Casais que trabalham juntos têm menos desgaste emocional



Pesquisa revelou que casais que trabalham juntos têm menos desgaste emocional por saberem lidar melhor com a angústia e com a carga horária do companheiro, apresentando maior rendimento.

Há algum tempo, ver casais trabalhando na mesma empresa não era visto com bons olhos no mundo corporativo, muitos não eram admitidos ou até demitidos caso assumissem um relacionamento dentro da empresa.

Esse tipo pensamento vem da ideia de que o rendimento dos funcionários poderia cair caso uma relação acontecesse, devido a distrações e possíveis desgastes emocionais. Mas estudos recentes realizados pelo ISMA-BR (International Stress Management do Brasil) revelam que 80% dos casais entrevistados têm menos desgaste emocional, isso porque os casais conseguem lidar melhor com a angústia e com a carga horária do companheiro, além de muitas vezes, apresentarem rendimento maior.



Muitos dos casais entrevistados dizem que não conseguem separar o trabalho da vida individual e que acabam levando problemas do trabalho para a casa. Mas isso não é necessariamente ruim, quando um casal é dono de um negócio, por exemplo, podem discutir os problemas em casa, mas podem sair juntos e ir ao cinema em horário comercial.  Mesmo assim, a disciplina é necessária para o trabalho não se sobrepor a vida pessoal e chegar a afetá-la, quando a vida profissional chega nesse estágio, é preciso repensá-la.

O casal deve saber manter a postura no ambiente profissional, não utilizar nomes, apelidos e tratamentos carinhosos, segundo a consultora organizacional Lara Castro é essencial. Lara ainda diz que o casal deve saber se sociabilizar com outros colegas e não se fechar.

Não é possível dizer se é recomendável ou não para um casal trabalhar junto, segundo a psicóloga Maria Clara Jost, cada relacionamento funciona de um modo diferente, que pode apresentar pontos negativos ou positivos se trabalharem em conjunto.



Uma vez que um casal trabalha junto, ele pode encontrar facilidade em fazer suas contas do mês e em administrar sua casa e família. Existem pontos positivos e negativos, para alguns, seria inviável trabalhar com o parceiro, para outros é a melhor coisa do mundo.

Por Tom Vitor de Freitas

Nossos Cursos - Loja Trabalhou


Cursos de Aprimoramento Profissional. Visite nossa loja.




Post Comment