Dicas de como superar a timidez no trabalho



Timidez não é uma característica negativa, apenas precisa ser trabalhada para que não traga problemas à carreira profissional.

Em um mercado competitivo onde poucos se destacam ao mostrar sua  habilidades e  determinação no trabalho, encontramos  vários perfis de pessoas. Pessoas habilidosas, desinibidas, ágeis, prestativas e também as tímidas.

Os sintomas são acompanhados por mãos geladas, tremores, frio na  barriga, gagueira e até mesmo aquele branco na memória. Esses são os sintomas  da timidez que  se  manifestam em algumas ocasiões.



Pessoas tímidas podem sofrer muito em seus ambientes de  trabalho, pois  ficam constrangidas facilmente, estão sempre quietas querendo não ser notadas e, muitas vezes, não se relacionam muito bem com as outras pessoas.

Não se trata de  uma característica negativa de uma pessoa, a não ser quando  se trata de  uma  insegurança profissional, fazendo com que isso atrapalhe a sua  vida dentro e fora do emprego.

De acordo com psicólogos, a timidez tem como característica a insegurança e a  falta de  habilidade  de  se relacionar com as pessoas.



Pois uma pessoa  tímida tem de ficar mais  reservada nas  suas  opiniões e em seus afazeres. Mas também em alguns pontos essa pessoa pode se destacar por ser mais observadora  e entender com mais eficácia o ambiente de trabalho.

Os psicólogos dão algumas dicas para que os tímidos possam superar esse problema.

Quebrar a  rotina é uma delas. Trocar  o lugar  de almoço ao invés de  almoçar  sempre no mesmo lugar é um bom começo.

Cultivar relacionamentos e fazer novas  amizades, participar mais dos eventos realizados pela empresa ou pelos colegas de  trabalho, fará com que se relacione melhor.

Manter a  calma diante de uma  conversa com seu superior no emprego, e  ser  mais autoconfiante nas  suas  funções poderá ajudar no ambiente de trabalho.

Caso isso não seja o suficiente, a  procura por um profissional como um psicólogo poderá ajudar muito, até mesmo um curso de  oratória fará com que se  sinta  melhor em meio às pessoas tanto no  convívio social como no profissional.

Por André Escobar

Nossos Cursos - Loja Trabalhou


Cursos de Aprimoramento Profissional. Visite nossa loja.




Post Comment