Dicas de como saber se o cliente está satisfeito ou não

  

Todo mundo é cliente de alguma forma. Todos passam por esse lado de precisar de algum serviço ou de algum produto de uma empresa ou de uma loja. O problema é que cada um de nós tem uma opinião diferente a respeito da eficácia dos atendimentos e da política de qualidade de cada empresa, e é isso que acaba constrangendo cada consumidor ou cliente.

Todos os dias as empresas estão se preocupando em oferecer os melhores resultados e os melhores produtos e atendimento em prol da satisfação de seus clientes. Mas, mesmo assim não dá para agradar a todos. Porém, se analisarmos o perfil de cada cliente saberemos se ele está satisfeito ou não. Para isso, é necessário se atentar aos seguintes detalhes:

1. Expressões faciais:

As expressões faciais são inevitáveis em nosso comportamento, pois fazem parte da forma de nos expressarmos. É difícil algumas pessoas esconderem expressões faciais, ainda mais quando seus sentimentos estão à flor da pele. Por isso, observe o sorriso, o franzimento da testa, os olhos (principalmente), o tom da voz e a forma de falar. Quando estamos satisfeitos com algo, geralmente emitimos sorrisos e olhamos nos olhos. Um sinal de reprovação seria, por exemplo, um rosto mais sério, sem nenhum sorriso e o olhar em outra direção (normalmente evitamos olhar nos olhos quando não estamos satisfeitos).




2. Palavras:

Algumas pessoas sabem se expressar melhor através de palavras, no entanto, fica fácil saber se elas estão satisfeitas ou não, pois normalmente elas emitirão sinais de agradecimento, alegria e amizade, com palavras tipo "Muito obrigado" ou "Tenha um bom dia de trabalho" para o funcionário que está atendendo. Nessa hora, essas palavras podem até vir acompanhadas de um sorriso ou de um aperto de mão. Algumas pessoas ainda pedirão mais informações do produto ou serviço que está se prestando, caso isso aconteça, elas também podem estar satisfeitas ou interessadas em voltar mais vezes naquele estabelecimento.

Por Daniela Almeida da Silva

Nossos Cursos - Loja Online



Cursos de aprimoramento profissional Trabalhou.com.br. Visite nossa loja.



Post Comment