Saiba as perguntas que devem ser evitadas na entrevista



  

O entrevistado pode e deve fazer algumas pergunta ao entrevistador, mas deve ter cuidado e saber exatamente o que quer perguntar.

Todo entrevistado para uma vaga de emprego pode e deve fazer perguntas, afinal é mais do que comum que ele queira conhecer melhor a empresa onde pretende trabalhar e também saber mais detalhes sobre a vaga oferecida e até esclarecer algum ponto que não tenha ficado bem explicado pelo entrevistador, mas é preciso muito cuidado nesta hora, pois algumas perguntas devem ser evitadas no momento da entrevista de emprego.

Alguns candidatos querem demonstrar interesse pela vaga e acabam exagerando e isso é extremamente prejudicial à sua candidatura à vaga. Há perguntas que jamais devem ser feitas, ou então, poderão até ser feitas, mas em outra oportunidade, por exemplo, querer saber o que a empresa faz. Esta é uma pergunta que deixa claro para o entrevistador que o entrevistado não sabe absolutamente nada sobre a empresa, na qual deseja trabalhar.

Outra pergunta que deve ser evitada na entrevista é "Você não viu no meu currículo?". O candidato costuma fazer esta pergunta quando é questionado sobre algo que já está no seu currículo, acontece que muitos entrevistadores gostam de perguntar novamente, ou de uma forma diferente, para testar o candidato. Mesmo já tendo lido seu currículo, o entrevistador poderá lhe fazer perguntas sobre temas já abordados por você no currículo e se isso acontecer, responda apenas o que lhe foi perguntado.




Não pergunte quando será promovido durante a entrevista de emprego. Neste momento você está sendo avaliado para saber se será ou não indicado à vaga em aberto. Somente quando você já tiver sido efetivado e depois de um determinado tempo demonstrando seu trabalho, seu potencial, é que poderá pensar em tratar com a empresa a questão da promoção.

Cuidado ao perguntar sobre horário. Tudo bem que você tem outros compromissos fora da empresa, mas é bom dar prioridade para o horário do trabalho, porque há muitos outros candidatos, além de você, àquela vaga e eles estarão se apresentando totalmente disponíveis para a empresa, inclusive quanto ao horário. É normal você querer saber o horário de trabalho, mas se estiver precisando muito do emprego e o horário não for muito bom para você, melhor tentar negociar esta questão depois que já estiver trabalhando e já tiver demonstrado ser um bom funcionário.

E cuidado redobrado na hora de perguntar sobre o salário. O ideal é até mesmo não fazer pergunta sobre sua remuneração, durante a entrevista de emprego, mas se o anúncio não informava o salário para a vaga em questão e o entrevistador também não tocar no assunto, seja o mais natural possível em perguntar sobre o valor do salário.

Por Russel

Nossos Cursos - Loja Online



Cursos de aprimoramento profissional Trabalhou.com.br. Visite nossa loja.



Post Comment