para aprender, além de disposição para trabalhar.

As inscrições já podem ser feitas através do site www.empregasaopaulo.sp.gov.br e o candidato deve criar um login e senha, informando os dados solicitados no sistema. Para quem não tem acesso à internet, pode-se dirigir até qualquer Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) munidos de RG, CPF, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), número do PIS (caso o tenha), comprovante de endereço e de escolaridade.

Para o empregador, o processo de cadastro é o mesmo que os alunos, podendo ser feito da mesma maneira, ou seja, de forma online ou presencial, nas unidades do PAT. Os documentos necessários são: CNPJ, contrato social, endereço e documentos pessoais do seu representante legal.

Vale lembrar que todo o processo de ingresso do jovem aprendiz é totalmente gratuito tanto para os alunos, quanto para os empresários.

A contratação dos aprendizes será feita pelo regime CLT, mas com uma cláusula especial que informa a duração do contrato de trabalho, além do registro na carteira de trabalho do mesmo.

Se você se enquadra nos requisitos, faça já sua inscrição na iniciativa do governo e comece logo a trabalhar em uma empresa, colocando em prática todos os seus conhecimentos.

Boa sorte a todos!

Rodrigo Souza de Jesus

A lei 10.097/00 junto com o Decreto 5598/05 define que companhias de médio e grande porte devem designar de 5% a 15% de suas vagas a aprendizes, entre os labutadores em cada empresa. Assim, no estado de São Paulo temos  o Programa Aprendiz Paulista que é direcionado ao público de 14 a 24 anos, que tem por objetivo promover experiências profissionais para alunos de escolas técnicas do Centro Paula Souza.

Para ter acesso ao sistema e as vagas disponíveis, o candidato deve acessar o site Emprega São Paulo no seguinte endereço eletrônico: www.empregasaopaulo.sp.gov.br e escolher o referido programa. Após isso, deve acessar o campo ALUNO para realizar seu cadastro.

Para participar do programa, como dito anteriormente, o candidato precisa ter entre 14 e 24 anos, estar devidamente e regularmente matriculado em um curso técnico do Centro Paula Souza, além de estar com a frequência ativa. Para os cursos com duração de 4 semestres, somente pode-se inscrever quem está no 2° semestre, já para os de 3 semestres, a partir do primeiro já é possível se candidatar a uma vaga. Quanto às informações solicitadas para o cadastro são bastante simples? R.A., RG, CPF, endereço, informações profissionais e pessoais.

A seleção dos jovens é feita pelo próprio site, sendo selecionados os jovens inscritos, tendo como critério de prioridade primeiramente a menor idade e depois a menor renda familiar per capita, conforme informações do próprio site.

Ainda de acordo com o site, na seção de perguntas, quanto a jornada de trabalho do aprendiz a mesma será de 8 horas diárias, de segunda a sexta-feira, divididas entre teoria e prática da seguinte forma: 4 horas na entidade formadora (Etecs do Centro Paula Souza) para carga horária teórica e 4 horas na empresa para desenvolvimento da carga horária prática. A carga horária de 8 horas só acontecerá no período de recesso escolar.

Assim, o Programa Aprendiz Paulista vem atender ao anseios dos jovens que estão se preparando para ingressar no mercado de trabalho e encontra nesse programa um facilitador para isso. Por outro lado, o programa aprendiz paulista possibilita ao empregador recrutar profissionais para preencher seu quadro funcional e com pessoas qualificadas.

Por Thiago José Fernandes




CONTINUE NAVEGANDO: